Conecte-se agora

Cruzeiro do Sul tem aumento de 1000% no fluxo da Covid-19

O diretor clínico do Hospital de Campanha de Cruzeiro do Sul, Marlom Holanda, disse que nos últimos 10 dias houve um aumento de 1000% na procura pelo atendimento na clínica Covid-19 e de 300 a 400% nos casos de internação e necessidade de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A UTI’s, por exemplo, tiveram de ser ampliadas. Também por isso, nesta quinta-feira, 21, um novo médico foi contratado para reforçar o quadro da unidade hospitalar.

Segundo ele, o aumento de casos é o resultado das aglomerações de festas de final de ano. Com o aumento da demanda, o Hospital de Campanha ampliou os leitos de UTI de 10 para 20. Atualmente, há 12 ocupados e o número deve aumentar nas próximas horas porque há pacientes instáveis na cínica. E se essa tendência seguir, pacientes terão que ser enviados para Rio Branco.

Marlon afirma que a falta de médicos tem sido uma grande dificuldade. Ele lembra que o Hospital de Campanha foi aberto, mas não houve ampliação no número de médicos com relação aos que já atuavam no Hospital do Juruá. Os médicos recém-formados de Rio Branco que foram para lá no início da pandemia já foram embora.

“A população tem que ter paciência porque tem horas que lá no Pronto-Socorro geral vai haver demora e em algumas horas só vai ter um médico. Estamos fazendo de tudo para manter ao menos um médico em cada setor e os colegas estão dando o sangue. Pedimos que as pessoas entendam que a pandemia não acabou e mantenham as medidas sanitárias e de distanciamento”, recomenda.

Alguns médicos que atuavam nos Hospitais do Juruá e de Campanha pediram demissão depois da operação da Polícia Federal que investiga possíveis irregularidades nas escalas de plantão.

Na rede

Prefeitura de Cruzeiro do Sul assina Termo de adesão ao selo Unicef

Publicado

em

A prefeitura de Cruzeiro do Sul, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, junto com o Conselho de Assistência Social, assinaram na manhã desta quinta-feira, 30, o termo de adesão ao Selo Unicef. O ato foi realizado no gabinete municipal, e contou com a presença do prefeito Zequinha Lima, da secretária municipal da pasta Delcimar Leite, da subsecretaria municipal Rosa Lima, da técnica Adriana Miranda e do presidente do Conselho Marcos Levi.

O selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Delcimar Leite, após aderir ao Selo, o município se compromete a promover políticas públicas pela infância e adolescência, como prioridade.

“O selo tem uma importância fundamental para prefeitura e para secretaria, pois assim conseguimos trabalhar a garantia e promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, do município de Cruzeiro do sul, buscando realizar ações intersetoriais visando a prevenção de situações como: crianças fora da escola; gravidez na adolescência, ou seja, garantir eficácia na gestão municipal”, explicou.

O prefeito Zequinha Lima destacou que é necessário que a sociedade também tenha uma participação ativa em ações voltadas para a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.

“Estou muito feliz que estamos assinando o termo de adesão do Selo Unicef. Para que possamos garantir a efetivação dos direitos das crianças e adolescentes, é preciso também que ocorra a participação social, garantindo o envolvimento dos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) e a participação de adolescentes”, falou o prefeito .

Continuar lendo

Na rede

Cruzeiro do Sul irá vacinar adolescentes de 12 a 17 anos

Publicado

em

A prefeitura de Cruzeiro do Sul vai iniciar sábado, 31, das 16 às 21 horas no Shopping Copacabana a vacinação contra Covid para o público de 12 e 17 anos no Tik Tok da vacinação. Os adolescentes deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

O Ministério da Saúde recomenda a prioridade para adolescentes com comorbidades, mas todo o público dessa idade será atendido, bem como todos que ainda não foram vacinados. O município tem 15 mil doses da Pfizer, o único imunizante autorizado para adolescentes.

No município, 87% da população já foi vacinada. O prefeito Zequinha Lima faz um chamamento para que os adolescentes e público em geral busque a vacinação para alcançar 100% de imunização em Cruzeiro do Sul.

“Temos visto que o número de novos infectados, de internações e mortes teve uma drástica redução já como resultado da vacinação. Então convidamos os adolescentes e ao público em geral para se vacinar. O Shopping foi escolhido por representar um local se diversão e entretenimento da nossa juventude”, destaca o prefeito.

A autorização para a imunização dos adolescentes foi dada, no último dia 27, terça feira, pelo Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde CONASEMS.

Continuar lendo

Na rede

Jovem de 19 anos é executado com 4 tiros em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

O jovem Eladio Coelho Farias, de 19 anos, foi executado com 4 tiros na frente de sua casa no bairro Jardim Primavera, em Cruzeiro do Sul, na noite desta quarta-feira, 28. Testemunhas afirmam que dois homens chegaram em uma moto azul, o chamaram pelo nome e deram o primeiro tiro na cabeça do jovem.

Há informação, ainda não confirmada pela polícia, de que Aladson tinha uma “cabeça” de droga no bolso.

O tenente Daniel, da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul, conta que as guarnições fizeram buscas pela dupla criminosa, mas ninguém foi preso. “O SAMU foi acionado e tentou a reanimação mas em seguida constatou o óbito. Acionamos a perícia e o IML, que levou o corpo. O caso agora será investigado pela Polícia Civil”, afirma o militar.

Continuar lendo

Na rede

Folha dos servidores de Cruzeiro do Sul será transferida para o Banco Santander

Publicado

em

A partir de dezembro deste ano o pagamento dos servidores municipais da prefeitura de Cruzeiro do Sul será feito através do banco Santander. Visando obter maior comodidade e melhoria nos serviços bancários, a prefeitura de Cruzeiro do Sul abriu um processo licitatório através de pregão eletrônico que foi vencido pelo Banco Santander. A instituição bancária está em fase de implantação na cidade. A expectativa é de que a agência seja inaugurada entre outubro e novembro e que a partir de dezembro o pagamento já seja efetuado através do Santander.

“Para gente é uma grande perspectiva, acreditamos muito no município de Cruzeiro do Sul. Este faz parte de um projeto de expansão do banco e vamos olhar para os servidores com tarifas diferenciadas, e para os consignados com boas propostas para poder entrar no município”, disse Jhonatan Nobre, gerente regional do Banco Santander.

O Prefeito Zequinha Lima explicou que a escolha da agência ocorreu através processo licitatório, tendo o servidor como prioridade. “A gente tem que procurar melhorias para os servidores. Estamos tomando uma decisão dentro da gestão ao abrir um processo licitatório, afinal são 3 mil servidores, e queremos uma contrapartida para a sociedade, com melhores serviços. Mais uma agência bancária representa investimentos na construção e contratação de servidores. Trata-se de uma referência, uma agência internacional. Entre novembro e dezembro as contas serão transferidas”, disse o prefeito.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas