Na manhã desta terça-feira, 16, a Bancada Federal do acre se reuniu, por meio de videoconferência, para tratar da situação dos imigrantes em Assis Brasil, com o Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. A reunião ocorreu na Associação dos Municípios do Acre (AMAC).
Em meio a tensão na fronteira, o prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia (PT) afirmou que a situação é preocupante. “Estamos a pelo menos um ano vivendo essa crise migratória, em especial, na fronteira com o Peru. Nós tivemos um clima de confronto e hoje os haitianos resolveram confrontar o policiamento peruano. Eles estavam armados com pau e pedras e conseguiram ingressar em Iñapari. É um momento dramático e a população está aflita. Nós preocupa ainda o fluxo de haitianos que continuam chegando, mas acredito que nessa reunião conseguiremos resolver essa situação. Eles enfrentaram homens fortemente armados. A polícia literalmente recuou e essas pessoas entraram no país vizinho”, afirmou.
Desde de domingo, 14, haitianos estão tentando forçar a passagem na ponte em Assis Brasil para entrar no Peru.
Em sua fala, o Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, afirmou que vem sendo realizado toda uma conversa com o povo peruano, porém destacou que a pandemia da covid-19 fez com que o Governo Peruano adotasse medidas muito duras acerca da sua política de fronteiras. “Estamos acompanhando essa situação. Em função disso, estamos tentando interceder junto ao governo peruano, mas devido a pandemia, não estamos tendo uma abertura grande, porém estamos buscando uma solução. Acerca desse confronto, só dificulta mais a nossa interlocução com o governo Peruano. Estou pedindo para minha equipe fazer uma interlocução junto com as Nações Unidas e com associações de imigrantes para buscar solucionar essa equação. Compartilho a angústia dos senhores, obrigado”, afirmou.
O coordenador da Bancada, senador Sérgio Petecão (PSD) pediu ao ministro Ernesto Araújo, que interceda junto ao Peru, para a entrada dos imigrantes no país. “A intuição da reunião foi debater sobre as questões dos imigrantes que estão querendo ir para o país vizinho, inclusive de forma truculenta, podendo causar uma crise entre os dois países. Na reunião com a presença do embaixador do Brasil no Peru”, disse o congressista.
O deputado federal, Alan Rick, pediu um patrulhamento mais forte do Governo Federal em relação às fronteiras do Acre. “O drama social é grave e precisamos buscar uma solução para esse problema”, afirmou.
O embaixador de assuntos da América do Sul, Rodrigo Baena, reafirmou que está em curso uma interlocução junto ao Governo Peruano e o Itamarary. “Temos conversado com as autoridades peruanas junto ao Itamaraty e também do governador de Madre lo Dias, região de confronto. Temos procurado nessa conversa buscar para que ocorra um entendimento bi-lateral e que não ocorra constrangimentos. A importância das organizações é muito importante nesse momento. Não vamos deixar de ir adiante em buscar de dar um fim nesse problema”, afirmou.
O secretário de Justiça e Segurança Pública, Paulo César, pediu que a bancada federal reforce o pedido de policiamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas fronteiras para coibir a ação de coiotes. Ele revelou que segundo dados da inteligência, o acampamento na ponte é composto por integrantes de várias nacionalidades, não somente haitianos. “Tem pessoas nos acampamentos ligados ao tráfico de drogas internacional”, relatou.
Jadson Pinheiro de Souza, de 26 anos, foi ferido com um golpe de faca na…
O Clube de Regatas Flamengo publicou em seu site na noite deste domingo (24) uma…
Confira no ac24horas os melhores momentos da torcida e do jogo amistoso entre o time…
Os fotojornalistas Sérgio Vale e Jardy Lopes, do ac24horas, capturaram neste domingo, 24, os momentos…
O governador do Acre, Gladson Cameli, e outras autoridades, fizeram o descerramento da placa do…
Na reinauguração da Arena da Floresta, o Flamengo Sub-20 venceu o Santa Cruz por 2…