Até amanhã, 26, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) recebe inscrições para as capacitações on-line e gratuitas sobre ensino virtual. Estão sendo oferecidas 50 mil vagas para professores da Educação Básica e alunos de licenciatura. Os interessados podem se inscrever por meio deste link. Quem cumprir a carga horária mínima receberá certificados emitidos pela Capes.
A formação, realizada em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), oferece cinco módulos: Desenho Didático para o Ensino On-line, Como Produzir Videoaulas, Mediação em EaD, Multimeios em Educação e Psicologia da Educação.
A iniciativa tem como objetivo diminuir os impactos causados pelo isolamento social gerado pela pandemia de Covid-19 na área do ensino. O intuito é preparar os profissionais da educação básica para utilizar ferramentas on-line em sala de aula, ao retornarem às atividades presenciais, ou dentro de novos ambientes virtuais de ensino e aprendizagem.
As aulas estão acontecendo desde novembro do ano passado e cerca de 60 mil alunos já se inscreveram, segundo a Capes. Desenho Didático para o Ensino On-line tem 19.461 participantes, Como Produzir Videoaulas está com 17.336 e Mediação em EaD com 13.139 inscritos. Os dois últimos módulos tiveram início em fevereiro e já contam com 3.182 inscritos em Multimeios em Educação e 5.543 em Psicologia da Educação.
Com 25 horas de duração, ele ensina as técnicas básicas para produção de aulas em vídeo, mostrando a importância do planejamento e da construção de um bom roteiro na criação de vídeos educacionais.
Possui 30 horas de duração e apresenta os aspectos que envolvem a tutoria na educação a distância, as funções do professor/tutor, competências e habilidades imprescindíveis para trabalhar em cursos mediados por tecnologias, bem como os diversos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) e as ferramentas utilizadas no processo ensino-aprendizagem.
É destinado a qualificar os participantes em Planejamento e Mediação e Instrumentos Avaliativos para Educação On-line. Sua carga é um pouco maior: 50 horas-aula.
Conta com 60 horas de duração e trata sobre o uso da tecnologia como recurso didático e apresenta, ao futuro professor, tecnologias que foram utilizadas na educação, mostrando formas de inovar e se apropriar dessa ferramenta, instigando assim, a melhoria na aprendizagem.
O curso é voltado para o estudo científico proporcionado pela psicologia aplicada à educação e seu papel na formação do profissional. Nele, o participante terá a oportunidade de compreender a evolução histórica da psicologia, identificando alguns dos seus principais conceitos e aplicando-os em suas atividades. A formação também possui 60 horas de duração.
Fonte: Agência Educa Mais Brasil
A Catedral Nossa Senhora de Nazaré, localizada no centro de Rio Branco, reuniu centenas de…
Na Praça da Revolução, em Rio Branco, em meio à ornamentação natalina, uma idosa de…
Ludmilla utilizou suas redes sociais, nesta terça-feira (24), para se manifestar sobre decisão da Justiça.…
A quadra de grama sintética da Praça da Juventude, em Senador Guiomard, foi palco de…
Ocantor Gusttavo Lima tranquilizou os fãs na véspera de Natal. Nesta terça-feira (24), ele recebeu…
O governador Gladson Cameli (Progressistas) compartilhou nesta terça-feira, 24, véspera de natal, uma mensagem especial…