Conecte-se agora

Situação emergencial do Acre inicia campanha nacional de solidariedade

Publicado

em

Uma situação de caos e desespero tem assolado o Estado do Acre. Os motivos são: A pandemia de Covid-19 com um grande crescimento nos números de casos e internações no sistema público de saúde; um surto de dengue em diversos municípios; a crise migratória na fronteira com o Peru; e os rios que transbordaram na capital Rio Branco e nos municípios de Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Feijó, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira e Rodrigues Alves, deixando milhares de pessoas desabrigadas.

Associação do Ministério Público do Acre começou uma campanha transparente de ajuda para todo o estado

O governador do Estado do Acre, Gladson Cameli, tem buscado todos os recursos para ajudar a população a enfrentar esse período de crise, mas para ele nesse momento toda ajuda é bem-vinda, pois o Acre pede socorro.

“Estamos divulgando a campanha conduzida pela Associação do Ministério Público do Estado do Acre, para que com transparência todos possam acompanhar e ter acesso a prestação de contas. Pedimos ajuda de todo o Brasil nesse momento”, destacou Gladson Cameli.

Com esse cenário, muitos artistas, blogueiros e digitais influencers estão ajudando e realizando importantes mobilizações, mostrando ao país a situação em que o estado se encontra. O DJ e produtor musical Alok Ackar Peres Petrillo foi um dos grandes nomes nacionais que, por meio da rede social Twitter, manifestou sua vontade em ser solidário ao Acre nesse momento. No site, o assunto Acre é um dos mais discutidos no momento, com a hastag #SOSAcre figurando em seu trending topics.

O DJ e produtor musical Alok Ackar Peres Petrillo foi um dos grandes nomes nacionais a se manifestar. “SOS ACRE. Sem energia elétrica, sem água potável e ainda tendo que enfrentar o COVID em condições precárias. Alguém sabe como podemos ajudar?”, escreveu Alok que já está em contato com a Associação do Ministério Público.

Pelo direct da rede, o governador Gladson Cameli respondeu o tweet. “Querido @Alok, estamos necessitando de cestas básicas e colchões, etc. As pessoas perderam tudo. Em nome do povo acreano, agradeço sua solidariedade. Doação para Associação do Ministério Público do Estado do Acre. Banco do Brasil Agência 2359-0 Conta Corrente: 14.300-6 #SOSAcre”, respondeu Cameli.

Em Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves o nível do rio Juruá já é o maior registrado. Mais de nove mil famílias foram atingidas pelas águas. As cidades de Feijó, Sena Madureira e Tarauacá também enfrentam um momento muito difícil pelo transbordamento dos rios Envira, Iaco e Tarauacá. Na capital, mais de 100 famílias já estão desabrigadas pela cheia do Rio Acre, em Cruzeiro do Sul são mais de sete mil famílias atingidas pelo Rio Juruá em cheia histórica, já em Tarauacá, 90% do município já se encontra atingido pelas águas de seu rio.

Acre

Bezerro de 200 kg cai em poço e é resgatados pelos bombeiros

Publicado

em

Um bezerro pesando aproximadamente 200 quilos caiu num poço com mais de 2 metros de profundidade nesse sábado (19). A equipe de salvamento do 2° Batalhão do Corpo de Bombeiros foi acionada para resgatar o animal.

O poço fica localizado numa propriedade rural situada no ramal do Moreira, no quilômetro 2, do bairro Santa Maria.

Segundo os bombeiros, para a retirada do animal, foi utilizado o sistema de multiplicação de forças 4×1, que serve para dividir o peso do animal, que tinha cerca de 200 kg, facilitando a puxada.

A operação de resgate durou cerca de 50 minutos. O animal foi retirado com vida e entregue aos cuidados do proprietário que estava no local.

Veja o vídeo:

Continuar lendo

Acre

Acre deve receber quase 20 mil doses de vacinas na segunda-feira

Publicado

em

O Ministério da Saúde informou o envio de mais um lote de vacinas contra a covid-19 ao Estado do Acre. A chegada está prevista para segunda-feira (21).

Segundo informações do órgão federal, são 19.250 doses da AstraZeneca, imunizante da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A previsão é que as vacinas desembarquem no Aeroporto Internacional Plácido de Castro, em Rio Branco, às 14h10.

O novo lote deve acelerar o ritmo de imunização na capital. Atualmente, Rio Branco está vacinando o público em geral a partir de 38 anos neste domingo (20), no Ginásio do Sesi, Manoel Julião. O mutirão começou às 8h e vai até às 22h.

Continuar lendo

Acre

Sargento diz que formar trisal não é crime: “crime é bater na mulher”

Publicado

em

Durante entrevista concedida ao Cipódcast na noite desse sábado, 19, transmitida nas redes sociais do ac24horas, o Sargento Paz, da Polícia Militar, comentou o relacionamento dos sargentos acreanos que já eram casados e decidiram formar um trisal em Brasileia.

Os sargentos são colegas de farda de Sargento Paz, que comentou a reação após a divulgação do relacionamento a três. “Toda hora tem algum comentário [sobre o trisal] na rua. Um dia desses estava no quilômetro 80 da Transacreana quando um açougueiro me parou e perguntou: sargento o que é um trisal?”, disse.

Para Paz, relacionamentos a três já existem desde os primórdios, porém muita gente não legalizou. “Nery é o primeiro infante de guerra, então está recebendo muita crítica. Mas ele está criando jurisprudência no Brasil”, pontua.

O colega de farda ainda parabenizou sargento Nery, que forma o trisal do Acre. “É um bom pai, um bom marido, bom policial. Não é crime [o trisal], crime é usar drogas e bater na mulher”. Ao final, Paz brincou: “se fosse comigo, seria o ‘quintasal’. Seria uma loura, uma ruiva, uma negrona e uma oriental. Aí sim”.

Assista a entrevista completa:

video

Continuar lendo

Acre

Socorro Neri confirma saída do PSB: “Estamos em projetos divergentes”

Publicado

em

A secretária de educação, Socorro Neri, usou as redes sociais na noite de sábado (19) para confirmar que deixará o Partido Social Brasileiro (PSB) por questões políticas.

No entanto, apesar dos rumores, Neri descarta ida ao Partido Progressistas. “Informo que solicitarei minha desfiliação ao PSB e esclareço ser falsa a notícia de que me filiarei ao Progressistas”, declarou.

A gestora destacou que devido às movimentações políticas da sigla, ela e o partido estão em ‘projetos divergentes’.

Um dos motivos de sua saída da sigla é que Neri deseja retribuir o apoio dado pelo governador Gladson Cameli nas eleições municipais de 2020. “Enquanto o partido se movimenta para o lançamento de candidatura ao governo em 2022, é pública a minha decisão de retribuir o apoio que recebi do Governador Gladson Cameli na campanha à prefeitura de Rio Branco”, explicou.

Por fim, a secretária frisou que no início da próxima semana visitará os dirigentes do PSB para agradecer pessoalmente a acolhida nos últimos cinco anos.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas