Conecte-se agora

Após grande crescimento, setor de serviços cai 1,2% no Acre

Publicado

em

Em dezembro de 2020, o volume de serviços caiu 1,2% no Acre em comparação a novembro, após período de crescimento. Em novembro, o Acre havia registrado o maior crescimento do setor em todo o País, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira (11) pelo IBGE.

De novembro para dezembro de 2020, apenas duas das cinco atividades investigadas tiveram queda: os serviços prestados às famílias (-3,6%) e os transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-0,7%). Tais setores foram os mais afetados pela pandemia de Covid-19 em razão da necessidade de isolamento social, o que acabou provocando o fechamento de estabelecimentos considerados não essenciais e uma redução significativa no fluxo de pessoas em circulação.

Dessa forma, os serviços prestados em caráter presencial, sobretudo os voltados às famílias (restaurantes, hotéis, academias, salões de beleza, etc.) e o de transportes de passageiros (aéreo, rodoviário e metroferroviário) encontraram maiores dificuldades em retornar ao patamar de fevereiro de 2020.

No país, a série sem ajuste sazonal, frente a dezembro de 2019, o setor recuou 3,3%, sua décima taxa negativa seguida nessa comparação. O acumulado no ano caiu 7,8% frente ao mesmo período de 2019, superando, com isso, o ano de 2016 (-5,0%), que registrava até então, a queda mais intensa neste tipo de indicador.

A taxa dos últimos 12 meses recuou 7,8% em dezembro de 2020, mantendo a trajetória descendente iniciada em janeiro de 2020 e chegando ao resultado negativo mais intenso da série deste indicador, iniciada em dezembro de 2012.

Por outro lado, a expansão mais relevante veio de outros serviços (3,0%), que ao acumular um ganho de 3,9% no período novembro-dezembro, recupera-se da retração verificada em outubro (-3,3%). Os demais resultados positivos ficaram com os serviços de informação e comunicação (0,3%) e os profissionais, administrativos e complementares (0,1%), com o primeiro avançando 4,5% entre setembro e dezembro de 2020; e o segundo crescendo 3,5% nos últimos 3 meses.

Anúncios

Bombando

Anúncios

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Leia Também

Mais lidas