Categories: Destaque 6 Notícias Política

Famílias pobres foram as mais atingidas pela inflação em 2020

Published by
Leônidas Badaró

Rio Branco foi ao longo do ano de 2020, a segunda capital do país com maior índice de inflamação no Brasil ao alcançar taxa de 6,12%. A capital acreana só ficou atrás de apenas de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul (MS), que registrou 6,85%.


Um outro dado divulgado pela pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelou sobre a inflação no ano passado é que os pobres foram os que mais sofreram com o aumento da taxa. A inflação para as famílias cujo rendimento total, por mês, é menor que R$ 1.650,50 (o que no Brasil é considerada uma família com baixa renda) foi de 1,58% em dezembro. Na faixa que representa as famílias de renda mais alta, ou seja, com rendimento domiciliar superior a R$ 16.509,66, a variação foi de 1,05%.


Essa diferença de 0,53 ponto percentual, entre os dois grupos, revela um abismo muito maior entre a qualidade de vida dos mais ricos e dos mais pobres do que esse pequeno número nos deixa transparecer. Isso porque a inflação é o nome que se dá para o aumento de preços durante um determinado período. Quando se tem uma alta de preços de bens e serviços, seja de um mês para o outro ou de um ano para outro, esse efeito é o que chamamos de inflação. Da mesma forma, quando temos a queda nos preços de bens ou serviços, conhecemos esse fenômeno por deflação.


Quando uma pesquisa é realizada para saber como está a inflação destes serviços ou bens, é feita uma avaliação de acordo com o tipo de consumo de determinada população. Desta forma, os produtos que as pessoas mais ricas compram é diferente do que é consumido pelos brasileiros com menor renda, logo, uma avaliação dos impactos da inflação deve levar em conta o que cada uma dessas parcelas da sociedade está comprando.


É por isso que a análise de consumo é diferente entre ricos e pobres, explica a pesquisadora do Ipea, Maria Andreia Lameiras. Segundo ela, uma alta na inflação é mais prejudicial para as famílias mais pobres do País.


“Proporcionalmente a perda do poder de compra e da qualidade de vida que a inflação traz para as famílias mais pobres é muito maior. As mais ricas têm uma reserva monetária que pode ajudar essa família em um momento de alta generalizada dos preços. Já os mais pobres não. Quando você tem uma alta muito grande da inflação para os mais pobres, eles simplesmente deixam de consumir alguns serviços e itens de mercado”, detalhou a pesquisadora.


De acordo com Maria Lameiras, enquanto as pessoas com menor poder aquisitivo gastam recursos com alimentos, energia e transporte público, as famílias com maior fonte de renda empregam seus recursos com serviços como escolas particulares, plano de saúde e lazer.


De acordo com o resultado do Ipea, ao longo do ano, a forte aceleração de preços de alimentos e energia, além de uma alta menos intensa nos preços dos serviços e dos combustíveis, geraram uma significativa diferença de inflação entre as faixas de renda mais baixa e mais alta. Mas esses são pontos que devem ter queda gradativa dentro de alguns meses com a normalização da vida na pós-pandemia.


A partir do momento em que a atividade econômica começa a voltar à sua normalidade após o período da pandemia, haverá a recolocação natural e a recomposição da empregabilidade. Assim, aquelas pessoas que estão procurando emprego, assumem posição e começam a ter renda e aumenta-se o consumo.


Share
Published by
Leônidas Badaró

Recent Posts

Gracyanne Barbosa não aceita perdão de Huck e detona: “Tudo por audiência”

Na última quarta-feira (08), a influenciadora Gracyanne Barbosa botou a boca no trombone e rasgou…

11/05/2024

Cristãos começam aglomeração para início da Marcha Para Jesus

Centenas de cristãos de diferentes denominações, mas principalmente evangélicos, se aglomeram na região da Gameleira…

11/05/2024

Will Smith e Chris Rock fazem as pazes anos após tapa no Oscar, diz site

Dois anos após Will Smith dar um tapa em Chris Rock, no Oscar 2022, um…

11/05/2024

Ulysses rebate acusação do UOL e diz que setores da imprensa é que produzem fake news

Após ser citado por reportagem do portal UOL em uma lista de parlamentares que estariam…

11/05/2024

Felipe Bronze reage a assalto, aponta arma para bandido e fica ferido

Felipe Bronze sofreu um assalto a mão armada na sexta (10), no Rio de Janeiro.…

11/05/2024

Justiça do RS determina retirada de notícias falsas do Facebook

A juíza do plantão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), Fernanda…

11/05/2024