Menu

Pesquisar
Close this search box.

Profissionais do combate à Covid-19 são os primeiros a receber a vacina em Xapuri

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O início da campanha de vacinação contra a Covid-19 em Xapuri aconteceu na manhã desta quinta-feira, 21, em ato simbólico realizado na Unidade Básica de Saúde Tia Vicência, com a presença do prefeito Ubiracy Vasconcelos e de autoridades locais.


O primeiro profissional a receber a CoronaVac no município foi o médico Erasmo dos Santos Vidal, de 49 anos de idade e 10 de profissão. Ele atua na Unidade de Referência Félix Bestene Neto desde o dia 17 de março do ano passado.

Anúncios


Contaminado pelo novo coronavírus em agosto de 2020, Vidal se recuperou e voltou ao enfrentamento da pandemia. Ele também atua como plantonista no hospital Epaminondas Jácome.


A técnica em enfermagem Maria Amélia da Silva Oliveira, de 56 anos de idade e 35 anos de atuação no hospital Epaminondas Jácome. Ela foi a primeira profissional de saúde da cidade de Xapuri diagnosticada com a Covid-19, em abril de 2020. Recuperada, ela voltou a atuar no hospital.



O terceiro profissional a receber a vacina foi outro médico, Alderi Cavalcante Lopes, de 48 anos de idade e 3 de profissão. Ele atuava na Unidade de Referência Félix Bestene Neto e no Hospital Regional Wildy Viana em Brasiléia.


Acometido da forma grave da Covid-19, Alderi foi internado no hospital Santa Juliana, onde permaneceu por 33 dias, sendo 8 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Depois de recuperado, passou a atuar na UBS Tia Vicência.


Durante o ato, o secretário municipal de Saúde, Wagner Menezes, agradeceu o empenho dos profissionais que há quase um ano estão enfrentando a pandemia e comemorou a chegada das primeiras doses da vacina.


Em seu discurso, o prefeito Ubiracy Vasconcelos agradeceu aos profissionais de saúde e disse que a prefeitura não tem medido esforços no combate a Covid-19. Ainda durante o ato, ele assinou um decreto que estabelece novas restrições a eventos na cidade de Xapuri.



“É um momento de muita emoção e renovação da esperança, valorizar a ciência, a vida e trabalhar para que, o mais rápido possível, estarmos com todos que compõem este primeiro grupo vacinados. Em paralelo, vamos em busca de mais vacinas com o Governo do Estado e Ministério da Saúde, que possam permitir a imunização de toda a nossa população”, disse o prefeito.


Depois do ato simbólico da abertura da vacinação, os profissionais da UBS Tia Vicência seguiram para o Centro de Referência Félix Bestene e hospital Epaminondas Jácome para dar sequência à vacinação dos profissionais de saúde.


De acordo com o diretor de Ações Básicas em Saúde do município, o enfermeiro Francisco Andrade, os idosos do Lar dos Vicentinos não começaram a ser vacinados em razão de alguns estarem com suspeita de terem contraído o vírus.


“Eles ficarão para daqui a mais alguns dias por conta dessa suspeita, então um dos critérios é não vacinar nesses casos. Nossa equipe vai lá testar todos e, posteriormente, iremos vaciná-los”, explicou o profissional.


Xapuri já tem mais de 2 mil casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus, com 16 mortes registradas como decorrência de complicações pela doença, segundo os dados mais atualizados da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).


Em janeiro deste ano, os números da Covid-19 no município começaram a disparar novamente e a situação retornou aos patamares do momento mais difícil da pandemia, o que ocorreu entre os meses de julho e agosto do ano passado.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido