Menu

Em Cruzeiro do Sul, os locais fixos de vacinação serão a UFAC e Teatro dos Náuas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

As vacinas contra o novo coronavirus deverão chegar a Cruzeiro do Sul nesta terça-feira, 19, em caminhão-baú frigorífico, escoltado pelas forças de segurança e ficarão na Rede de Frios de Cruzeiro do Sul até serem distribuídas aos municípios. A informação é da coordenadora da Rede de Frios da Regional Danila Pinheiro.


Segundo o governador Gladson Cameli,  o helicóptero Harpia 4 que está na região dará o suporte necessário para a operação. Todas as informações,  incluindo ainda a parte técnica de armazenagem e aplicação das doses da Coronavac,  são  repassadas aos representantes das sete cidades da Regional Tarauacá, Tarauacá/Envira e Juruá, no   encontro de dois dias no Posto de Saúde da 25 de Agosto. O Distrito Sanitário Especial Indígena  – DSEI,  também tem  representante no evento.

Publicidade

Além do helicóptero,  os  municípios do Vale do Juruá,  com  locais de difícil acesso,  como seringais,  aldeias e unidades de conservação ambiental, a logística de vacinação requer barcos. Tudo será de responsabilidade das prefeituras.


Preparação dos municípios

O secretário de Saúde de Cruzeiro do Sul, médico Aguinaldo Lima,  diz que a logística dependerá da quantidade de doses de vacina que o município vai receber.  Mas à priori, vai instalar pontos de vacinação nas imediações do Teatro dos Nauas e na Universidade Federal do Acre.


Equipes itinerantes atenderão o público prioritário em abrigos e nas aldeias,  atuarão em parceria como DSEI.


Em Mâncio Lima,  segundo a secretária de Saúde do município,  Joice Gonçalves, ainda há dúvida com relação à temperatura de armazenagem das doses,  porque há locais no Parque Nacional da Serra  e Rios Môa e Azul,  em que não há energia.  “Este encontro é importante pra esclarecer essas dúvidas, mas estamos com equipes na cidade e  barcos preparados para a vacinação nas aldeias e Parque.  Temos 30 mil seringas caso seja necessário”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido