Categories: Cotidiano Notícias Política

AstraZeneca diz que não é possível disponibilizar vacinas para o setor privado

Published by
Com informações do G1

A farmacêutica AstraZeneca divulgou nesta terça-feira (26) um posicionamento sobre a venda de doses da sua vacina contra a Covid-19 para o setor privado. Na nota, a empresa informou que, por ora, não tem condições de vender doses para o setor privado (leia a nota na íntegra no final da reportagem).


“No momento, todas as doses da vacina estão disponíveis por meio de acordos firmados com governos e organizações multilaterais ao redor do mundo, incluindo da Covax Facility [consórcio coordenado pela Organização Mundial da Saúde (OMS)], não sendo possível disponibilizar vacinas para o mercado privado”, disse a farmacêutica.


A vacina desenvolvida pela AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, tem autorização para uso emergencial no Brasil. O governo federal fez um acordo para obter 100 milhões de doses desse imunizante. As doses para o setor privado não estão nesse acordo.


Governo a favor

Também nesta terça, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o governo federal assinou uma carta de intenções favorável à compra de 33 milhões de doses da vacina da AstraZeneca por empresas do Brasil.


Ainda de acordo com Bolsonaro, o governo defende que metade dessas doses sejam doadas para o SUS e, a outra metade, aplicada em funcionários dessas empresas, para garantir que a economia do país não pare.


Bolsonaro informou que foi procurado na semana passada por um grupo de empresários que quer o apoio do governo para a compra das doses.


“Semana passada nós fomos procurados por um representante de empresários e nós assinamos carta de intenções favorável a isso, para que 33 milhões de doses da Oxford viessem do Reino Unido para o Brasil, a custo zero para o governo. E metade dessas doses, 16,5 milhões, entrariam aqui para o SUS e estariam então no programa nacional de imunização, seguindo aqueles critérios, e outros 16,5 milhões ficariam com esses empresários para que fossem vacinados, então, os seus empregados, para que a economia não parasse”, afirmou o presidente em uma live do banco Credit Suisse.


Nota na íntegra da AstraZeneca

“Nos últimos 7 meses, trabalhamos incansavelmente para cumprir o nosso compromisso de acesso amplo e equitativo no fornecimento da vacina para o maior número possível de países ao redor do mundo.


No momento, todas as doses da vacina estão disponíveis por meio de acordos firmados com governos e organizações multilaterais ao redor do mundo, incluindo da Covax Facility, não sendo possível disponibilizar vacinas para o mercado privado.


Como parte do nosso acordo com a Fiocruz, mais de 100 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca (AZD1222) estarão disponíveis no Brasil, em parceria com o Governo Federal.”


Share
Published by
Com informações do G1

Recent Posts

Treinamento de funcionários em incêndio evitou desastre no Colégio Adventista

Uma resposta rápida e técnica de funcionários na contenção de danos durante incêndio nas dependências…

22/05/2024

Mâncio Lima mantém cavalgada no aniversário do município

Mesmo com a recomendação contrária e exigências do Ministério Público do Acre, a prefeitura de…

22/05/2024

9ª edição da Ecoflores acontece de 05 a 09 de junho, no Horto Florestal

A nona edição da Ecoflores, Feira de Economia Solidária e Popular será realizada de 05…

22/05/2024

Rodrigues Alves abre fase municipal dos Jogos Escolares 2024

A fase municipal dos jogos escolares 2024 de Rodrigues Alves foi aberta nessa terça-feira, 21,…

22/05/2024

Energisa Acre abre vagas de emprego em Rio Branco, Feijó e Cruzeiro do Sul

A Energisa Acre está com vagas de emprego abertas nas áreas técnicas e administrativas nos…

22/05/2024

Governo do Acre anuncia preparativos para a Supertaça Acreana de Futebol

O governador Gladson Cameli (PP), ao lado do secretário adjunto de Esporte, Ney Amorim, divulgou…

22/05/2024