Conecte-se agora

Toque de recolher vai proibir aglomeração em estabelecimentos e permitir circulação na rua

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale/ac24horas.com

O toque de recolher que será decretado pelo governador Gladson Cameli a partir da próxima segunda-feira, dia 25, em todas as regiões do Acre irá proibir aglomerações em estabelecimentos comerciais como bares e restaurantes. Contudo, a circulação de pessoas na rua não será proibida, conforme informou o Procurador-geral do Estado, João Paulo Setti, durante a coletiva do Pacto Acre sem Covid na manhã desta sexta-feira (22).

De acordo com o procurador-geral, as fiscalizações serão realizadas por órgãos de Vigilância Sanitária com apoio da força policial. “Terá restrição de aglomeração. Haverá certa facilidade de fiscalizar. A partir de 22 horas não poderá haver aglomeração em bares ou restaurantes, que deverão ficar fechados”, explicou Setti.

O toque de recolher vai independer da bandeira de classificação de risco da região. “A restrição de aglomeração vai imperar em todas as regiões. Antes das 22 horas, os estabelecimentos irão funcionar conforme a bandeira de sua região”. A região do Alto Acre, por exemplo, que regrediu para a Bandeira Vermelha, não poderá ter bares ou restaurantes funcionando neste período.

A partir de segunda, todas as atividades deverão ser encerradas das 22h às 6h da manhã. “Vamos trabalhar com cautela. Vamos tomar essa atitude unicamente para salvar vidas. Peço paciência a todos. É o momento de todos nós nos unirmos”, disse o governador Gladson Cameli.

A justificativa do governo é o crescimento do número de contaminados por covid-19. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), nesta quinta-feira, 21, o Estado registrou 300 novos casos de infecção por coronavírus. O número de infectados subiu de 45.429 para 45.729 nas últimas 24 horas e mais 4 notificações de óbitos foram registrados, fazendo com que o número oficial de mortes por Covid-19 suba para 844 em todo o estado.

Anúncios

Cotidiano

Tribunal de Contas alerta que prazos processuais seguem suspensos até 21 de março

Publicado

em

O Tribunal de Contas do Acre alertou gestores públicos de todo o Estado nesta segunda-feira (1) que decidiu suspender até 21 de março todos os prazos processuais.

A medida consta da portaria nº 117/2021 publicada no Diário de Contas no dia 23 de fevereiro de 2021. A decisão foi adotada por causa da da pandemia causada pela Covid-19 e o agravamento dos casos dessa doença no Acre.

O TCE realiza sua rotina de trabalho pela via remota e em home office.

Continuar lendo

Cotidiano

Acre já teve quase 40 casos de leptospiroses nos dois primeiros meses de 2021

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale/ac24horas.com

A incidência de casos de leptospiroses e de acidentes com animais peçonhentos tem preocupado a equipe do Núcleo de Zoonoses da Secretaria Estadual de Saúde do Acre. Conforme divulgado nesta segunda-feira, 1º, pela equipe do governo, o Estado já teve 39 casos da doença e 48 acidentes com animais peçonhentos nos dois primeiros meses de 2021.

A preocupação maior é por conta da vazante dos rios depois das cheias ocorridas no Acre. Com isso, o risco de surgirem casos de leptospirose aumenta, uma vez que o período pós-enchente costuma favorecer a contaminação de doenças como a leptospirose, que é causada pelo contato com água contaminada pela urina do rato.

De acordo com a Sesacre, os 39 casos da doença registrados até agora não estão relacionado às cheias recentes. Para evitar mais casos, equipes do Núcleo de Zoonoses estão visitando abrigos para orientar sobre os riscos e as medidas que precisam ser adotadas para evitar a doença. Com relação aos animais peçonhentos, também vem sendo realizado um trabalho educativo para orientar no retorno seguro para as casas.

Casos de Leptospirose por município: Rio Branco (22); Cruzeiro do Sul (9); Brasileia (2); Manoel Urbano (1); Epitaciolândia (1); Plácido de Castro (1); Porto Acre (1); Santa Rosa (1) e Porto Walter (1).

Continuar lendo

Acre

Horário de funcionamento de laboratórios de análises clínicas será ajustado pelo governo

Publicado

em

Depois da publicação dos decretos que reabrem atividades comerciais com restrição da capacidade de atendimento, o funcionamento de alguns setores ainda ficou em dúvida.

Um deles, são os laboratórios de análises clínicas. Pelo decreto publicado na manhã desta segunda-feira, 1, o horário do funcionamento seria das 9 às 17 horas. Acontece que em muitos exames, uma das exigências é que a pessoa esteja em jejum. Com a abertura apenas a partir das 9 da manhã, o período de jejum ficaria muito grande e poderia trazer prejuízos, principalmente para crianças e idosos. É comum quem faz esse tipo de exame procurar os laboratórios logo no raiar do dia exatamente por está em jejum há várias horas.

O ac24horas procurou a coordenação do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19. A explicação é que ao tomar conhecimento da situação, foi feita uma consulta a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e ficou decidido que os laboratórios poderão funcionar igual aos hospitais, exatamente para não prejudicar quem precisa de atendimento. Um documento deve ser divulgado nas próximas edições do Diário Oficial do Estado.

Continuar lendo

Cotidiano

Detran informa que atendimentos continuam suspensos até Acre sair da faixa vermelha

Publicado

em

O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) usou as redes sociais nesta segunda-feira, 01, para comunicar à população que o atendimento em todas as unidades continuam suspensos devido ao decreto governamental, que atribui a classificação do nível de emergência em bandeira vermelha para todo o estado.

Segundo o Detran, a suspensão de atendimentos nas unidades continua até o dia 19 de março.

A previsão do funcionamento só deverá ocorrer após o Estado do Acre ter uma mudança na classificação de risco que permita o funcionamento dos serviços não essenciais.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas