Menu

Com 57% acima do esperado, Acre ainda deve ter 15 dias de chuva

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Acre vive um dos piores momentos de sua história por conta da chuva: 10 dos 22 municípios estão em estado de calamidade pública devido à cheia dos rios. De acordo com a Somar Meteorologia, a cidade de Cruzeiro do Sul vive a pior cheia desde 2017.
O acumulado de chuva já chega a 405 milímetros, volume 57% acima da média climatológica, que é de 258 milímetros. A previsão do tempo ainda indica 150 milímetros para os próximos 15 dias em diversas regiões do Acre.


Nesta quarta-feira, 24, a Alta da Bolívia e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), junto com um corredor de umidade da Amazônia, seguem deixando o tempo instável na região. A chuva é abrangente, com destaque para o Amazonas e o Pará. Atenção também para ventos moderados em Roraima, Amapá e o norte paraense. Mesmo com a condição para chuva, o tempo segue abafado em todos os estados.

Publicidade

Já na quinta-feira, 25, com a nova configuração da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) sobre o Brasil Central, a chuva ainda persiste sobre a região Norte e ganha força no Acre, Amazonas, Rondônia, sul do Pará e o Tocantins com condição para cheias de rios e transtornos como alagamentos em áreas de risco.


Até o final do mês, os temporais típicos de verão seguem se espalhando por toda a região Norte do Brasil, reflexo da combinação entre calor, umidade e áreas de instabilidade que atuam em diferentes níveis da atmosfera, caracterizando o chamado “Inverno Amazônico”. Mesmo que de forma pontual, atenção para o risco de muitos raios e ventania.


Com fortes enchentes na última semana, o transbordamento dos rios fizeram com que os municípios de Tarauacá e Sena Madureira tivessem 70% do território tomado pela água. Cerca de 150 mil acreanos foram afetados. O presidente da República, Jair Bolsonaro, assinou um decreto para a liberação de recursos. Serão 450 milhões de crédito extra para desastres naturais e parte desse valor vai para o estado.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido