Menu

Morador da Base relata preocupação com aumento das águas do Rio Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um dos moradores mais antigos do bairro da Base, o senhor Raimundo Monteiro Mariano, 65 anos, em entrevista ao  ac24horas, relatou que vive com momentos de apreensão e medo com o aumento do nível do Rio Acre. Na manhã desta terça-feira, 08, o manancial ultrapassou a cota de alerta que é de 13,50m.

Segundo dados da Defesa Civil de Rio Branco, o manancial amanheceu marcando 13,67 metros, tendo uma elevação de mais de meio metro nas últimas 24 horas. “Moro aqui há 42 anos. A preocupação é imensa porque eu já passei por quatro alagações aqui. A preocupação é pegar alguma doença ou a minha família e também a perda de móveis. Tudo isso causa preocupações. Espero que Deus esteja do nosso lado para que não chegue como chegou aquela última”, afirmou.

Anúncio

Segundo a Defesa Civil, a incidência de forte chuva na capital e no interior do Estado favorece a elevação dos rios e igarapés com alagações. De ontem para hoje, a capital acreana teve um acúmulo de 9,8 milímetros de chuva.

Desde que o rio passou da cota dos 10 metros, equipes da Defesa Civil realizam monitoramento das famílias residentes em bairros alagados e medição a cada três horas no manancial.

A previsão é de mais chuva nos próximos dias, segundo o coordenador de Defesa Civil Municipal, Major Cláudio Falcão. Segundo ele, o transbordamento do Rio Acre é iminente. “Pode ser que aconteça ainda nesta semana [transbordamento]. Nós estamos preparados e nos preparando para todas as ações emergenciais”, afirmou o major.

Assista ao vídeo:

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.