Menu

Rio Acre continua subindo e rios do interior apresentam vazante

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Foto: Sérgio Vale/ac24horas.com

Mais de 100 mil pessoas atingidas pelas cheias dos rios em 10 municípios acreanos recebem boa notícia. O nível dos rios em quase todos os municípios apresentou vazante nesta quinta-feira, 25. A exceção é Rio Branco, onde o Rio Acre volta a se aproximar dos 15 metros.

Anúncio

Em Sena Madureira, por exemplo, ruas inundadas voltaram a ter circulação após a baixa do Rio Iaco. A seguir, um panorama dos municípios com dados divulgados pelo Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e prefeituras.
Rio Branco

O nível do Rio Acre voltou a subir nas últimas 24 horas. A medição desta quinta-feira, 25, aponta 14,99 metros, confirmando o retorno da cheia prevista pela Defesa Civil. Na capital acreana são 2.740 famílias atingidas, o que corresponde a 13.700 pessoas. Cerca de 75 famílias estão abrigadas em abrigos públicos, como escolas e o Parque de Exposições.

Cruzeiro do Sul

O nível do Rio Juruá também baixou nesta quinta, chegando a 13,78 metros e ficando a apenas 78 centímetros acima da cota de transbordamento. O segundo maior município do Acre enfrenta a pior alagação de sua história. São mais de 30 mil pessoas atingidas, sendo que 259 famílias estão desabrigadas e quase 4 mil desalojadas.

Tarauacá

O Rio Tarauacá amanheceu 5 centímetros abaixo da cota de transbordamento que é de 9,50 metros. Ele também apresenta sinal de vazante. As águas do rio chegaram a atingir 80% da cidade de Tarauacá e cerca de 28 mil pessoas foram atingidas.

Feijó

O Rio Envira em Feijó ainda continua elevado, apesar de também apresentar vazante. Nesta quinta, mede 13,66 metros, o que representa 1,66 metro acima da cota de transbordamento. A estimativa é que 3,2 mil pessoas estejam atingidas. Cerca de 90 famílias estão desabrigadas.

Sena Madureira

A população começou a respirar mais aliviada em Sena Madureira, na esperança de que o Rio Iaco continue apresentando vazante como nas últimas horas. O nível nesta quinta-feira é de 17,36 metros, mais de 2 metros acima da cota de transbordamento que é de 15,20m. Sena enfrenta a segunda pior enchente que se tem notícia no município e quase 28 mil pessoas foram atingidas.

Santa Rosa do Purus

Em Santa Rosa, o Rio Purus está com 8,37 metros, abaixo da cota de transbordamento que é de 9 metros. Quase 2 mil pessoas foram atingidas pela cheia.

Jordão

O Rio Tarauacá está abaixo da cota de alerta, apesar de não ter tido medição nesta quinta. A cheia chegou a desabrigar 11 famílias no município.

Porto Walter

O nível do Rio Juruá também está abaixo da cota de alerta que é de 9,70 metros. A medição desta quinta revela que o volume de água é de 8,11 metros. A estimativa é que 4 mil pessoas tenham sido atingidas pela enchente.
Mâncio Lima e Rodrigues Alves não tiveram medição nesta manhã.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.