Categories: Destaque 7 Notícias Política

Bancada do Acre está dividida com relação a prisão de deputado

Por
Marcos Venicios

A bancada federal do Acre em Brasília não entrou em consenso com relação a prisão do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), detido por determinação do ministro Alexandre de Moraes, por divulgar um vídeo no qual faz apologia ao AI-5, instrumento de repressão mais duro da ditadura militar, e defende o fechamento do STF, o que é inconstitucional.


Dos 8 representantes do Acre na câmara, o ac24horas conseguiu contatar cinco que mostraram opiniões diversas com relação ao fato. O caso deve ser analisado pelo plenário da Câmara que deverá decidir por revogar a prisão ou mantê-la.


O deputado Léo de Brito (PT) afirmou que votará a favor da manutenção da prisão e justifica seu posicionamento alegando que o parlamentar bolsonarista cometeu crime. “Sou a favor, o deputado cometeu crimes graves ao atentar contra o Supremo e contra a democracia. O Supremo já deu sua resposta. A Câmara também deve fazer, sob pena de desmoralizarmos o país, por conta da ação de delinquentes que hoje estão na condição de deputados”, disse.


Outro parlamentar que também é a favor de manter a prisão e votará nesse sentido é o deputado Flaviano Melo (MDB), que questionado pelo ac24horas, afirmou que votará pela manutenção da detenção, mas sem justificar o voto.


A deputada Perpétua Almeida (PCdoB) afirmou que votará para que o parlamentar continue preso e defende a cassação do mandato. “O deputado Daniel Silveira, preso em flagrante pelo STF, confunde imunidade parlamentar com impunidade. Busca se escudar na liberdade de expressão para cometer crimes. E não se trata apenas de crimes contra a honra de autoridades. São crimes que atentam contra a Constituição, atingindo a independência dos Poderes, buscando minar, desmoralizar, coagir e atacar a autoridade e a integridade de ministros do STF que estão investigando o deputado. O Parlamento brasileiro não pode assistir a tudo isso e não punir o parlamentar. Minha opinião é que precisamos manter a prisão, levá-lo ao Conselho de Ética para cassar o mandato dele por afronta à Constituição e aos pilares da Democracia”, disse.


Já os deputados Alan Rick (DEM) e Mara Rocha (PSDB) reconhecem o exagero do deputado, mas são contra a sua prisão. O parlamentar democrata destaca que a prisão de Silveira feriu o ordenamento jurídico. “A meu ver a prisão feriu o ordenamento jurídico. O artigo 53 da Constituição Federal de 1988, diz que os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos. Dessa forma, entendo que o deputado está protegido por suas opiniões, palavras e votos proferidos no exercício da função. Se o ministro se sentiu ultrajado deve processá-lo na esfera civil e criminal, não pedir a prisão em flagrante. Votarei pelo relaxamento da prisão”, argumento.


A deputada tucana afirmou que não concorda com a postura do deputado, mas ressaltou que os deputados não podem permitir que o STF interfira na Câmara. “Não concordo com a postura do deputado, porém sou contrária à prisão dele. Não podemos permitir que o STF interfira na Câmara Federal, passando por cima da Constituição. Qualquer excesso que eventualmente o parlamentar tenha cometido e que atente contra o decoro parlamentar, deve ser avaliado na instância correta que é o Conselho de ética, na Câmara dos Deputados e, eventuais crimes que ele tenha cometido devem ser apreciados no judiciário, obedecendo o devido processo legal, se autorizado pela Câmara”, finalizou.


A reportagem procurou diretamente os deputados Jéssica Sales (MDB), Vanda Milani (Solidariedade) e Jesus Sérgio (PDT), mas nenhum deles respondeu aos questionamentos até o final desta matéria.


Seis partidos de oposição na Câmara dos Deputados entraram hoje com uma representação contra o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) no Conselho de Ética da Casa pedindo sua cassação por quebra de decoro parlamentar. Fazem parte do grupo PT, PSB, PDT, PCdoB, PSOL e Rede.


Share
Por
Marcos Venicios

Últimas Notícias

  • Cotidiano

Polícia prende três criminosos e apreende mais de 2 kg de drogas em Sena Madureira

Durante uma operação de combate ao tráfico de drogas, realizada nesta terça-feira, 25 de dezembro,…

25/12/2024
  • Acre

Homem é agredido por facção após furtar perfumes e tentar vendê-los ao dono

Francisco Rodrigues Vitoriana, de 29 anos, foi agredido por integrantes de uma facção criminosa na…

25/12/2024
  • Acre

Mais de 20 presos tentam fugir do presídio de Cruzeiro do Sul no natal

Neste dia de Natal, 25, em Cruzeiro do Sul, 21 presos estavam se preparando para…

25/12/2024
  • Acre

Friale anuncia chegada de onda polar no Natal com temperaturas amenas no Acre

O pesquisador Davi Friale utilizou seu perfil no Instagram nesta quarta-feira, 25, para anunciar a…

25/12/2024
  • Destaque 3

Ação “Papai Noel nos Bairros” leva ceia e presentes para famílias carentes da capital

A magia do Natal ganhou um novo significado para dezenas de famílias em situação de…

25/12/2024
  • Acre

Independência e Humaitá terão novos adversários na Copa Verde

Com a decisão da CBF de retirar a vaga direta na terceira fase da Copa…

25/12/2024