Menu

Família acreana comemora tempo de “vacas gordas” plantando milho na Baixa Verde

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Incorporando tecnologia, o mercado de Rio Branco agora tem milho verde o ano inteiro. Os produtores, a grande maioria localizada em Senador Guiomard, receberam apoio da Secretaria de Agropecuária do Estado e passaram a investir mais em irrigação.


Uma região que tem se destacado é a Baixa Verde, onde os milharais produzem o ano todo com uso de irrigação, especialmente no período mais seco do ano, de maio a outubro.

Publicidade

“Plantam talhões, semanalmente”, diz o secretário Edivan Maciel.


Atualmente, ao menos 30 hectares de milho para atender o mercado de Rio Branco. Quando chega na capital, vira curau ou pamonha –ou a espiga é servida cozida.


O casal Donizete e Adriana são pessoas que grande fé e decidiram trabalhar com milho verde. Aos poucos, o negócio foi melhorando e hoje eles arrendam seis hectares de terras na Baixa Verde, totalmente irrigados.


A produção, explica Donizete, é calculada em “mãos”. “Estamos colhendo entre 250 e 350 ´mãos´ por semana”, diz, esclarecendo que cada ´mão´ tem 50 espigas.


Assim, são cerca de 2,5 mil espigas comercializadas em Rio Branco semanalmente, com faturamento bruto que pode chegar a R$8,7 mil. “Estamos trabalhando para ampliar para 12 hectares o plantio”, conta o casal, afirmando que trabalhar com milho “é uma porta que Deus abriu” para a família.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido