O site Coronavírus Brasil que acompanha a vacinação contra a Covid-19 no país, colocou o Acre como o estado que menos havia vacinado em todo o Brasil. A falta de transparência repercutiu, já que o ranking foi divulgado no dia 22 quando alguns municípios, inclusive a capital Rio Branco, já haviam iniciado a campanha de vacinação.
Nesta terça-feira, 26, a prefeitura de Rio Branco divulgou uma nota de esclarecimento onde afirma que já foram imunizadas na capital acreana mais de 3 mil pessoas, entre idosos e profissionais de saúde.
A prefeitura explicou ainda que a demora para atualização dos dados aconteceu por conta de problemas no acesso ao sistema do Ministério da Saúde, mas que a vacinação segue ocorrendo normalmente.
Leia a nota:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa), por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, setor vinculado à Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), diante da vacinação contra a Covid-19, em respeito à população, e como forma de fortalecer a transparência da gestão, esclarece o seguinte:
Desde o dia 21 de janeiro, quinta-feira, quando se iniciou a vacinação do grupo prioritário, 3.051 pessoas já receberam a primeira dose da vacina CoronaVac, incluindo idosos e trabalhadores em saúde.
Durante o final de semana, o processo de vacinação seguiu ocorrendo normalmente, contudo, por problemas de acesso ao sistema do Ministério da Saúde, a atualização dos dados junto ao sistema nacional não pôde ser realizada como se previa;
Na data de hoje, após solucionado o problema de acesso à plataforma nacional, todos os dados referentes às pessoas vacinadas estão sendo lançados para conhecimento do Ministério da Saúde e de toda a sociedade;
A Semsa reitera o compromisso em cuidar da saúde da população de Rio Branco, e de atuar com respeito às leis e às recomendações do Ministério da Saúde, coordenador nacional do plano de imunização contra o coronavírus, atendendo a população com a vacina conforme protocolos pré-estabelecidos.
Rio Branco, 25 de janeiro de 2021.
Diretoria de Vigilância em Saúde – DVS Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental – DVEA Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco – Semsa