Menu

Pesquisar
Close this search box.

Idoso de 107 anos deixa de ser vacinado pela prefeitura por falta de Cartão do SUS

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Além de enfrentar a lentidão na campanha de vacina contra a Covid-19, quem faz parte do grupo prioritário nesta primeira fase da vacinação, que são os profissionais de saúde, idosos acamados com mais de 80 anos e agora idosos acima de 90 anos, ainda precisa conviver com a burocracia desnecessária que pode matar.


O ac24horas teve conhecimento da história de um idoso de, acreditem, 107 anos, acamado, que sofre com diversas comorbidades, e que não foi vacinado em um primeiro momento pela Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco mesmo comprovando ter mais de um século de vida.


A família do idoso fez o procedimento de cadastro que é orientado pelo próprio município para agendar a vacinação. Ocorre que a imunização foi negada ao senhor por conta da falta do Cartão do SUS, mesmo com a apresentação de um documento de identidade.

Anúncio


Para conseguir que o idoso fosse imunizado, quase uma semana depois, a família foi obrigada a descumprir orientação médica e levou o homem de 107 anos de carro para o primeiro dia de vacina no modelo drive thru onde finalmente foi vacinado na manhã desta quarta-feira, 10.


O ac24horas procurou a Secretaria Municipal de Saúde para obter explicações sobre a situação que colocou em risco a vida do idoso. O próprio secretário Frank Lima, afirmou que a falta do Cartão do SUS não é motivo para que alguém que se enquadre nos critérios e faça parte dos grupos prioritários deixe de ser vacinado. “Nós vamos apurar para saber o que aconteceu. Isso não pode acontecer. O Cartão do SUS é um documento que ajuda, mas que não é obrigatório. Vamos identificar qual a equipe foi responsável por esse erro e tomar as providências cabíveis para que não volte a ocorrer”, afirma Lima.


De acordo com dados da prefeitura, o número de idosos acamados que fizeram pedidos para vacinação na própria residência chegou a 322 pessoas e a SEMSA foi obrigada a dobrar o número de equipes para este tipo de serviço. Agora são 8 equipes que realizam a imunização entre os idosos que não podem sair de casa.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido