Menu

General forte, exército forte 

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

GENERAL FORTE, exército forte; general fraco, exército fraco. A famosa frase oriental pode servir de exemplo para o governador Gladson Cameli se mirar antes de definir quais serão as restrições que vai ficar com o agravamento dos casos de contaminação pelo Covid-19, e por o estado ter entrado na faixa vermelha. Se é para deixar funcionando apenas as atividades de serviços essenciais, que deixe. 


Vidas são mais importantes que a ganância empresarial. A economia se recupera, vidas perdidas, jamais. O sistema estadual de saúde se encontra praticamente em colapso. Ou o Gladson toma uma medida dura para frear esta nova onda do Covid, ou esta bomba vai explodir no seu colo, com sérios reflexos políticos.


 São toscas todas as sugestões que lhe foram apresentadas por representantes das entidades comerciais. É infantilidade se pensar que a população vai seguir as orientações de usar máscaras, álcool gel, evitar aglomerações. Se é para fechar tudo para salvar vidas, que se feche. O Gladson Cameli tem até aqui tido uma conduta exemplar no combate da pandemia, não pode jogar tudo por terra para agradar os negacionistas da ciência, que só pensam no lucro. 


O bom administrador é aquele que não segmenta as suas decisões, mas toma decisões coletivas. Não podemos no Acre repetir o erro de não se preparar para o combate ao Covid-19, como aconteceu em Manaus, erro que redundou em milhares de mortes. 


NÃO PODE FAZER DE CONTA


O Gladson só não pode é repetir o erro cometido em decisões passadas de fechamento de atividades, sem ter uma fiscalização rígida para seu cumprimento. Tem que fiscalizar e multar os que não cumprirem ou não adianta.


PERDERAM O ENCANTO


OS CHAMADOS partidos nanicos perderam o encanto com o fim das coligações proporcionais. Foi o fim do filão de ouro de negociatas de venda dos horários eleitorais.


LEI DO MURICI


NA ELEIÇÃO de 2022 será a “Lei do Murici”. Cada partido terá que ter chapas próprias para deputado estadual e deputado federal. Ou seja: cada um que cuide de si.


LEGISLATIVO INDEPENDENTE


O DEPUTADO federal Rodrigo Maia (DEM) comandou a Câmara Federal de forma independente, não deixou ser um puxadinho do Palácio do Planalto. Registre-se isso.


TESE DE BUMBO FURADO


VEZ POR OUTRA vejo figuras da política prevendo que, o candidato que não estiver ao lado do Bolsonaro na sua reeleição, não vai se eleger. É uma tese de bumbo furado. Fosse esta tese verdadeira, o bolsonarista Coronel Ulysses Araújo (PSL), seria hoje o governador do estado. É isso!


ELEIÇÃO PAROQUIAL


AS VOTOS que o Bolsonaro teve na sua eleição e terá na sua reeleição, no estado, são pessoais. A disputa eleitoral de 2022, no Acre, será paroquial, o voto é no nome do candidato, não importa quem apoia o presidente.


NÃO FICA NO PV


O DEPUTADO Pedro Longo (PV) não deverá disputar a reeleição pelo PV, deve ir para um partido médio ou grande. Não será surpresa se o PP for a sua nova casa.


FIM DO NEGACIONISMO


PARECE que um facho da luz da ciência focou no negacionista prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, que resolveu decretar “situação de emergência”, devido a ocorrência do surto de dengue na capital. A situação fugiu do controle, e registra mortes por dengue hemorrágica.


CABEÇA MAIS AREJADA


BOCALON dá mostras que está deixando de ser um negacionista da ciência para ser um gestor que ouve, antes de tomar uma decisão, como fez em suspender a volta às aulas. Qualquer extremismo é condenável.


NÃO INTERESSA A IDEOLOGIA


TODO EXTREMISTA é um obscurantista, seja ele de esquerda ou de direita. Ninguém é dono da verdade.


NÃO PODE SER TUTELADO


NA COMPOSIÇÃO da sua chapa majoritária para a reeleição, o governador Gladson Cameli ou abre espaço para outros partidos, ou terá problemas nas alianças.


FALTA CONSCIÊNCIA COLETIVA


TOSCA, a proposta do empresariado, que ao invés da limitação das atividades comerciais apenas aos setores essenciais no novo decreto, o governo se limite a fazer “blitz educativas”. Isso, só funcionaria numa população de consciência coletiva, que não é o caso dos acreanos.


VIRAR MANAUS, MÁRCIO?


O SENADOR Márcio Bittar (MDB), que idolatra o presidente Bolsonaro disse ser contra o governador Gladson tomar medidas duras de limitar o funcionamento do comércio, isso com o sistema de saúde colapsando. Qual a solução, Márcio? Deixar Rio Branco virar Manaus? 


SEM PERDER A TERNURA


No momento em que faz cobranças para uma transparência completa dos recursos federais aplicados na Saúde, o deputado Daniel Zen (PT), também, elogia o Gladson por não ser negacionista na pandemia, e pelo seu esforço na busca de vacinas para combater o Covid.


OPOSIÇÃO É ESSENCIAL


A OPOSIÇÃO é essencial para qualquer governo, ela tem que ser dura quando necessário, e não criticar acertos.


ANO POLÍTICO É TERRÍVEL


O GLADSON tem que executar os seus projetos no decorrer deste ano. Em 2022, tudo o que for feito estará atrelado direta ou indiretamente ao período eleitoral.


CORREÇÃO


OS ALIADOS do vice-governador Major Rocha, Joelson e Abraão, não voltaram para o governo, não estão ocupando cargos de confiança. Como militares apenas foram transferidos para o Gabinete Militar. Registrado.


NOVO MANDATO


A OPOSIÇÃO tem de fiscalizar também os atos da mesa diretora. Não pode dar mais um mandato ao presidente Nicolau Junior (PP), sem esmiuçar as suas ações na Casa. O Nicolau não pode ter um cheque em branco na gestão.


SITUAÇÃO COMPLICADA


COM O FIM DO AUXÍLIO emergencial do governo federal, o rescaldo da fome também pega o Acre, onde muitas famílias estavam comendo todos os dias graças ao recurso.


BOLSÕES DE MISÉRIA


EM RIO BRANCO, existem verdadeiros bolsões de miséria nos bairros periféricos, o que não deixa de ser um problema para o governo do Gladson ter de enfrentar.


NOME À DISPOSIÇÃO


O EX-PREFEITO Marcus Alexandre (PT) disse ontem ao BLOG DO CRICA que, ele não ficará fora da eleição no próximo ano. “Meu nome estará ao dispor do partido para ser candidato em 2022”, enfatizou na conversa.


MOMENTO DA PANDEMIA


MARCUS ALEXANDRE ressaltou na conversa que não definiu ainda qual cargo eletivo vai disputar, porque a prioridade agora é o combate da pandemia. E que, a situação será discutida no momento político oportuno.


CAFÉ NO BUCHO


ENQUANTO SEU LOBO não vem, Marcus Alexandre continua conversando com a população, e se diz alegre com a receptividade. “Continuo a encher o bucho de café aonde chego”, comentou com descontração ao BLOG.


FRASE MARCANTE


“Guarda uma semente na terra que a terra te dará uma flor”. Gilbran Kahlil.


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.