Conecte-se agora

Na capital, Rio Acre sobe mais de 1 metro em 24 horas e volta a preocupar autoridades

Publicado

em

Nos últimos dois dias, o volume de chuvas em Rio Branco alcançou mais de 100 milímetros. Com isso, o nível do Rio Acre que esteve abaixo de 10 metros na quinta-feira, 4, subiu de forma muito rápida nas últimas horas.

Na quinta, o nível do manancial era de 9,87 metros, com o acumulado de chuvas, na medição, às 6 horas deste sábado, o Rio Acre aponta 11,67 metros.

O aumento repentino deixa as autoridades ainda mais atentas ao comportamento do rio. A tendência, em casos de novas chuvas fortes, é continuar aumentando. Neste momento, o nível está a menos de 2 metros da cota de alerta que é de 13,50 metros na capital acreana.

A prefeitura já montou um plano de contingência e em caso de aumento no nível do manancial nas próximas horas deve iniciar a construção de abrigos no Parque de Exposições. A Secretaria de Patrimônio da União (SPU) publicou no Diário Oficial da União da última quinta-feira (4) autorização para o Município de Rio Branco realizar a construção de abrigos provisórios no Parque de Exposições da Expoacre, que é imóvel da União.

Acre 01

Filho de Edmundo Pinto repudia documentário e diz que pai foi vítima de queima de arquivo

Publicado

em

A morte do ex-governador do Acre Edmundo Pinto, assassinado em maio de 1992 continua sem elucidação e gerando discussão. O filho, o ex-vereador Rodrigo Pinto, atualmente em Dubai, usou as redes sociais para repudiar um documentário exibido sobre o pai, no plataforma do YouTube, denominado de Operação Policial, onde exibe investigações criminais dos principais assassinatos do país.

“Um documentário onde a narrativa segue apenas a investigação policial, não houve entrevista com a viúva, filhos, populares além de pessoas ligadas diretamente ao governo Edmundo Pinto. Repudiamos totalmente esse tipo de manipulação”, declarou.

A reportagem destaca que em uma viagem de negócios, o governador do Acre, Edmundo Pinto, se hospedou no mesmo lugar que sempre se instalava em São Paulo. Porém, o governador é surpreendido, no quarto, por assaltantes que além de roubar dinheiro, executaram Edmundo.

O assassinato do governador ocorreu menos de 48 horas antes da CPI do Congresso que investigava corrupções no governo. “Como comprovar que o crime não ocorreu por motivos políticos? Conheça o trabalho dos investigadores que mostram que esse caso não passou de um infortúnio latrocínio”, diz a sinopse do programa.

Entretanto, além de repudiar a reportagem, Rodrigo contesta a avaliação dos investigadores. “Não foi crime de latrocínio, foi executado sumária, queima de arquivo. Edmundo iria a CPI não porque foi convocado ele se ofereceu para fazer uma declaração bombástica e denunciar a corrupção, pagamento de propina que vimos hoje atualmente nas páginas policiais do Brasil”, ressaltou.

O filho do ex-chefe do executivo, supõe que empresas de grande porte podem estar envolvidas no crime. “Empresas envolvidas: Odebretch”, revelou.

Continuar lendo

Acre 01

Jovem faz campanha para colocar carro de som na rua e informar sobre vacinação da Covid-19

Publicado

em

O analista de redes Rodrigo Nonato Ramos, de 26 anos, lançou uma ideia nesta semana para tentar aumentar as informações sobre a vacinação da Covid-19 na capital acreana. Ao levar a mãe de 43 anos para tomar a vacina, percebeu que muitos moradores ainda desconheciam a faixa etária e os grupos que estavam sendo vacinados. Com isso, convidou alguns amigos e parceiros para fazer um carro de som transitar pelas ruas dando detalhes da imunização.

O projeto acredita que quanto mais pessoas informadas, mais pessoas serão vacinadas e menos terão chance de luto. A ideia consiste em pagar o proprietário do carro de som por hora, que faz um chamamento de vacinação pelos bairros.

Desde essa sexta-feira, 19, o veículo está nas ruas fazendo o papel de informar os cidadãos. Rodrigo também tem pagado impressão de panfletos para entregar aos pedestres em locais públicos. “Temos que divulgar mais sobre a vacinação e os locais em que estão sendo aplicadas, pois tem muitos pontos que estão em procura ou com baixa adesão para a imunização”, disse Ramos ao ac24horas.

Em cerca de dois dias de campanha de arrecadação, o projeto já conseguiu cerca de R$ 1 mil. Neste domingo, 20, já foram pagos ao carro de som um serviço de 9 horas de divulgação. A ideia é que a campanha perdure até a conclusão do ciclo de imunização na capital.

Para ajudar, basta enviar um Pix para o número (68) 9 8110-5532, ao Rodrigo Nonato Ramos. Ele e os demais participantes do projeto irão fazer prestação de contas das doações por meio das redes sociais.

Continuar lendo

Acre 01

Gladson assina ordem de serviço para construção do Centro Integrado de Meio Ambiente em Feijó

Publicado

em

Foto: Diego Gurgel/Secom

O governador Gladson Cameli (Progressistas) assinou nesta quinta-feira (17) a ordem de serviço para a construção do segundo Centro Integrado de Meio Ambiente no município de Feijó, no interior do Acre.

Além estrutura será a primeira edificação autossustentável construída no estado, vários serviços ambientais serão ofertados para a população do Vale do Tarauacá-Envira e Manoel Urbano, a terceira região mais habitada do Acre.

O governo destacou que a obra está orçada em R$ 2,8 milhões e é financiada pela fase II do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Acre (PDSA), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Cameli reforçou que o governo prega pela preservação do meio ambiente. “Ao mesmo tempo, dar a segurança necessária para o desenvolvimento do nosso estado. O centro vai facilitar a vida dos produtores rurais e ajudar as fiscalizações contra quem insiste em desobedecer às leis ambientais”, ressaltou.

Israel Milani, secretário de Meio Ambiente, afirmou que toda energia consumida no prédio será produzida por placas fotovoltaicas. “A água vai ser retirada do poço e reaproveitada. É uma importante conquista para a população que vive na região central do estado, bem como para a questão ambiental”, argumentou.

O Centro Integrado reunirá ações da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e Instituto de Terras do Acre (Iteracre). A partir de outubro, processos de emissão de licenciamentos ambientais, regularização fundiária, outorga de água, Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Programa de Regularização Ambiental (PRA) serão oferecidos em Feijó. Atualmente, esses serviços são realizados somente em Rio Branco.

Continuar lendo

Acre 01

Menos de 70 pessoas entre 50 e 59 anos procuraram a vacina na manhã de hoje no Sesi

Publicado

em

A vacinação para o público em geral contra a Covid-19 que tenha entre 50 e 59 anos teve baixa procura na nova fase da campanha que começou nesta quarta-feira, 16, no Ginásio do Sesi, localizado no Manoel Julião, em Rio Branco. O local também vem sendo utilizado para a vacinação dos trabalhadores da indústria e da construção civil que tenham entre 18 e 59 anos.

O videomaker do ac24horas, Whidy Melo, acompanhou a movimentação no local. Segundo informações repassadas pela equipe da secretaria municipal de saúde, 62 pessoas do grupo de 50 a 59 anos foram vacinadas até às 11h24 de hoje. A vacinação segue até às 16 horas para ambos os públicos.

O ambiente foi dividido pela secretaria em dois espaços. Do lado direito, os integrantes da construção civil podem ser vacinados sem restrição de idade, ou seja, dos 18 aos 59 anos. A categoria compõe a 4º fase de vacinação do Ministério da Saúde. Do lado esquerdo, a vacinação é para a população em geral que tenha entre 50 a 59 anos.

De acordo com informações recebidas pela reportagem, a vacinação do grupo de 50 a 59 anos ocorre de forma célere pela baixa procura da população, já o público da construção e indústria de 18 a 59 anos, espera até uma hora na fila para receber a primeira dose contra a Covid-19.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas