Menu

Zequinha acredita em novos tempos com vacinação da Covid-19

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O governador Gladson Cameli e o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, iniciaram no final da tarde desta terça-feira, 19, a vacinação com a CoronaVac no município. Na ocasião, seis pessoas, entre cacique indígena, profissionais da saúde e um idoso do Lar Vicentino, foram imunizados.


Para o prefeito, o momento é de esperança e novos tempos. Ele reiterou o agradecimento ao governador Gladson pelas ações durante a pandemia, coroadas pela vacinação. “Esperamos muito por esse momento. Esse é um passo gigantesco que nosso governador deu, e o Acre inteiro reconhece esse esforço. A partir de hoje nasce a esperança, as pessoas passam a viver de novo. Essa vacina não tem preço, seu preço é a vida. Mesmo com a vacina, pedimos que a população mantenha todos os cuidados necessários, pois estamos apenas começando a vacinação. Vamos vencer”, destacou.

Publicidade


As cinco cidades do Vale do Juruá deverão receber um total de 4.506 doses de vacina contra o coronavírus nesta primeira etapa. São 1.304 para profissionais da saúde e idosos e 3.202 para os indígenas aldeados da regional. O governador Gladson Cameli destacou o início do processo da volta à normalidade e pediu ajuda da população para evitar o aumento de casos até que as duas doses da CoronaVac façam efeito.


“Não tem um dia que eu acorde, que olhe para o por do sol e comece a sonhar a realidade de virar essa página. Eu voltaria tudo de novo se fosse necessário, pois é através da população que vejo o brilho no olhar de cada um. Esse luta é de todos nós, para que juntos possamos virar essa página e ter a liberdade que tínhamos. Me ajudem a combater esse vírus”, reiterou.



Os primeiros imunizados em Cruzeiro do Sul

1- Indígena: Fernando Rosa Katukina, de 55 anos, é casado e tem 36 filhos. Formado em Ciências Biológicas, Fernando é o Cacique geral da terra indígena Campinas katukina Etnia: Noke koi.


2- Idoso em asilo: O idoso Valdenor Moraes tem 65 anos, é morador da instituição do Lar dos Vicentinos.


3- Profissional da saúde: Dr. Rita de Cássia de Souza Lima – médica do município e do estado, em Cruzeiro do Sul, tem 42 anos de idade e mais de 10 anos de serviço na área da saúde. Drª Rita trabalhou na linha de frente do COVID-19, como coordenadora da Vigilância Epidemiológica, de janeiro a dezembro de 2020, e atua como médica infectologista da ala COVID.


4–Profissional da Saúde: Enfermeira Renata Andrade Augusto, tem 9 anos de atuação na profissão e trabalha atualmente no Posto de Saúde Mão Amiga do município de Cruzeiro do Sul, no atendimento aos pacientes suspeitos e confirmados do COVID-19. Renata contraiu o vírus no mês setembro de 2020, atuando na linha de frente. Ela prestou serviço na Unidade Sentinela do Aeroporto Velho, Nestor Soares de Vasconcelos. Durante a pandemia, a profissional teve que redobrar o período de trabalho, atendendo mais de 100 pessoas nas unidades de saúde por dia, das 7h às 20h.


5- Profissional da Saúde: Dr. Suiane da Costa Negreiros do Vale, tem 51 anos, e há 23 anos atua como médica infectologista. A profissional trabalhou na linha de frente da clínica COVID no Hospital Regional do Juruá, nos atendimentos aos hospitalizados de Covid-19.


6- Profissional de Saúde: Glaucia Negreiros Almeida tem 39 anos e atua desde o início da pandemia na Unidade de Tratamento Intenso- UTI COVID, sendo uma das profissionais da saúde que ajudou a montar a 1° UTI COVID no Vale do Juruá. Glaucia é funcionária do Hospital de Campanha, sendo formada há 09 anos como enfermeira, e atua há 6 anos no Hospital do Juruá.

Publicidade

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido