Categories: Blog do Crica Notícias Política

De promessa em promessa, o Santo Antonio ficou careca

Published by
Luis Carlos Moreira Jorge

ENTRAMOS NUM MOMENTO de pico grave da pandemia no estado, principalmente, em Rio Branco, com as unidades de saúde lotadas, aumento da contaminação e do número de mortes. Não cabe nenhum debate ideológico, o puxa-saquismo ao governo federal tem de ser deixado de lado, e a abancada federal tem que se unir para que o Acre tenha um tratamento diferenciado no rateio dos lotes das vacinas. Fazemos fronteira com o Amazonas, onde surgiu uma cepa da mutação do vírus do Covid. O deputado e médico infectologista, Jenilson Lopes (PCdoB), fez com a sua equipe um trabalho científico que aponta para caminhos alarmantes para o estado, se a vacinação não avançar. Vozes isoladas da bancada federal já pediram por um diferencial para o estado pelo Ministério da Saúde. Temos o problema dos refugiados haitianos, surto de dengue, alagações em vários municípios, e o agravamento da transmissão do Covid-19. Este quadro de terror era para ter sensibilizado a bancada federal para ser mais dura e unida na busca de um melhor tratamento pelo ministro Eduardo Pazuello. A voz do Acre só será ouvida se houver uma grande pressão da bancada federal coesa, denunciando este caos na mídia nacional. Por tudo isso, acho que, o governador Gladson Cameli (foto), acerta ao buscar no STF, amparo para o estado comprar vacinas. O que tem até o momento pelo MS é promessa, e de promessa em promessa, Santo Antonio ficou careca. Quem sabe faz a hora\não espera acontecer.. diz a emblemática canção de Geraldo Vandré.


IDEOLOGIA NÃO CABE NA SAÚDE
O Laboratório que produz a Ivermectina se manifestou de que o remédio é ineficaz no combate ao Covid-19. Certo, pois, o diretor do INTO, Osvaldo Leal, de tirar do protocolo de tratamento da unidade. Saúde é coisa séria, não é achismo. O mesmo caso da Cloroquina. Na Saúde, não cabe debate ideológico sobre uso de medicamentos.


LIVRE PARA TOMAR
A QUESTÃO é que transformaram os dois medicamentos – a Ivermectina, que combate os vermes; e a Cloroquina, no combate á malária – num tosco debate ideológico, onde quem não defende a eficácia dos dois medicamentos é taxado de esquerdista e comunista, e os favor de extremistas de direita. Passo longe deste debate.


NADA QUE DESABONE
QUANDO O SEU NOME foi anunciado foi uma pauleira, com a tese de que não daria conta de comandar a Saúde municipal. O secretário Franck Lima provou o contrário.


NÃO HOUVE QUEDA
SOB O SEU COMANDO, não houve nenhuma queda de qualidade no sistema de saúde municipal. É pelo menos o que ouço sobre as ações do secretário Franck Lima.


FICA PARA DEPOIS DA PANDEMIA
A DECISÃO sobre se o governador Gladson vai reativar a sua militância no PP, deve ficar para o próximo ano. Em 2021, só há espaço para o combate à pandemia do Covid.


FICARIAM CHUPANDO OS DEDOS?
HÁ UM CENÁRIO complicado se for para a reeleição pelo PP. Quer o Alysson Bestene (PP) de vice, e com a Mailza Gomes (PP), ao Senado. Seria uma chapa excludente de alianças. Os outros partidos, ficariam chupando os dedos?


A DIFICULDADE MOSTRA O GESTOR
Nesta que está sendo uma das maiores alagações de Sena Madureira, o prefeito Mazinho conseguiu ter o atendimento aos alagados sob controle, montou cozinhas industriais para fornecer refeições, não há reclamação, enfim, o bom gestor se conhece é na adversidade, e não na bonança.


COMPLETAMENTE DIFERENTE
UM QUADRO diferente de Tarauacá, com 80% da cidade alagada, e a prefeita Néia se mostrando até aqui impotente, e duramente criticada pelos moradores.


PAGANDO PELO CETICISMO
TIVESSE o governo federal levado a sério o combate ao Covid, por certo o Brasil não estaria chorando milhares de mortos, e a maior parte da população estaria vacinada.


NÃO HÁ PLANEJAMENTO
NÃO HOUVE planejamento do governo federal para combater a pandemia. No estado, o Gladson perde cabelos porque não tem mais o que fazer, fica-se à mercê de migalhas de vacinas. Fez certo em acionar o MS no STF. Não há como não elogiar. A situação é grave.


IDEOLOGIA ÁS FAVAS
O COMPROMISSO do Gladson tem de continuar sendo com os acreanos, foram estes que o elegeram, e não se somar à desvairada corrente negacionista da ciência.


SE CONHECE NA ARRANCADA
NOS PRIMEIROS ATOS, já se nota se o escolhido de uma equipe de governo justificará ou não a escolha. Quem está se saindo bem na Zeladoria da PMRB é o Joabe Lira.


CHAPA COMPETITIVA
O MDB caminha para ter uma chapa de pesos-pesados a deputado federal, em 2022. Jéssica Sales, Mazinho Serafim, Flaviano Melo (MDB), todos de densidade eleitoral comprovada.


NÃO HÁ COMO RECUAR
COM O estado vivendo uma das piores fases da pandemia, com o aumento da contaminação e mortes, não há como o governo não continuar na faixa vermelha.


NÃO PODE ACONTECER
RIO BRANCO não pode virar Manaus, somente para o governador ser agradável a setores que são contra medidas de prevenção. Vidas estão acima de tudo.


QUEM TEM VOTOS LEVA
A SER MESMO ADOTADO o sistema “Distritão”, onde se elege quem tiver mais votos, acaba com a patifaria de político ganhar um mandato com uma mixaria de votos.


CABEÇA CORTADA
CASSADO OU NÃO, é o fim da carreira política do deputado federal Daniel Silveira (PSL). O STF vai acelerar seu julgamento, lhe condenar, e entrará nos fichas-sujas, não podendo disputar a reeleição. É o que dá o extremismo. O parlamento não perderá nada sem ele.


CENÁRIO ERRADO
O TROGLODITA deputado federal Daniel Silveira (PSL) traçou um cenário e saiu todo errado. Apostava no mínimo que seu ídolo Bolsonaro o protegeria, e este o deixou no pincel. Até o PSL, seu partido, lhe abandonou.


META É OUTRA
COM O PRESIDENTE Bolsonaro é a Lei do Murici, com cada um cuidando de si. Não ia queimar pestanas com um Zé Ruela, sua meta está centrada apenas na reeleição.


NEM UM PIO
O PRESIDENTE Bolsonaro não deu um pio a favor do seu adorador político, apenas o baixo clero do bolsonarismo ainda levantou a voz na sua defesa. Coisas da política.


NÃO SE PODE NEM COBRAR
A VACINAÇÃO na capital anda na velocidade das patas de um jaboti, mas não tem como cobrar celeridade do estado e município, falta o imunizante para avançar.


DISPARIDADE FINANCEIRA
TROCANDO IDÉIAS via celular ontem com um prestigiado político este disse que, pensou em ser candidato a deputado federal, mas desistiu. Quem tem mandato entra com no mínimo 2 milhas no bolso para a campanha, exemplificou.


FRASE MARCANTE
“Raposa que espera a galinha cair do poleiro morre de fome”. Ditado grego.


 


Share
Published by
Luis Carlos Moreira Jorge

Recent Posts

Petecão destina R$ 1 milhão para custeio de ações da Assistência Social de Brasiléia

O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) anunciou, o empenho de recursos federais no valor de R$…

29/04/2024

Neri joga água na farofa de Bocalom e PSDB quer Vanda como vice

O CENÁRIO político da sucessão municipal que estava um marasmo, pegou fogo com uma entrevista…

29/04/2024

Gladson Cameli firma ordem de serviço para construção da unidade de Defensoria Pública

O governador Gladson Cameli esteve presente nesta segunda-feira, 29, na cerimônia de assinatura da ordem…

29/04/2024

Para PP não ser vice de Bocalom, Socorro Neri põe seu nome para concorrer à prefeitura

A possibilidade do Progressistas, com o secretário de governo, Alysson Bestene, abdicar da candidatura majoritária…

29/04/2024

São Paulo e Palmeiras empatam em jogo com ‘abraço da paz’ e disputas duras

São Paulo e Palmeiras empataram por 0 a 0 na noite desta segunda-feira (29), no…

29/04/2024

Web critica sertanejos como Luan Santana, Chitãozinho & Xororó e mais no Rock in Rio 2024

Pela primeira vez, o Rock in Rio contará com um dia de festival dedicado a…

29/04/2024