Menu

Rio Acre deverá apresentar sinais de vazante nas próximas 24 horas, anuncia Friale

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em boletim especial, o meteorologista, Davi Friale, informou que daqui a 24 horas, o Rio Acre deverá apresentar sinais de vazantes, após a cheia desta segunda-feira, 15.


“O nível está baixando em Assis Brasil, Brasileia e Xapuri, assim como no seu principal afluente: o rio Rola. Em Rio Branco, o máximo que o rio Acre poderá atingir nas próximas horas é 15,5m para, em seguida, baixar. No entanto, vai depender das chuvas que ocorrerão esta semana”, afirmou.

Publicidade

Segundo Friale, pelo menos até o próximo domingo, 21, a elevada umidade do ar vai predominar em todo o Acre e nas regiões próximas, como Rondônia, Amazonas, Bolívia e Peru, provocando chuvas diárias, porém, em geral, passageiras e pontuais, mas que podem ser fortes em algumas áreas.


“No entanto, os maiores volumes de chuva ocorrerão entre esta terça-feira, 16, e a próxima quinta-feira, 18, devido à aproximação de fraca frente fria. Segundo nossa análise, deverá chover entre 70 e 150 mm, no Acre, durante esta semana. Em alguns pontos, entretanto, poderá passar de 200mm. Em outros, no entanto, poderá ficar inferior a 40mm”, salientou.


No boletim, o meteorologista afirmou que apesar do sinais de vazantes no Rio Acre, o mesmo não será possível para os rios Juruá, Tarauacá e Iaco de Sena Madureira.


“O alerta está mantido para Cruzeiro do Sul, onde o rio Juruá já atingiu 13,8m, a maior cota deste período chuvoso, até o momento, porém, tendo em vista as chuvas intensas que deverão ocorrer, durante esta semana, em todo o centro e o oeste do Acre, principalmente, na serra do Divisor, poderá subir muito novamente nos próximos dias. Preocupação também em Tarauacá, pois poderá voltar a subir rapidamente durante esta semana, devido às chuvas que deverão ocorrer. Em Sena Madureira, o rio Iaco começa a estabilizar, mas poderá subir novamente nos próximos dias”, alertou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido