Neste domingo, 28, três aviões regulados pela secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), fizeram o transporte de pacientes com Covid-19 dos Hospitais de Tarauacá e Feijó para o Hospital de Campanha de Cruzeiro do Sul. Os doentes estão na enfermaria da unidade hospitalar.
Antes da remoção, a diretora do Hospital Sansão Gomes de Tarauacá, Laura Pontes, havia expressado em bota e ao Blog do Accioli, a preocupação com a possível falta de oxigênio na unidade hospitalar devido o aumento da demanda e afirmou que os pacientes considerados mais graves teriam que ser removidos para Cruzeiro do Sul.
“Temos oxigênio, porém, a entrada de pacientes tá enorme e não dá para manter o tratamento em Tarauacá. A orientação sempre foi regular paciente que não evolui e necessita de oxigênio para melhorar a saturação”, explicou a diretora.
Ela alertou para o crescimento do número de casos de Covid-19 no município e para o desgaste dos profissionais da saúde.
“Só para se ter uma noção, ontem pela internamos 8 pacientes entre crianças, adultos, idosos e o numero chegou a 15 e só temos 13 leitos. Além disso há um grande desgaste dos nossos profissionais de saúde tendo que dar atenção aos pacientes durante as 24 horas. A ideia é que se tome uma atitude perante a população para que evitem aglomerações e que não tenhamos um colapso total aqui em Tarauacá”, concluiu.
Passando para informar que temos um volume enorme de pacientes no hospital internados (dengue e outras enfermidades) e Ala covid-19 lotada100% ,com pacientes em situação graves a moderados. Significa que a população deve se cuidar. Uso contínuo de máscaras, álcool e evitar aglomerações. Procurar o hospital em casos de gravidades de sintomas da covid (falta de ar, alteração da pressão arterial, febre, dor de cabeça intensa) e situações de emergência(aquilo que não pode esperar e corre risco de vida) para outros casos, não temos profissionais suficiente para atender demandas não urgentes devido a superlotação. Procure o posto de saúde do município para a confirmação da doença e atendimento.
O Sindicato dos Médicos chegou a anunciar a falta total de oxigênio no Hospital Sansão Gomes, o que levou a Sesacre a publicar nova nota da diretora da unidade, negando a falta do produto.
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), esclarece que é inverídica a informação de que falta oxigênio no Hospital Dr. Sansão Gomes, em Tarauacá.
Em nenhum momento a direção do hospital foi procurada pelo Sindicato dos Médicos do Acre, que divulgou a informação sem confirmação.
De fato, a unidade não possui usina de oxigênio, mas recebe carga suficiente a cada semana, conforme cronograma de distribuição da Sesacre para os municípios.
Nos últimos 4 dias, Tarauacá recebeu um volume significativo de pacientes com Covid-19, os quais ocuparam 100% de dos leitos hospitalares e passaram a fazer uso do oxigênio em alta escala.
O hospital de Tarauacá possui controle de uso de oxigênio, sendo possível estimar a quantidade necessária para realização de pedido antecipado à Sesacre, sem qualquer prejuízo no atendimento.
Reforçamos, portanto, que a unidade não deixou de ter oxigênio para ofertar aos pacientes. A Sesacre prontamente atendeu todos os pedidos e abasteceu o hospital duas vezes, somente nesta semana.
Laura Pontes
Gerente-geral do Hospital
O Excelentíssimo Sr. Dr. Juiz de Direito da 1ª Vara Cível de Cruzeiro do Sul,…
Dando continuidade às entregas das cestas básicas, nessa segunda-feira 25, foi a vez dos moradores…
O estádio Arena da Floresta recebe nesta terça-feira, 26, mais uma edição do futebol solidário…
Após a aplicação das provas teóricas da primeira edição do Exame Nacional de Desempenho dos…
Sete dias após exposição do caso de agressão e ameaças de morte, a modelo Guilheny…
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), oficializou nesta terça-feira, 26, dois decretos que…