Categories: Acre Notícias Política

Deputados aprovam requerimento para ouvir diretor de Policlínica

Por
Marcos Venicios

Os membros da Comissão Especial de Acompanhamento das Ações de Enfrentamento à Pandemia de Covid-19 aprovaram, no final da tarde de ontem (10), por unanimidade, o requerimento apresentado pelo deputado Edvaldo Magalhães, que convoca o diretor-geral da Policlínica da Polícia Militar, coronel Wagner Austregesilo Stanislau de Araújo, para prestar esclarecimentos a respeito das denúncias de fira-filas da vacina anticovid.


Edvaldo Magalhães quer saber a respeito do processo de vacinação e das denúncias de fura-filas, divulgadas pela imprensa do Acre esta semana. Consta que a estagiária Dayanna Menezes, esposa do coronel da Polícia Militar, Ulysses Araújo, recebeu a primeira dose da vacina, embora ela não pertença ao quadro de profissionais de Saúde da Policlínica, como preconiza o Ministério da Saúde com relação aos grupos prioritários. A alegação de que ela presta serviço na unidade, na condição de estagiária, não convenceu os membros da Comissão.


A data para que Wagner Austregesilo compareça à Comissão deve ocorrer após o recesso de carnaval. Entre os questionamentos está: quais os critérios utilizados para a vacinação de servidores, funcionários e estagiários. O requerimento aprovado também pede uma lista com nome do imunizado, função que ocupa e data em que foram aplicadas as doses da vacina anticovid.


A Comissão

A Comissão Especial de Acompanhamento das Ações de Enfrentamento à Pandemia de Covid-19 partiu de uma propositura do deputado Daniel Zen e foi aprovada pelos 24 parlamentares no final de dezembro do ano passado.


O deputado Roberto Duarte (MDB) vai presidir a Comissão. Ele foi eleito por três votos a dois. Já o deputado Neném Almeida (Sem Partido) será o vice-presidente.


Os demais membros titulares são: Gerlen Diniz (Progressistas), Cadmiel Bonfim (PSDB) e Daniel Zen (PT).


Na suplência ficaram os deputados José Bestene (Progressistas), Whendy Lima (Progressistas), Meire Serafim (MDB), Edvaldo Magalhães (PCdoB) e Antônio Pedro (DEM).


Entre as prerrogativas da Comissão está o acompanhamento de gastos com a pandemia, sugestão de ideias, visitas às unidades destinadas ao atendimento à covid-19, entre outras ações a serem desenvolvidas pelos membros.


“No momento de gravidade que o povo acreano vive em função da segunda onda da pandemia, a Assembleia precisa ter um instrumento de acompanhamento de perto de todos os aspectos que vão desde a garantia da vacinação, à condições mínimas de garantia de atendimento aos pacientes. O Poder Legislativo cria um instrumento de acompanhamento para ouvir a comunidade, construir proposições e apresentar ao Poder Executivo”, disse Edvaldo Magalhães.


Share
Por
Marcos Venicios

Últimas Notícias

  • Acre

Mais de 20 presos tentam fugir do presídio de Cruzeiro do Sul no natal

Neste dia de Natal, 25, em Cruzeiro do Sul, 21 presos estavam se preparando para…

25/12/2024
  • Acre

Friale anuncia chegada de onda polar no Natal com temperaturas amenas no Acre

O pesquisador Davi Friale utilizou seu perfil no Instagram nesta quarta-feira, 25, para anunciar a…

25/12/2024
  • Destaque 3

Ação “Papai Noel nos Bairros” leva ceia e presentes para famílias carentes da capital

A magia do Natal ganhou um novo significado para dezenas de famílias em situação de…

25/12/2024
  • Acre

Independência e Humaitá terão novos adversários na Copa Verde

Com a decisão da CBF de retirar a vaga direta na terceira fase da Copa…

25/12/2024
  • Acre
  • Política

Bocalom deseja Feliz Natal enquanto lava louça ao lado da noiva Kellen Nunes

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), utilizou seu perfil no Instagram para compartilhar…

25/12/2024
  • Juruá

Governo monitora situação do Rio Juruá durante período de chuvas intensas

A Defesa Civil estadual já ativou um plano de contingência para reduzir os impactos à…

25/12/2024