Categories: Destaque 3 Notícias Vídeos

Quase 200 alunos de medicina continuam na linha de frente sem vacina contra a Covid-19

Por
Lucas Vitor

Estudantes de medicina cobram a aplicação das doses de vacina contra a Covid-19 e alertam que podem tornarem-se vetores de contaminação, em razão de estarem nas unidades de saúde em atendimento direto aos pacientes, sem a imunização assegurada pelo Ministério da Saúde (MS).


Apesar de autorizados pelo Ministério da Saúde (MS), até o momento estudantes do curso de medicina da Universidade Federal do Acre e da Uninorte não foram contemplados com a dose do imunizante.


Segundo informações repassadas ao ac24horas pelos representantes das turmas XVI e XVII da Universidade Federal do Acre (Ufac), são 62 internos/estudantes que estão atuando na linha de combate à pandemia em Rio Branco (AC) e outros 101 pela Uninorte. Destes,  26 estão concluindo o curso no meio deste ano.  No total, são 163 alunos trabalhando na linha de frente.


Muitos deles atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência, Hospital das Clínicas, Maternidade, Policlínica do Tucumã, Unidade de Pronto Atendimento da Sobral, Pronto Socorro e Unidades de Saúde da Família (USFs), sem vacinação garantida.


“A turma XVI está desde 1º de outubro e a XVII está desde o dia 28 de dezembro nas unidades desempenhando papel fundamental no combate à pandemia.  Entendemos a gravidade da situação que acomete não só o Estado do Acre, mas todo o Brasil nesse momento, porém estamos nos campos de prática e além de nos colocarmos em risco, nos tornamos vetores de contágio em razão de não estarmos vacinados”, afirmou uma representante da XVI da Ufac, que não quis se identificar por medo de represálias.


Em um vídeo divulgado nas redes sociais, alunos de medicina da Uninorte reivindicaram a vacinação contra à Covid-19 e relembraram que a descrição do Programa Nacional de Vacinação, inclui a vacinação de todos os acadêmicos de medicina em estágio curricular obrigatório.


“Os estagiários que estão terminando seus cursos estão no PNI, mas foram retirados pelo Estado do Plano de Vacinação. Os internos estão prestando atendimento e ajudando a combater a Covid-19. Retirar esse direito é condenar a todos. Em outros estados, todos já receberam a vacina”, reclamam.



Share
Por
Lucas Vitor

Últimas Notícias

  • Região Norte
  • Tocantins

Sobe para dez o número de mortos após o desabamento da ponte entre TO e MA

O corpo da décima vítima do desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira foi encontrado…

27/12/2024
  • Nacional

Lula sanciona com dois vetos projeto de lei de pacote fiscal sobre BPC

O governo federal publicou nesta sexta-feira (28) em edição extra do Diário Oficial da União…

27/12/2024
  • Nacional

Sem atas, Câmara repete argumento de que agiu dentro da legalidade

Em petição encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF) na noite desta sexta-feira (27), a Câmara…

27/12/2024
  • Nacional

Vini Jr é eleito o melhor jogador do mundo pela Globe Soccer Awards

O atacante brasileiro Vinicius Júnior voltou a se eleito o melhor jogador do mundo nesta…

27/12/2024
  • Nacional

CNM aponta falta de vacinas de catapora e covid; governo nega carência

Uma pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM), divulgada nesta sexta-feira (27), aponta a carência…

27/12/2024
  • Acre

Em Plácido de Castro, governo entrega obra de pavimentação da AC-40

A melhoria da infraestrutura em todo o estado do Acre, faz parte da política da…

27/12/2024