Conecte-se agora

Rio Tarauacá baixa quase 1 metro e Iaco amanhece estável

Publicado

em

Tarauacá e Sena Madureira são um dos dois municípios acreanos mais afetados pela enchente nos últimos dias.

O rio Tarauacá chegou a mais de 11 metros, afetando cerca de 30 mil pessoas no município. A grave situação fez com que a prefeitura decretasse estado de calamidade pública. Cerca de 80 famílias estão desabrigadas e estão acolhidas em abrigos montados principalmente em escolas públicas. A estimativa é que a água tenha atingido 80% da cidade, mas na manhã deste domingo, 21, o manancial começou a baixar registrando na medição das 6h 10,10 metros. No sábado, no mesmo horário, a medição foi de 11,05 metros. A cota de transbordamento em Tarauacá é de 9,50 metros.

Já em Sena, o nível do Rio Iaco que castiga com a segunda maior enchente de sua história. O manancial amanheceu estável neste domingo. Na medição realizada às 6 horas da manhã, a cota era de 18,04 metros. A alagação atual só fica atrás da registrada no ano de 1997 quando o nível do rio atingiu 19,40 metros. A cheia deste ano já desabriga quase 20 mil pessoas.

Um vídeo postado nas redes sociais mostra o volume de água que atingiu a cidade. A praça 25 de Setembro foi tomada pelo rio e as imagens mostram que as canoas viraram o meio de transporte mais usado no município. Os carros tem imensa dificuldade de passar por conta da altura do nível da água.

[videopress SAboDN1A]

A cheia do Rio Iaco impacta diretamente no bloqueio da BR-364 no sentido Cruzeiro do Sul. Na noite deste sábado, 20, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) fez um comunicado onde reitera que o trecho da rodovia permanece interditado e pede para que a população não se dirija ao local. O DNIT trabalha para tentar restabelecer o tráfego, mas depende da baixa no nível de água que cobre a pista para permitir o fluxo de veículos, principalmente dos carros de passeio.

Destaque 6

Consumo de energia elétrica cresceu quase 130% no Acre

Publicado

em

O consumo de energia elétrica cresceu 2% no Acre em julho, sendo que desse total o setor de serviço ampliou o uso da força em 30%. Dos outros segmentos que mais consumiram eletricidade no período, a indústria de manufaturados surge em 2º lugar com crescimento de 12%; comércio, 8% e industría alimentícia,6%.

As informações sobre o consumo de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) nos últimos 12 meses estão disponíveis no painel Consumo do portal da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). As abas trazem um detalhamento sobre o uso diário de energia em todo o Brasil.

Mesmo oscilando muito, o consumo de energia elétrica cresceu 129,34% no Acre em doze meses.

Os dias mais quentes tem elevado o consumo de eletricidade no Acre. No segmento doméstico, os aparelhos que mais consomem são o ferro de passar roupa e o ar-condicionado.

Continuar lendo

Destaque 6

Comitiva acreana participa da Autop, em Fortaleza

Publicado

em

Uma comitiva de empresários acreanos ao ramo de peças de automóveis participa da 17ª edição da Feira Nacional de Autopeças, Motopeças, Acessórios, Equipamentos e Serviços (Autop). O evento, realizado em Fortaleza e que ocorre no Centro de Eventos do Ceará, conta com a participação de comerciantes de todo o País, e segue até o sábado, 20.

Nesta edição, é debatido principalmente as novas tendências de mercado, além dos desafios e inovações observadas nos últimos anos. A ideia é fazer com que as pessoas presentes tenham mais informações, networking, oportunidades de negócios e explicações detalhadas para ajudar a compreender as mudanças no setor e ampliar a qualificação para atuação no segmento.

De acordo com o diretor da Fecomércio-AC e presidente da Sincopeças/AC, Valdemir Nascimento, a delegação acreana conta com 14 empresas, ligadas principalmente à Fecomércio-AC, por meio do Sincopeças, e ao Sebrae no Acre.

“Devemos esta participação ao vice-presidente da Fecomércio-AC e diretor superintendente do Sebrae no Acre, Marcos Lameira, e ao presidente Leandro Domingos, que não medem esforços pela capacitação dos empresários acreanos”, finalizou Nascimento.

Continuar lendo

Destaque 6

Simone e Simaria terminam dupla e vão seguir em carreira solo

Publicado

em

Por

Simone e Simaria anunciaram nesta quinta-feira (18) o fim da dupla. As irmãs vão seguir cantando em carreira solo.

Os shows que já estavam marcados serão realizados por Simone.

Veja o que disse Simaria:

“Me afastarei temporariamente dos palcos para cuidar dos meus filhos e da minha condição vocal. Sigo cumprindo meus compromissos de publicidade e planejando os próximos passos da minha carreira artística. Aos nossos fãs, todo o meu carinho, amor e gratidão, vocês são o meu combustível para seguir adiante”

Veja o que disse Simone:

“A minha vontade de estar nos palcos é imensa e preciso fazer aquilo que amo! Seguirei cantando e levando toda a minha alegria e amor para os fãs de todo o Brasil. Em breve estarei de volta aos palcos e conto com o apoio, carinho e energia de vocês nessa minha nova trajetória”

Além das declarações acima , o comunicado divulgado nesta quinta-feira também diz:

“Em respeito aos fãs, amigos e parceiros, Simone e Simaria comunicam oficialmente que as atividades da dupla estão encerradas. As artistas seguem, a partir daqui, em carreira solo.

Reiteramos que todos os compromissos de shows já contratados até a presente data serão pontualmente cumpridos por Simone.

As artistas agradecem a todos pela compreensão e esclarecem que essa pausa se fez necessária para a definição dos próximos passos de suas carreiras.”

Continuar lendo

Destaque 6

Bolsonaro parte para cima de homem que o abordou no cercadinho do Alvorada

Publicado

em

Por

O presidente Jair Bolsonaro (PL) se envolveu em uma confusão na manhã desta quinta-feira, 18, na saída do Palácio da Alvorada, com o youtuber de direita Wilker Leão, que o xingou de “vagabundo”, “covarde”, “canalha” e “tchutchuca do Centrão”. Imagens gravadas no local mostram Bolsonaro partindo para cima do homem que cobrava “coragem” de Bolsonaro para explicar porque se aliou aos partidos que já estiveram junto com o PT.

Bolsonaro tenta pegar celular de homem que o abordou no cercadinho do Alvorada Foto: Reprodução
Bolsonaro tenta pegar o celular do youtuber e o puxa pela gola da blusa e pelo braço, mostra vídeo gravado pela TV Globo. O chefe do Executivo foi cobrado pelo youtuber enquanto tirava selfies com apoiadores, antes de viajar para São José dos Campos (SP), onde realiza atos da campanha à reeleição.

Depois de perguntar por que Bolsonaro “limitou a delação premiada”, o youtuber é vaiado pelos apoiadores do presidente e, na sequência, aparece sendo derrubado no chão, mas não fica claro quem o puxou. O homem, então, continua questionando o presidente e faz xingamentos. Um dos seguranças empurram o Wilker que cai no chão e grita: “É esse o amor?” Bolsonaro chegou a entrar no carro para sair do Alvorada, mas resolveu voltar dizendo que queria conversar com o youtuber. O presidente, então, vai em direção a Wilker, tenta pegar o celular e segurá-lo pela gola da blusa e pelo braço.

Na sequência, os seguranças de Bolsonaro tiraram Wilker de perto do presidente. O youtuber permaneceu no local e depois ainda conversou com Bolsonaro sobre os temas das críticas que havia feito ao chefe do Executivo.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.