Menu

Pesquisar
Close this search box.

Cuidados com a Covid-19 devem continuar após a vacinação

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Com a aprovação das vacinas contra a Covid-19 pela Anvisa, brasileiros têm esperanças renovadas de tudo voltar a ser como antes da pandemia; com abraços apertados, reencontros entre amigos e familiares, além de poder sair de casa sem máscara.


Ocorre que a vida “normal” ainda vai demorar um tempo para acontecer. Pelo menos inicialmente, a população ainda vai ter que usar máscara.

Anúncios


Segundo a epidemiologista da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Ethel Maciel, mesmo com o início da vacinação contra a Covid-19, é preciso que 70% da população esteja vacinada, para atingir a chamada imunidade de rebanho – o que pode demorar. “2021 vai ser um ano que ainda vamos utilizar máscara, vai precisar fazer distanciamento físico. Álcool em gel e a lavagem das mãos vão ser nossos aliados”, recomenda.


De acordo com os especialistas, o dia a dia dos brasileiros só deve voltar ao normal, quando boa parte da população for imunizada, o que não vai acontecer em curto prazo. “Não é para relaxar, não é parar liberar atividades com aglomerações, que aumentem o risco de contágio pelo coronavírus. Provavelmente, uma vida normal até o final do ano, mesmo com a vacina, ainda não teremos. Depende da velocidade com que o Brasil conseguirá vacinar toda a sua população”, comenta o pneumologista e diretor da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, Hermano Castro.


Fonte: Brasil 61


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido