Após motoristas de ônibus ameaçarem uma nova paralisação para esta quinta-feira, 21, o ac24horas procurou a prefeitura de Rio Branco para saber o que fora tratado sobre a inadimplência das empresas para com os condutores, uma vez que a categoria reclama que não foi recebida pela equipe de Tião Bocalom (Progressistas).
O superintendente de Transporte e Trânsito (RBTrans), Anízio Cláudio de Oliveira, informou que os motoristas já foram atendidos por meio do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte de Passageiros e Cargas do Estado do Acre (Sintpac), com reunião registrada em ata.
“Existe, segundo eles [Sintpac, um outro grupo que não representa a categoria, que insiste em fazer paralisação independente da conversa, do que se negocia, do que se propõe”, diz Anízio.
Em relação aos salários atrasados, o município afirma que se manifesta solidária à discussão da situação, mas unicamente na condição se mediador e esclarecedor das competências . “A prefeitura não tem a responsabilidade jurídica de fazer pagamento da folha de salário dessas operadoras”.
De acordo com a RBTrans, quem tem essa reponsabilidade são as próprias operadoras. “Quem fere, quem agride a prefeitura com paralisação do sistema, é a operadora, ela que tem contrato com a prefeitura. A busca da prefeitura é fazer com que a operadora cumpra seu contrato. Não temos, em tese, a obrigação de sanar salário dos motoristas das operadoras, não há nenhuma justificativa respaldada por uma regra pública”, destaca Anízio.