Conecte-se agora

Ministério Público brasileiro une-se em apoio e solidariedade ao Acre

Publicado

em

O Acre enfrenta um dos momentos mais críticos de sua história. A situação de emergência pública que o estado vive reúne diversos desafios como o agravamento da pandemia do coronavírus, surto de dengue, enchentes e crise migratória. Para prestar auxílio à população e ao Poder Público nesse momento, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) lançou, na sexta-feira, 19, a campanha ‘SOS Acre’, e tem movimentado uma grande corrente humanitária de solidariedade em todo o país.

Entre os principais apoiadores, está o Ministério Público dos Estados e da União em todo o país, que também têm abraçado a causa humanitária e estão realizando uma forte mobilização em apoio e solidariedade ao Acre.

O presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Estados e da União (CNPG), procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), Fabiano Dallazen, destacou a importância da união nesse momento e garantiu que, através do CNPG, seguirá mobilizando uma grande rede de apoio ao estado do Acre.

“O Ministério Público brasileiro está unido para auxiliar no enfrentamento à grave crise pela qual passa o estado do Acre, reforçando a campanha de doação promovida pelo MPAC e pelo Tribunal de Justiça daquele estado. A soma da pandemia com o surto de dengue e enchentes, além da questão referente à migração, trazem impactos graves à população e problemas de grande complexidade às autoridades. Por isso, é importante a solidariedade de todos e a união de esforços a fim de auxiliar no enfrentamento da crise e garantir algum amparo material às famílias atingidas”, disse o presidente do CNPG.

Além da Campanha “SOS Acre”, a procuradora-geral de Justiça do MPAC, Kátia Rejane de Araújo Rodrigues, reativou o Grupo Especial de Apoio e Atuação para Prevenção e Resposta a Situações de Emergência ou Estado de Calamidade Devido à Ocorrência de Desastres (GPRD) do MPAC. Cada regional do estado está sendo assistida pelos Promotores de Justiça que coordenam as ações do GPRD nas cidades atingidas pelas águas.

“O MP do Acre está empreendendo uma verdadeira força-tarefa para prestar apoio à população nesse momento. Nossa gratidão às centenas de pessoas e instituições que nos auxiliam. Gratidão ao Ministério Público brasileiro pela mobilização, aos meus colegas procuradores e procuradoras-gerais de Justiça, pela sensibilidade a essa situação e pela união em prol da ajuda e solidariedade a milhares de pessoas do nosso estado”, agradeceu a PGJ.

Outros parceiros e apoiadores

A campanha “SOS Acre” conta com a parceria do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC). Diversos artistas e personalidades públicas que fizeram coro na divulgação da campanha, entre eles, a escritora de novelas Glória Perez, DJ Alok, Luciano Huck, Preta Gil, Ana Moser, a acreana Gleici Damasceno, o jornalista Rene Silva, coordenador do “Voz das Comunidades”, entre outros.

A campanha também ganhou outros apoiadores, como: Tribunal Regional do Trabalho da 14ª região (Rondônia e Acre), Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 14ª Região (Amatra14), o Sindicato dos Servidores da Justiça do Trabalho de Rondônia e Acre (Sinsjustra), Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA).

As quatro batalhas que o Acre enfrenta

Pandemia – Com mais de 50 mil casos confirmados e perto de mil mortes, a pandemia do coronavírus tem levado ao colapso o sistema de saúde local, com falta de leitos e médicos para atender a grande demanda, o que fez as autoridades retomarem o estado de alerta máxima.

Dengue – Soma-se a esse quadro a explosão no número de infectados por dengue, sobrecarregando ainda mais os serviços de saúde e seus profissionais.

Alagação – Além disso, as fortes e ininterruptas chuvas que castigam todo o estado neste período invernoso preocupam ainda mais. Com o transbordamento de rios e igarapés, algumas cidades já se encontram parcialmente submersas e milhares de famílias desabrigadas, a exemplo de Cruzeiro do Sul, Feijó, Tarauacá, Sena Madureira e a capital, Rio Branco.

Crise Migratória – Na fronteira com o Peru, a cidade de Assis Brasil vive uma crise humanitária envolvendo imigrantes retidos. Enfrentando dificuldades para abrigar essas pessoas, o município decretou estado de calamidade pública.

Para ajudar o Acre

As doações para a campanha podem ser feitas em dinheiro por transferência ou depósito bancário (Ag: 2359-0 / Conta Corrente: 14.300-6), ou (PIX: 63.589.899/0001-40). Em Rio Branco e no interior, o MPAC está recebendo alimentos, água potável, roupas e material de limpeza.

Pontos de coleta:

* Edifício-sede- Rua Marechal Deodoro, 472, Centro- Rio Branco
* Promotoria de Sena Madureira- Rua Monsenhor Távora, 415 – Centro
* Promotoria de Manoel Urbano- Rua José Francisco do Nascimento, 667- São José

Acre

Acre não registra casos e óbitos em decorrência da Covid-19

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), não registrou novos casos de infecção por coronavírus neste domingo, 26. O número de infectados permanece em 87.938.

Além de não ter novos casos da doença, o boletim aponta que não houve nenhuma notificação de óbito foi registrada neste domingo, 26, fazendo com que o número oficial de mortes por Covid-19 permaneça em 1.836 em todo o estado.

Dados do boletim apontam que até o momento, o Acre registra 248.118 notificações de contaminação pela doença, sendo que 160.151 casos foram descartados e 25 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux.

Pelo menos 85.917 pessoas já receberam alta médica da doença, sendo que 14 seguiam internadas até o fechamento deste boletim.

Continuar lendo

Acre

Populares encontram corpo de jovem boiando em igarapé

Publicado

em

O corpo de Alessandro Lopes de Sousa, 24 anos, foi encontrado neste domingo, 26, boiando nas águas do igarapé Cariano, no município de Sena Madureira, no interior do Acre.

Segundo informações repassadas pela polícia militar, Alessandro estava em uma motocicleta no igarapé. De acordo com o site Yaconews, a suspeita inicial é que a vítima tenha sofrido um acidente e, em decorrência do impacto, acabou se desequilibrando e caiu.

Populares avistaram o corpo e acionaram a Polícia Militar que chamou o Instituto Médico Legal (IML) que fez a remoção do corpo para que fosse tomado os devidos procedimentos cadavéricos.

Continuar lendo

Acre

Marina Silva declara apoio a Freixo para governo do Rio de Janeiro

Publicado

em

Por

(Foto: Wenderson Araujo | Cleia Viana

A ex-senadora Marina Silva declarou seu apoio a Marcelo Freixo (PSB-RJ), pré-candidato ao governo do Rio na eleição do ano que vem. Junto com a ex-ministra do Meio Ambiente, a candidatura do deputado federal passa também a ser endossada pela Rede. Segundo Marina, a aliança faz parte de um processo de diálogo com o PSB e outros partidos em busca de propostas mais sustentáveis para o estado.

“Manifestar apoio à pré-candidatura de Marcelo Freixo no Rio de Janeiro é iniciar um processo de diálogo com o PSB e outros partidos para a articulação e formulação de um programa com propostas para melhorar o estado do Rio de Janeiro e resgatar a capacidade das pessoas em sonhar com uma sociedade mais justa, próspera, democrática, diversa e sustentável”, afirma.

Com o apoio de Marina, a Rede e setores do PV vão assumir o programa de meio ambiente e desenvolvimento para a pré-candidatura de Freixo. Segundo o deputado, o objetivo é criar um modelo de desenvolvimento para o estado que possa atrair investimentos internacionais.

“Isso não é só uma pasta do meio ambiente, isso é um modelo de desenvolvimento que pense em emprego e que pense em renda a partir de um lugar melhor para se viver. Já me reuni com alguns setores responsáveis de reflorestamento que acham que o Rio de Janeiro pode ser pioneiro e parceiro de países como Noruega e Alemanha. Isso pode ser um ativo financeiro para o Rio”, explica Freixo.

Com o endosso de Marina Silva, o deputado passa a ter a seu lado nomes como o de Heloísa Helena, presidente nacional da Rede, Eduardo Bandeira de Mello, que foi presidente do Flamengo e ex-candidato à prefeitura do Rio em 2020, e Andrea Gouvêa Vieira, ex-vereadora na cidade.

Fonte: Extra

Continuar lendo

Acre

Secretário descarta incêndio criminoso em mata na Embrapa

Publicado

em

O secretário de meio ambiente de Rio Branco, Normando Sales, declarou ao ac24horas na manhã deste domingo, 26, que as equipes da prefeitura e do Corpo de Bombeiros seguem realizando o trabalho de contenção do incêndio que atingiu uma extensa área de mata que fica dentro da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), localizada às margens da BR-364, Km 14, na capital.

O secretário ressaltou que no local está sendo feito uma inspeção para se chegar às causas que deram início ao fogo, porém, a princípio, está praticamente descartado a possibilidade de o incêndio ter sido criminoso.

“As máquinas estão no local, uma da prefeitura e outra do Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre) para fazer a raspagem na área ao entorno do local onde fica as pesquisas. Se atinge a área, o prejuízo era inestimável”, explicou

“O incêndio foi ocasionado pelo fogo que veio de uma área de fora. Antes de escurecer esperamos fazer a contenção do fogo”, detalhou.

Ao todo a Embrapa tem uma arre de 900 hectares de terra, as chamas já consumiram mais de 10 hectares.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas