Menu

Rio Acre apresenta estabilização, mas deve permanecer com níveis altos nos próximos dias

Foto: Sérgio Vale/ac24horas.com
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Foto: Sérgio Vale/ac24horas.com


Acima da cota de inundação há quatro dias em Rio Branco, o Rio Acre desceu 17 centímetros, indo a 15,66 metros, na última atualização do Boletim do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), aliviando um pouco a cheia que já atingiu 13 mil famílias na capital acreana.

Publicidade

De acordo com o mesmo boletim, o nível do rio tem tendência de estabilização, mas deverá permanecer com níveis altos em Rio Branco por algum tempo, com a previsão de descer para a cota de 15,55 metros, nesta sexta-feira, 19, por volta das 23 horas.


Marcus Suassuna, pesquisador em Geociências, diz que a previsão atual é de que o rio se mantenha acima da cota de inundação nos próximos dias, com tendência de baixar lentamente os seus níveis, o que vai prolongar a situação de cheia.


“No entanto, com a previsão de mais chuvas para a bacia nas próximas semanas, além das chuvas acima da média já registradas, não se descartam repiquetes da cheia a curto prazo”, explicou o pesquisador à Assessoria do Serviço Geológico do Brasil.


Apesar da tendência de início do processo de recessão em Rio Branco, a manutenção dos níveis elevados preocupa o SGB-CPRM, que afirma seguir atento e monitorando o possível reflexo na capital, nos próximos dias do novo pico da cheia registrado em Xapuri, considerando ainda a contribuição do Riozinho do Rola.


Para longo prazo, o prognóstico do SGB-CPRM avalia o comportamento médio esperado para o rio dentro de uma série histórica, calculado por meio de modelos hidrológicos que consideram como variáveis a condição atual das cotas dos rios, dados de chuvas estimadas por satélite, a partir do Merge (INPE) e do modelo hidrológico SMAP.


Em Assis Brasil, o rio reduziu o nível em 82 centímetros, fechando o boletim das 18 horas desta quinta-feira em 4,96 metros. Em Brasiléia/Epitaciolândia a redução foi de 14 centímetros, ficando em 7,78 metros. Em Xapuri, houve uma elevação de 48 centímetros, indo a 9,62 metros.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido