Menu

Pesquisar
Close this search box.

Rio Acre continua subindo e rios do interior apresentam vazante

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Foto: Sérgio Vale/ac24horas.com


Mais de 100 mil pessoas atingidas pelas cheias dos rios em 10 municípios acreanos recebem boa notícia. O nível dos rios em quase todos os municípios apresentou vazante nesta quinta-feira, 25. A exceção é Rio Branco, onde o Rio Acre volta a se aproximar dos 15 metros.

Anúncio


Em Sena Madureira, por exemplo, ruas inundadas voltaram a ter circulação após a baixa do Rio Iaco. A seguir, um panorama dos municípios com dados divulgados pelo Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e prefeituras.
Rio Branco


O nível do Rio Acre voltou a subir nas últimas 24 horas. A medição desta quinta-feira, 25, aponta 14,99 metros, confirmando o retorno da cheia prevista pela Defesa Civil. Na capital acreana são 2.740 famílias atingidas, o que corresponde a 13.700 pessoas. Cerca de 75 famílias estão abrigadas em abrigos públicos, como escolas e o Parque de Exposições.


Cruzeiro do Sul

O nível do Rio Juruá também baixou nesta quinta, chegando a 13,78 metros e ficando a apenas 78 centímetros acima da cota de transbordamento. O segundo maior município do Acre enfrenta a pior alagação de sua história. São mais de 30 mil pessoas atingidas, sendo que 259 famílias estão desabrigadas e quase 4 mil desalojadas.


Tarauacá

O Rio Tarauacá amanheceu 5 centímetros abaixo da cota de transbordamento que é de 9,50 metros. Ele também apresenta sinal de vazante. As águas do rio chegaram a atingir 80% da cidade de Tarauacá e cerca de 28 mil pessoas foram atingidas.


Feijó

O Rio Envira em Feijó ainda continua elevado, apesar de também apresentar vazante. Nesta quinta, mede 13,66 metros, o que representa 1,66 metro acima da cota de transbordamento. A estimativa é que 3,2 mil pessoas estejam atingidas. Cerca de 90 famílias estão desabrigadas.


Sena Madureira

A população começou a respirar mais aliviada em Sena Madureira, na esperança de que o Rio Iaco continue apresentando vazante como nas últimas horas. O nível nesta quinta-feira é de 17,36 metros, mais de 2 metros acima da cota de transbordamento que é de 15,20m. Sena enfrenta a segunda pior enchente que se tem notícia no município e quase 28 mil pessoas foram atingidas.


Santa Rosa do Purus

Em Santa Rosa, o Rio Purus está com 8,37 metros, abaixo da cota de transbordamento que é de 9 metros. Quase 2 mil pessoas foram atingidas pela cheia.


Jordão

O Rio Tarauacá está abaixo da cota de alerta, apesar de não ter tido medição nesta quinta. A cheia chegou a desabrigar 11 famílias no município.


Porto Walter

O nível do Rio Juruá também está abaixo da cota de alerta que é de 9,70 metros. A medição desta quinta revela que o volume de água é de 8,11 metros. A estimativa é que 4 mil pessoas tenham sido atingidas pela enchente.
Mâncio Lima e Rodrigues Alves não tiveram medição nesta manhã.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido