Conecte-se agora

Evasão escolar tem aumento nos anos finais do Ensino Fundamental e pico na entrada do Ensino Médio

Publicado

em

Bahia lidera o ranking de jovens que não concluíram o Ensino Médio

Um dos maiores problemas educacionais é a evasão escolar, que ocorre por vários fatores como gravidez na adolescência, necessidade de trabalhar, dificuldades logísticas, desinteresse e falta de expectativa com o futuro, segundo apurou a equipe de Pesquisa e Avaliação da Fundação Roberto Marinho. Nesse cenário, os jovens iniciando o ensino médio são os que mais abandonam as escolas. 

“Quando olhamos a taxa de evasão ao longo das etapas de ensino, claramente observamos um aumento nos anos finais do Ensino Fundamental com um pico na entrada do Ensino Médio”, destaca Katcha Poloponsky, especialista da Assessoria de Pesquisa e Avaliação da Fundação Roberto Marinho.

Jovens de 15 a 17 anos fora da escola, sem ter concluído a Educação Básica, são cerca de 680 mil, o que representa 7,1% desta faixa etária, de acordo com a Pnad Contínua 2019.

Na faixa etária de 19 anos, quando os jovens pobres sofrem mais pressão para trabalhar, a Bahia lidera o ranking de jovens que não concluíram o Ensino Médio, com 57,1%. 

Norte e Nordeste do país são os estados mais afetados pela evasão nessa faixa etária. O melhor resultado é do estado de São Paulo, com 21,7% de jovens de 19 anos sem concluir o Ensino Médio. A média brasileira é de 36,5%.

Motivos

A Plataforma Juventude, Educação e Trabalho elencou os três principais motivos que fazem os jovens de 14 a 29 anos abandonarem as escolas ou não concluírem o Ensino Médio. Conforme a lista, estão:

– trabalho: 39,1% dos jovens brasileiros abandonam a escola para trabalhar, seja por pressão dos pais ou iniciativa própria para ajudar a família. No atual contexto da pandemia, três em cada dez jovens ouvidos pela pesquisa Juventudes e Pandemia do Coronavírus disseram que pensaram em não voltar às aulas ao final do isolamento social.

– falta de interesse: 29,2% dos jovens entre 14 e 29 anos revelaram não ter interesse em estudar. No entanto, para Mariana Polidorio, gerente de Relações Públicas do Instituto Sonho Grande, a falta de interesse não é sinônimo de não querer estudar ou preguiça. “Que tipo de escola a gente está oferecendo para esses jovens? Como são as escolas de Ensino Médio e que tipo de ensino a gente está ofertando para eles? Um dos elementos para o abandono no Ensino Médio é a falta de clareza de para que aquilo está servindo para esse jovem”, questiona.  

Para o professor de sociologia Rafael Santana, da rede estadual do Rio de Janeiro, o desinteresse reflete a importância dada pela sociedade à educação. Na opinião do docente, “os jovens não são diferentes dos adultos, eles aprendem a valorizar aquilo que veem sendo valorizado e a escola não é valorizada em si mesma por grande parte da sociedade”.

– gravidez: 9,9% dos jovens de 14 a 29 anos deixaram de ir à escola por motivo de gravidez. Contudo, a gestação é vista nesse contexto como um evento não planejado ou fruto de uma violência e da ausência da educação sexual, conforme pontua a professora e ativista do Movimento Caos.A, Viviana Santiago. 

Outro ponto de ressalva é que no recorte de gênero não há percentual de jovens do sexo masculino que deixam de estudar devido à gravidez da parceira.

Medidas de combate

Para evitar o abandono escolar, instituições, educadores, sociedade e iniciativas privadas se mobilizam para traçar estratégias.

Exemplo é o Instituto Sonho Grande, organização sem fins lucrativos que trabalha em colaboração com estados e terceiro setor para a melhoria da qualidade do ensino das redes públicas.

Em 2020, o grupo tomou a iniciativa de enviar frases de texto com motivações para mais de 15 mil estudantes de Goiás, para evitar a evasão escolar durante a pandemia. A intervenção teve um impacto de 43,7% na redução do abandono.

Já em São Paulo, a atibaiana Silvana Cotrim usa sua experiência como profissional de Recursos Humanos para ir nas escolas do município falar sobre a importância da educação. Durante a pandemia, a estratégia migrou para as redes sociais do Coletivo Negra Visão, para continuar incentivando os estudos mesmo sem o contato de antes e, também, para alcançar mais pessoas.

Há ainda, as bolsas de estudo disponibilizadas por programas privados de inclusão educacional em parcerias com instituições de ensino em todo o país, que oferecem descontos nas mensalidades para educação básica, ensino superior, cursos técnicos e idiomas, por exemplo.

*Com informações da Fundação Futura

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Acre 01

Mototaxista é encontrado morto com corte no pescoço em chácara de Rio Branco

Publicado

em

O mototaxista Mário Sérgio Moreira dos Santos, de 57 anos, foi encontrado morto, amarrado e com um corte profundo no pescoço na manhã deste sábado, 27 anos, dentro de uma residência localizada em uma chácara no ramal da Galiléia, na região do bairro Santa Maria, no 2° distrito de Rio Branco.

Segundo informações da Polícia, Mário Sérgio foi até a chácara pelo turno da noite de sexta-feira, 26, para pegar uma roçadeira e no local acontecia uma festa e o suposto autor do crime identificado como Felipe, o chamou para entrar na casa até a cozinha e em seguida, rendeu, amarrou os braços e as pernas do mototaxista e em posse de uma faca desferiu um golpe nas costas e tentou decapitar a vítima com um corte profundo no pescoço. Após a ação o criminoso, Felipe fugiu do local na moto de Mário Sérgio e a abandonou no ramal do Pastor, na região da Vila Acre.

Pela manhã o corpo do Mototaxista foi encontrado na residência pelo caseiro, que informou a Polícia que Felipe morava na chácara que pertence ao seu pai, há aproximadamente 15 dias, após ser expulso do ramal do Canil, na Vila Acre.

A ambulância do suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada e o Médico atestou a morte do Mototaxista.

A área foi isolada pela Polícia Militar para os trabalhos do Perito em criminalística. Após a perícia, o corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os exames cadavéricos. O caso segue sob investigação dos Agentes de Polícia Civil da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Continuar lendo

Cotidiano

Bares e clubes vão receber as torcidas de Flamengo e Palmeiras na grande final

Publicado

em

O Brasil vai parar na frente da televisão na tarde deste sábado, 27, para acompanhar a tão esperada final da Libertadores entre Flamengo e Palmeiras.

As torcidas estão se preparando para o grande momento. Há opções para quem gosta de sofrer no conforto do seu lar, até para quem prefere torcer e vibrar junto com outros torcedores.

A maioria dos bares e restaurantes da capital acreana vai disponibilizar a transmissão da partida. Em alguns locais, telões já estão prontos para transmitir as emoções da final.

A torcida do Palmeiras de forma numerosa em dois locais. Um deles é Assemurb, onde o torcedor já foi providenciado um telão. O outro local é na Asderacre em evento realizado pela TOPAC (Torcida do Palmeiras no Acre).

Já a torcida do Flamengo vai ter como principal destino, o Espaço A, localizado no Parque das Palmeiras, onde o torcedor que comprar um ingresso vai ter, além da exibição da partida, apresentação de pagode e DJs.

O Via Verde Shopping que no ano de 2019, montou uma estrutura e ficou com a praça de alimentação completamente lotada de torcedores para assistir o inesquecível título do Flamengo contra o River Plate da Argentina não vai montar estrutura este ano. A justifica é ainda a pandemia da Covid-19.

A decisão da Libertadores entre Flamengo e Palmeiras acontece às 15 horas, horário do Acre.

Continuar lendo

Acre

Emurb enfrenta protesto por atraso em pagamentos de caçambeiros

Publicado

em

Por falta de pagamento, caçambeiros que prestam serviços para a Emurb realizaram um protesto na Usina de Asfalto do órgão na manhã deste sábado, 27.

De acordo com um dos profissionais que preferiu não se identificar, há reclamação por conta de readequação do preço dos combustíveis que não teria sido cumprido pelo órfão municipal, além do atraso no pagamento.

“Pagamento do mês passado tá atrasado e eles não cumpriram com o trato sobre o aumento do combustível”, declara.

Os caçambeiros trabalharam na pavimentação do Ramal das Cinco Mil localizada na estrada para Porto Acre.

Continuar lendo

Cotidiano

Torcida acreana organiza festa para ver Flamengo e Palmeiras na final da Libertadores

Publicado

em

Torcedores acreanos estão organizados para assistir a final da Copa Libertadores da América na tarde deste sábado (27). Os flamenguistas estarão no Espaço A e os palmeirenses na Assemurb, em Rio Branco. O jogo começa às 15 horas, em horário local.

A partida carrega uma rivalidade que já vem se arrastando por pelo menos cinco anos. Os rubro-negros buscam o tricampeonato da Libertadores. O último título ocorreu em 2019. Já os alviverdes são os atuais campeões da Libertadores e do Brasileirão.

A torcida ressalta que nos últimos anos ambos os times vêm disputando os principais títulos e, por isso, se organizam para assistir a disputa. O Palmeiras busca o tricampeonato em cima do Flamengo na decisão em jogo único da competição sul-americana, que vai ocorrer em Montevidéu, no Uruguai.

Os flamenguistas levarão atrações musicais para o local de eventos, e os palmeirenses fizeram parcerias com sindicatos e estarão arrecadando alimentos e valor simbólico para pagar a estrutura do evento.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas