Categories: Juruá Notícias

Morre o primeiro indígena a tomar a CoronaVac no Acre

Published by
Sandra Assunção

O  cacique Fernando Rosas, de  56 anos, liderança da etnia Katukina, que  vive na BR-364  em Cruzeiro do Sul, morreu na madrugada desta segunda- feira, dia 1°. Ele, que era  diabético e hipertenso, foi o primeiro indígena do Vale do Juruá a ser vacinado contra o novo coronavírus, no dia 19 de janeiro.


O velório é feito na Terra Campinas,  onde também haverá  o sepultamento de Fernando Katukina. Por causa do quadro de diabetes e hipertensão,  Fernando Katukina, em ocasião anterior,  já havia ficado em coma no Hospital do Juruá.


A chefe do Distrito Sanitário Especial Indígena do Juruá, Iglê Monte da Silva, disse ao ac24horas que está na Aldeia Katukina, mas não deu maiores detalhes. O DSEI tem como função organizar a rede de atenção básica dentro das áreas indígenas de forma integrada e hierarquizada com complexidade crescente e articulada com o SUS.


Além de Fernando Katukina,  vacinado em solenidade em Cruzeiro do Sul, outros indígenas foram vacinados com a CoronaVac na terra indígena.  Muitos resistiram à imunização.


O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima (PP), lamentou a morte do líder indígena nas redes sociais. “Fernando sempre foi uma grande liderança, representando seu povo, sua história e sua cultura. Ele deixa um enorme legado para Cruzeiro do Sul e em especial para sua aldeia, com as conquistas que conseguiu através das lutas travadas ao longo dos anos. Deixo meus mais sinceros votos de pesar a todos os familiares e amigos, neste momento de dor profunda diante desta perda irreparável. Que o coração de todos possa ser consolado por Deus”.


Fernando Katukina  foi candidato a  vereador de Cruzeiro do Sul e era o representante político do povo Katukina. Sua família liderou a luta pela demarcação das terras e depois pelas ações de mitigação dos danos ambientais causados pelo asfaltamento da BR-364, que passa dentro das terras indígenas.


A morte do líder do indígena não tem ligação com o fato de ele ter tomado a primeira dose. Todos os estudos realizados até o momento apontam que ninguém chegou a óbito devido ter tomado a vacina, seja de qual fabricante for.


Share
Published by
Sandra Assunção

Recent Posts

Joia marca nos acréscimos, e Palmeiras tem virada heroica sobre o Del Valle

O Palmeiras conquistou uma virada histórica contra o Independiente del Valle por 3 a 2 noite de…

24/04/2024

Com gols brasileiros, Flamengo é derrotado pelo Bolívar na altitude de La Paz

Com uma escalação diferente e alternativa, o Flamengo foi derrotado pelo Bolívar, em La Paz,…

24/04/2024

Quem é Isabel Veloso, influencer de 17 anos que precisou provar que está com câncer

Isabel Veloso, influencer de 17 anos, com 2,5 milhões de seguidores no Instagram, se casou na última…

24/04/2024

Athletico resolve no 1º tempo, vence Danubio e é líder na Sul-Americana

O Athletico venceu o Danubio por 1 a 0 nesta quarta (24) na Copa Sul-Americana.…

24/04/2024

Botafogo vence Universitario e vê luz na Libertadores mesmo na lanterna

O Botafogo voltou do intervalo inspirado e venceu o Univesitario-PER por 3 a 1 no…

24/04/2024

Idosos do Lar dos Vicentinos recebem novo RG, CPF e certidão de nascimento

O Instituto de Identificação da Polícia Civil do Acre realizou nesta quarta-feira (24), uma ação…

24/04/2024