Menu

PS tem 100% dos leitos de UTI ocupados e Into tem apenas 2 vagas para 94 pacientes

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Ao que tudo indica, o relato do presidente do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC), Guilherme Pulici, deverá se confirmar nos próximos dias. Segundo ele, a situação da saúde pública está chegando naquela fase em que os médicos que estão atuando na linha de combate à Covid-19 no Acre, terão que escolher entre qual paciente vai ou não para Unidade Tratamento Intensiva (UTI).


O boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) divulgado na tarde desta segunda-feira, 08, mostra que o cenário é assustador na capital.

Publicidade

Dos 60 leitos disponíveis em Rio Branco, 58 estão ocupados. Sendo que dos 50 leitos de Unidade Tratamento Intensivo (UTI) destinados à Covid-19 no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia no Acre (Into), unidade referência para atendimentos, 48 estão ocupados.


Outro dado alarmante é em relação aos leitos clínicos, dos 100 disponíveis no Into, 94 estão ocupados, ou seja, existem apenas dois leitos de UTIs para 94 pacientes internados.


No Pronto-Socorro, a situação é caótica. Dos 10 leitos disponíveis, os 10 estão ocupados e ainda tem três internados em leitos clínicos.


Segundo dados do boletim, foram identificados 247 pacientes internados nos estabelecimentos monitorados, dos quais 240 com teste positivo para Covid-19. Do total hospitalizado, 75 estão em UTI e 173 em leitos (clínicos, obstétricos e pediátricos).


Já na região do Juruá, que engloba Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Marechal Thaumaturgo, dos 20 leitos de UTI existentes, 17 estão ocupados, registrando 85% de ocupação. Os leitos clínicos somam 104 e 83 estão ocupados, registrando 79,8% de ocupação.


Já regional do Alto Acre, que engloba as cidades de Brasileia e Epitaciolândia, cinco estão ocupados, num total de 18 leitos disponíveis. A regional do Alto Acre é a única que não tem leitos de UTI para a Covid-19.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido