Conecte-se agora

Prouni 2021.1: lista de selecionados é divulgada hoje (19)

Publicado

em

Programa conta com duas chamadas regulares e lista de espera; confira cronograma

Os nomes dos aprovados na primeira chamada do Programa Universidade Para Todos (Prouni) serão divulgados nessa terça-feira (19) no portal do Prouni. O próximo passo para os selecionados é comprovar as informações prestadas na inscrição até o dia 27 de janeiro de 2021.

O Prouni seleciona candidatos para bolsas parciais e integrais em universidades particulares a partir de notas mais recentes dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Neste ano, entretanto, com o adiamento do Enem 2020 por causa da pandemia, a seleção do Prouni 2021.1 adotou as notas do Enem 2019.

O Prouni possui duas chamadas regulares. A primeira ocorre logo após o encerramento das inscrições e os candidatos selecionados têm um prazo para comparecer à instituição de ensino e levar as documentações necessárias para realizar a matrícula. 

A segunda chamada do Prouni acontece com as vagas remanescentes geradas pelos candidatos que não realizaram a matrícula no prazo estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC) ou que desistiram da vaga. O número de vagas ofertadas na segunda chamada é menor, justamente porque são as que não foram preenchidas no processo da primeira chamada. Os selecionados na segunda chamada também têm um prazo para comparecer à faculdade e realizar a matrícula para iniciar no curso.

Além das chamadas regulares, existe a lista de espera, que visa preencher vagas não ocupadas nas chamadas regulares. 

Critérios

Apenas estudantes dentro dos critérios estabelecidos pelo Prouni podem concorrer a uma vaga pelo programa. Para participar, é necessário se encaixar em uma das seguintes categorias:

– ter cursado o ensino médio completo na rede pública;

– ter sido bolsista integral em escolas particulares durante todo o ensino médio;

– ter alguma deficiência;

– ser professor da rede pública de ensino, na educação básica. Com exceção dos docentes, os demais candidatos não podem ter diploma do ensino superior.

Renda

Pelo Prouni o estudante consegue bolsas de estudo em universidades particulares. São duas modalidades: bolsa integral, para renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo, e bolsa parcial, para renda familiar mensal per capita de 1,5 a 3 salários mínimos.

Cronograma do Prouni

Inscrições: 12 a 15 de janeiro de 2021.

Resultado (primeira chamada): 19 de janeiro de 2021.

Segunda chamada: 1º de fevereiro de 2021.

Interesse em participar da lista de espera: 18 e 19 de fevereiro de 2021.

Resultado da lista de espera: 22 de fevereiro de 2021.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Anúncios

Destaque 2

Polícia prende membro do CV responsável por vários homicídios em Rio Branco

Publicado

em

Agentes da Delegacia de Homicídios e Proteção (DHPP) da Polícia Civil cumpriram um mandado judicial e prenderam na noite desta quarta-feira, 3, o homicida de alta periculosidade, Matlisson Malzone Caetano de Freitas, de 18 anos, vulgo “19”, membro da facção Comando Vermelho (CV), amigo e comparsa de Valdivino Marques, o vulgo “Diabão” do “CV” envolvido em pelos menos 12 homicídios na capital, que foi morto em uma troca de tiros com a Polícia Militar, no dia 05 de Janeiro deste ano, no bairro Boa União, na região da Baixada da Sobral.

A prisão do faccionado aconteceu em via pública, na rua Floriano Peixoto, no bairro Base ,em Rio Branco, enquanto ele caminhava com destino a uma festa. Segundo a Polícia,a relação de amizade de Matlisson e “Diabão” era tão afetuosa que até a cor dos seus cabelos eram iguais (avermelhados), bem como, o instinto de matador.

De acordo com a Polícia, Matlisson é acusado de matar o jovem Lougan Tayson Rodrigues, de 21 anos, que foi ferido a tiros dentro de sua residência localizada na rua Jatobá, no bairro Airton Sena, na região da Baixada da Sobral, em Rio Branco, na noite do dia 24 de dezembro de 2020. Após uma semana internado no Pronto-Socorro, Lougan não resistiu aos ferimentos e morreu.

Já no dia 29 de dezembro de 2020, o membro do “CV” agiu novamente e feriu com 4 tiros o jovem Saulo Isaías de Pinho, de 19 anos, em via pública enquanto tomava tereré com um amigo na frente de uma distribuidora localizada na rua Raimundo Melo no bairro Ayrton Senna, a ambulância do SAMU encaminhou o ferido ao Pronto-Socorro e Saulo morreu ao dar entrada no hospital.

Além dos dois homicídios cometidos no mês de dezembro de 2020, Matlisson matou e feriu a tiros pessoas inocentes na noite dia 13 de fevereiro de 2021, após juntamente com um comparsa se aproximarem em um veículo de cor prata, de uma distribuidora de bebidas localizada na rua Diamantina, no bairro Cidade Nova, e em posse de uma arma de fogo efetuarem vários tiros na direção dos clientes que se encontravam no estabelecimento. Durante a ação dos criminosos o Idoso Valmir Procópio, de 67 anos, e um adolescente de 17 anos, foram feridos e encaminhados pela ambulância do SAMU ao Pronto-Socorro da capital. O idoso não resistiu aos ferimentos e morreu.

As investigações através da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) continuam e a Polícia acredita que o matador do “CV” esteja envolvido em outras situações de homicídios, bem como tráfico de drogas e roubos na capital.

O criminoso de alta periculosidade foi encaminhado à Delegacia especializada e será encaminhado ainda hoje a Penitenciária Francisco de Oliveira Conde (FOC).

Continuar lendo

Cotidiano

Cheia dos rios Acre e Purus levam MPF e DPU pedirem reaplicação do Enem no Amazonas

Publicado

em

O Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública da União (DPU) no Amazonas protocolaram pedido à Justiça Federal para que seja determinada a reaplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Amazonas, conferindo-se as mesmas possibilidades de reaplicação da prova que nos demais estados do país e respeitando rigorosamente as medidas de biossegurança estabelecidas pelas autoridades sanitárias na ocasião da reaplicação.

O documento também requer à Justiça, caso concedida a tutela de urgência, que as novas datas das provas sejam condicionadas a parecer sanitário e epidemiológico positivo da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS/AM), em data não anterior a abril de 2021. Conforme o pedido, a possibilidade de requerer a reaplicação do exame deve se estender a todos os candidatos que se abstiveram no estado, seja por estarem acometidos por doenças infectocontagiosas, por estarem com medo de contaminação por covid-19 ou pela falta de estrutura dos locais de prova.

Para justificar o pedido, a DPU e o MPF citaram trechos do relatório de inspeção da Defensoria Pública do Estado em Itacoatiara, no interior do Amazonas. O documento conclui que, naquele município, foram descumpridas medidas sanitárias básicas de prevenção para a segurança dos candidatos e fiscais, tendo sido verificada a falta de espaçamento mínimo entre as carteiras, a falta de circulação de ar, bem como utilização de salas com capacidade máxima, em vez de 50%.

A situação do município de Boca do Acre, no interior do Amazonas, também é citada na petição para demonstrar os prejuízos pela falta de estrutura para a realização do Enem. Naquela cidade, os estudantes foram impedidos de realizar as provas do Enem em razão de decreto municipal suspendendo todas as atividades escolares e de outras áreas ligadas à educação em decorrência da pandemia e da situação de emergência ocasionada pelo nível de transbordamento total dos rios Acre e Purus, que inundou diversas escolas onde as provas seriam realizadas.

Os órgãos demonstram ainda, no pedido à Justiça, que a insegurança sanitária durante a aplicação das provas no Amazonas resultou em uma abstenção recorde, muito acima da média nacional. Conforme dados da Nota Técnica Conjunta Nº 38/2021, o índice nacional de abstenções do Enem em 17 de janeiro foi de 51,5%, o maior já registrado na história do exame. No primeiro dia de provas no Amazonas, em 23 de fevereiro, esse percentual chegou a aproximadamente 70%.

De acordo com a petição, mesmo sendo o estado mais atingido do país pela segunda onda da pandemia de covid-19 naquele momento, os estudantes que faltaram ao exame em decorrência de estarem acometidos por doença infectocontagiosa não tiveram a mesma chance de solicitar a reaplicação que os candidatos de outros estados.

Nesse sentido, os órgãos requerem que seja dada ampla publicidade em relação à possibilidade de requerimento de reaplicação do exame no Amazonas e pede ainda a disponibilização de canal apropriado pelo Inep para apresentação de requerimentos de reaplicação do exame.
O pedido foi protocolado no processo nº 1000461-55.2021.4.01.3200, que tramita na 3ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado do Amazonas, e aguarda decisão da Justiça.

Continuar lendo

Cotidiano

Liminar garante reconstituição da morte de Maicline que será realizada nesta quinta

Publicado

em

Uma decisão liminar do desembargador Pedro Ranzi, do Tribunal de Justiça do Acre, causou mais uma reviravolta no caso da reconstituição do acidente que provocou a morte de Maicline Borges em janeiro de 2019 e que pode resultar na acusação de homicídio doloso contra o médico Eduardo Veloso e o empresário Otávio Costa.

O magistrado decidiu aceitar o Mandado de Segurança, com pedido liminar, para que a reconstituição seja realizada nesta quinta-feira, 4. O juiz Alesson José Santos Braz havia atendido a um pedido da defesa de Eduardo e adiado a reconstituição por conta da possibilidade de provocar aglomeração às margens do Rio Acre, onde será feita a perícia, em razão da pandemia da Covid-19.

O desembargador ao manter a reconstituição nesta quinta alega a demora, já que deveria ter sido realizada em março do ano passado, colocando em risco a responsabilização criminal.

Continuar lendo

Cotidiano

Instituto Federal do Acre continua com inscrições abertas para cursos técnicos

Publicado

em

Continuam abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021/1 de cursos técnicos integrados e subsequentes, do Instituto Federal do Acre (Ifac). Ao todo, estão sendo ofertadas 1.130 vagas para os campi Baixada do Sol, Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site https://selecoes.ifac.edu.br/ até o dia 31 de março.

De acordo com edital, os cursos técnicos integrados são destinados para estudantes que concluíram o Ensino Fundamental e irão iniciar o Ensino Médio em 2021. Já os cursos subsequentes são indicados para pessoas que desejam aprimorar a carreira profissional com qualificação de curta duração.

Inscrições

Para se inscrever, o candidato deverá acessar o site https://selecoes.ifac.edu.br/ e escolher a modalidade que deseja concorrer, como também selecionar o campus que pretende estudar. Na sequência deverá preencher todos os campos obrigatórios da ficha de inscrição e o formulário socioeconômico.

Cronograma

Conforme edital, as inscrições seguem até o dia 31 de março. O resultado preliminar será divulgado até às 17h, do dia 01 de abril. Já o resultado final está previsto para ser publicado em 07 de abril.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas