Categories: Destaque 4 Notícias

Apesar de queda no país, índice de confiança do comércio na Região Norte se mantém em alta

Published by
Leônidas Badaró

A Região Norte apresentou resultados positivos na confiança do empresário do comércio em todos os indicadores. O entendimento é da Fecomércio após avaliação do Índice de Confiança do Comércio (Icec), medido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Em todo o País, em janeiro de 2021, houve recuo de 2,2%, caindo a 105,8 pontos em relação a dezembro do ano passado.


Apesar de ter registrado a segunda queda mensal consecutiva, o indicador permanece no patamar de otimismo (acima de 100 pontos) pelo quarto mês consecutivo. No comparativo anual, houve variação negativa de 16,4%.


De acordo com Egídio Garó, consultor da Fecomércio, ao contrário do registrado nos índices nacionais, na Região Norte, houve indicação de pequena elevação na confiança, observando variação de +0,2% determinado pelas condições diferenciadas da localidade em relação às demais do País.” Em contrapartida, se observado o índice das condições atuais do comércio que leva em consideração a observação sobre a conjuntura econômica do país, a confiança não foi demonstrada, retroagindo -4,6% em toda a Região Norte e ocasionado principalmente pela elevação no preço da moeda americana”, disse.


Ainda segundo o consultor, esses indicadores levam ao entendimento de que janeiro, de forma geral, será um mês desafiador para as empresas instaladas em toda a região norte, tal qual nas demais regiões do País. “Contudo, nem tudo foi negativo na Região Norte se comparado ao cenário nacional. A expectativa do empresário com relação ao futuro demonstra o otimismo do setor com uma recuperação gradual das atividades ocasionadas pelo controle da pandemia por conta das vacinas, apresentando um índice de 1,3% e, sobre as expectativas da economia brasileira, uma elevação de +2,0%”.


Além disso, segundo informações repassadas por Garó, a expectativa para o setor comércio em todo o Brasil, regrediu em -2,1%, e no Norte tem uma expectativa positiva elevando o índice para +1,2%. “Os índices relacionados aos investimentos demonstram que em todas as regiões do País estão otimistas. No resultado geral, essa intenção de investimento foi de +1,0%, na Região Norte foi de +3,1%. Os investimentos das empresas e a possibilidade de contratação levaram a esse entendimento quando seus índices apresentaram resultados positivos de +2,5% e +4,6% em todo o Norte”, finalizou


Share
Published by
Leônidas Badaró

Recent Posts

Fortaleza faz no fim, empata com Boca na Bombonera e mantém liderança

Boca Juniors empatou com o Fortaleza por 1 a 1 na Bombonera, nesta quarta (15),…

15/05/2024

Flamengo alivia pressão, goleia o Bolívar e depende de si na Libertadores

O Flamengo passeou no Maracanã e goleou o Bolívar por 4 a 0 nesta quarta-feira,…

15/05/2024

Palmeiras vence Del Valle, vai às oitavas, mas vê Endrick sair lesionado

O Palmeiras venceu o Independiente del Valle por 2 a 1 na noite desta quarta…

15/05/2024

Nego Di xinga José de Abreu com todos os nomes possíveis e detona a Globo

Nego Di perdeu as estribeiras em vídeo publicado nesta quarta-feira (15), em resposta a José…

15/05/2024

Danubio vence e derruba campanha perfeita do Athletico na Sul-Americana

O Danubio venceu o Athletico Paranaense por 2 a 1 nesta quarta (15), na Ligga…

15/05/2024

Léo Santana opina sobre polêmica de Ivete Sangalo: ‘Vender ingressos hoje não está fácil’

Léo Santana, cantor, participou nesta quarta-feira (15) da coletiva do seu projeto musical PaGGodin, que…

15/05/2024