Menu

TJ do Acre enviou informações à PGR sobre PL 381 que anistiou dívidas de magistrados

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Waldirene Corderio, se manifestou através de nota enviada ao ac24horas sobre sobre o projeto de lei enviado pela instituição à Assembleia Legislativa do Acre, que aprovado por unanimidade e sancionado pelo governador Gladson Cameli, anistiou as dívidas de magistrados referentes ao pagamento ilegal de gratificações, a lei complementar 381/2021.

Segundo a presidente, o TJAC já enviou todas as informações sobre o projeto para a Procuradoria Geral da União (PGR). A manifestação ocorre após uma denúncia feita ao Ministério Público Federal pelo sindicalista Isaac Ronaltti.

Anúncio

“Ciente e comprometida de sua missão, a administração deste Tribunal de Justiça está à disposição para apresentar outras informações que sejam necessárias com a máxima transparência com que sempre tem agido”, diz a nota.

A notícia fato contra a aprovação do projeto foi distribuída nas mãos do procurador da república, Lucas Costa de Almeida Dias, que ainda em janeiro, notificou a Assembleia Legislativa pedindo informações e cópia de todo o processo legislativo na íntegra, dando um prazo de 10 dias para manifestação.

MPF/AC entrou com ação na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra lei aprovada na Aleac. O texto da representação fundamenta o pedido de inconstitucionalidade na ofensa direta à garantia da coisa julgada e à autoridade do STF e na violação à simetria constitucional, porque compete exclusivamente à União dispor, por lei complementar de iniciativa do Supremo Tribunal Federal, sobre o regime jurídico remuneratório da magistratura nacional.

Além da representação, a PRDC também encaminhou ofício à PGR para solicitar providências que assegurem o cumprimento da decisão anterior do STF.

Na semana passada, o Tribunal de Justiça do Acre pediu a Aleac que a lei questionada fosse revogada, o que deve ocorrer nos próximos dias.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.