Menu

Pesquisar
Close this search box.

Um exemplo para a política

Plenário do Senado Federal durante sessão solene do Congresso Nacional destinada à entrega do Diploma Bertha Lutz em sua 18ª premiação.Em destaque, agraciada primeira governadora de estado (Acre), Iolanda Ferreira Lima.Foto: Jane de Araújo/Agência Senado

POLÍTICO, na atualidade, virou sinônimo de descrédito, de bandalheira, e em todas as pesquisas de opinião pública, o parlamento sempre aparece na rabeira da lista como um dos setores menos confiáveis. Faço o preâmbulo, para comentar que, também existem figuras que passaram por prefeituras, governos, casas legislativas, e que são um bom exemplo para as novas gerações. 


É o caso da ex-governadora Iolanda Lima, de origem humilde, saída das barrancas de Manuel Urbano, que foi vereadora, deputada estadual, prefeita de Rio Branco em exercício, e por fim, governadora do estado. Ao longo da sua trajetória não se conhece dela um deslize, algo que possa ser apontado como uma transgressão à legalidade. Instalou a primeira Delegacia da Mulher, construiu o Teatrão, e defendeu sempre as correntes menos favorecidas durante a sua gestão. 


Iolanda quebrou um ciclo na política acreana de que a mulher não podia ascender ao comando do Executivo. Foi uma guerra contra o machismo para ser guindada à vice-governadora, na chapa do então candidato ao governo Nabor Júnior. Sua história sempre foi de oposição à ARENA, integrou o PTB, e depois militou no MDB, junto com o deputado Geraldo Fleming (MDB), com quem foi casada. 


Iolanda Lima não deixou só o exemplo de uma gestora honrada, mas também a bandeira de que não há fronteiras para as mulheres. Iolanda, foi a primeira mulher a acabar com o “Clube do Bolinha” na política estadual, onde só os homens tinham o direito de comandar o Acre. Entrou limpa e saiu limpa do governo. Merece ser lembrada.


MALUCOS E MALUCAS DO NEGACIONISMO


O ACRE registrou ontem 10 mortes por Covid e mais de 600 novos casos de contaminações. E 933 exames aguardando análise para confirmação do vírus. E, malucos e malucas negacionistas da ciência ainda defendem a abertura total do comércio. Isso sim, é uma insanidade!


ARGUMENTOS TOSCOS


OS ARGUMENTOS dos negacionistas são os mais toscos, é de que um hotel fechou, comércios fecharam, houve demissões, mas não falam na preservação de vidas. A economia se recupera, vidas perdidas, estas, jamais!


PANO PARA AS MANGAS


BASTA observar que, os que mais defendem a abertura geral do comércio numa pandemia crescente, são os que pode contratar um jatinho com UTI a 150 mil reais o frete, e irem se tratar em São Paulo, se pegarem o Covid.


É PRECISO SABEDORIA


O GOVERNADOR Gladson Cameli, que até aqui se mostrou um gigante no combate ao Covid, atue com sabedoria ante às pressões para liberar tudo, como se nada estivesse acontecendo. Pode perder todo o capital que acumulou na pandemia, se Rio Branco virar Manaus.


NÃO ESTAMOS NUMA DITADURA


É FALSA como uma nota de 300 reais, a ameaça do presidente Bolsonaro de que não repassará o auxílio emergencial aos estados que adotarem o fechamento de comércios. Não tem este poder, somos uma federação, e não estamos numa ditadura. Arroubo negacionista.


NÃO ENTRO NA MANADA


NO SEGUNDO TURNO, para não votar no PT, votei no Bolsonaro, não escondo. Mas não é por isso que vou lhe seguir nesta sua escalada negacionista da ciência, contra a vacina, contra usar máscaras, como uma manada que segue o boi sinaleiro. São duas situações bem distintas.


PREVALECEU O BOM SENSO


A ENXURRADA de críticas contra a bagunça que foi o primeiro dia de vacinação, tocou no bom senso do secretário de Saúde, Frank Lima, a vacinação de ontem, com a instalação de novos postos, fluiu sem problemas.


ASSIM QUE SE CONSERTA


NENHUM GESTOR tem que ficar bicudo com críticas da imprensa, porque quando são construtivas, colaboram para consertar o erro. Não existe democracia sem crítica.


QUANDO SE PENSA ESTAR TUDO BEM…….


E, QUANDO SE PENSA que, os ventos amainaram pelos lados da PMRB, numa entrevista ao jornalista Itaan Arruda, na TV-GAZETA, o prefeito Tião Bocalom desancou críticas injustas aos agentes comunitários de saúde, e ganhou de mimo uma Nota de Repúdio da categoria.


DEVERIA REMANEJAR


CASO NÃO HAJA o comparecimento esperado amanhã nos postos de vacinação da PMRB, a lógica coerente é que, baixe o teto para outra faixa etária. E, ande a fila.


NÃO ESTÁ PARADO


O PT não está parado, as suas lideranças, sob o comando do ex-governador Jorge Viana, se articulam em conversas nos bastidores, visando a eleição majoritária de 2022.


NÃO REPETIR A ARROGÂNCIA


NÃO QUEREM repetir a arrogância da última eleição estadual, quando montaram uma chapa incompleta para deputado federal, e não elegeram ninguém do partido.


ATO DE AMOR


O PREFEITO Bocalom, antes do mandato, sempre se dedicou a cuidar da mulher, que tem uma doença degenerativa, e vive numa UTI fora do estado. Continuar as visitas é humanitário, e um ato de amor. Não crítico.


CENTRADAS SEMPRE NA GESTÃO


AS CRÍTICAS que venha a fazer serão sempre centradas na gestão e não na figura do gestor; e de apontar erros não abro mão, porque é um ato inerente à minha profissão.


CAIU NA REAL


O SENADOR Márcio Bittar (MDB) caiu na real ao retirar da PEC Emergencial, o fim do teto de gastos com a Saúde e a Educação, já que era um absurdo, um crime, acabar com estas garantias.


NEM AO CÉU E NEM À TERRA


A PANDEMIA do Covid-19 foi uma tacada nos neurônios dos que defendem um estado mínimo, não fosse o SUS, e o auxílio estatal, o Brasil teria virado uma grande cova.


CHAPAS VÃO DEFINIR


A FORMAÇÃO das chapas para o governo na eleição do próximo ano é que vão definir quais serão os candidatos. Antes de se conhecer o cenário fica difícil traçar um panorama de candidaturas.


SEM CALENDÁRIO


NÃO existe calendário da próxima etapa da vacinação, até aqui garantida a quem tem de 74 anos em diante. Tudo depende do envio pelo governo federal, que tem sido um exemplo de falta de planejamento na imunização.


DOIS NOMES INTERESSANTES


DOIS NOMES que deveriam ser candidatos a um cargo eletivo no próximo ano, o da ex-prefeita Socorro Neri (PSB) e o do ex-candidato a prefeito Minoru Kinpara (PSDB). A política precisa de figuras com boa qualificação.


CHAPAS ATRATIVAS


PSL E PSD terão chapas atrativas para deputado estadual na eleição do próximo ano, porque não aceitarão candidatos que tenham mandato. Iguala as chances.


NÃO CONVERSA


O VICE-GOVERNADOR Major Rocha diz que não conversa sobre política ou composições este ano. Antes quer trabalhar para tornar as chapas do PSL competitivas.


FRASE MARCANTE


“Dizem eu o tempo muda as coisas, mas é você que deve mudá-las”. Andy Warhol.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.