Conecte-se agora

No Acre, mais de 40 mil candidatos farão a prova do Enem 2020 neste domingo

Publicado

em

No Acre, mais de 40,6 mil candidatos deverão fazer as provas presenciais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (17). A abertura dos portões ocorrerá como nas edições anteriores: abrem às 9h30 (horário local) e fecham às 11h (horário local).

Em Rio Branco, a Superintendência de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTrans), informou que neste domingo, 17, a frota de ônibus será reforçada para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Serão nove ônibus a mais circulando para atender a demanda dos candidatos. Ao todo, 47 coletivos farão o transporte dos estudantes em Rio Branco.

Segundo o Inep, as medidas de prevenção contra o coronavírus serão as mesmas para todos os lugares. Não haverá planejamento especial para os locais que estejam com aumento no número de casos.

Entre as medidas, estão:

Uso obrigatório de máscaras para candidatos e aplicadores; Disponibilização de álcool em gel nos locais de prova e nas salas (a quantidade total só será conhecida após a aplicação do exame); Recomendação de distanciamento social no deslocamento até as salas de provas Identificação de candidatos do lado de fora das salas, para evitar aglomeração – haverá marcações no piso para ter distanciamento.

Na edição de 2019, foram 140 mil locais de aplicação, agora serão 200 mil com cerca de 50% da capacidade máxima.

Candidatos idosos, gestantes e lactantes ficarão em salas com 25% da capacidade máxima. Ocorrerá higienização das salas de aulas, antes e depois do exame.

A retirada da máscara poderá ser feita, segundo o protocolo, para alimentação, ingestão de líquidos e troca do item. É recomendado que o candidato leve máscaras reservas para trocar.

Cotidiano

Federação muda tabela e última rodada do 2º turno do estadual terá jogos simultâneos

Publicado

em

Para evitar qualquer tipo de reclamação de favorecimento para qualquer equipe e aumentar ainda mais a dose de emoção na reta final do campeonato, a Federação de Futebol do Acre (FFAC) decidiu mudar a última rodada do Estadual 2021. Na próxima quinta-feira, 30, as duas últimas partidas do segundo turno vão acontecer em horário simultâneo.

Na Arena da Floresta se enfrentam Humaitá e Atlético. Com três pontos, as duas equipes ainda sonham com o título. No caso do Humaitá, caso seja vencedor do segundo turno, já garante o título inédito do futebol acreano de forma direta, sem finais. Ocorre que tanto o Tourão de Porto Acre quanto o Galo Carijó não dependem de suas próprias forças. Enquanto estiveram se enfrentando, no mesmo horário, no estádio Florestão, o Rio Branco vai está jogando contra o Galvez. O Estrelão é o líder do returno e joga por um empate para conquistar o título do segundo turno e garantir vaga para o Brasileirão da Série D e a Copa do Brasil do ano que vem.

As duas partidas simultâneas serão transmitidas ao vivo para FFAC TV e pelo ac24horas a partir das 17:50h da próxima quinta.

Continuar lendo

Cotidiano

Gonzaga parabeniza Cruzeiro do Sul: “Que Deus continue abençoando essa cidade”

Publicado

em

O deputado estadual Luiz Gonzaga (PSDB), primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), parabenizou a cidade de Cruzeiro do Sul que festeja nesta terça-feira (28) 117 anos de fundação.

Na manhã desta terça-feira, o deputado participou da abertura da programação de comemoração dos 117 anos da cidade na companhia do governador do Acre, Gladson Cameli, vice-governador, Wherles Rocha, presidente da Aleac, Nicolau Junior, prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, e demais autoridades.

Em um vídeo divulgado na redes sociais, o parlamentar pede que Deus continue abençoando a cidade de Cruzeiro do Sul e os cruzeirenses.

“Quero parabenizar Cruzeiro do Sul, minha cidade natal, pelos seus 117 anos. Quero pedir a Deus que continue abençoando essa cidade e seu povo. Que Cruzeiro do Sul possa crescer e prosperar, fazendo seu povo feliz”, disse.

Gonzaga é responsável por inúmeras emendas e indicações que ajudaram a cidade de Cruzeiro do Sul ser hoje um dos principais centros econômicos do Acre. O deputado viaja pelas comunidades ribeirinhas e tem levado incentivo aos produtores rurais da região.

Continuar lendo

Cotidiano

Bocalom proíbe secretários de aderirem à ata de preços de entidades do sistema “S”

Publicado

em

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (Progressistas), publicou nesta terça-feira, 28, um decreto que proíbe os órgãos e entidades da administração pública do Município de Rio Branco aderir a atas de registro de preços decorrentes de certames licitatórios realizados por entidades integrantes do Sistema “S”.

O Sistema “S” é composto pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social do Comércio (Sesc); Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e Serviço Social de Transporte (Sest).

O decreto também proíbe a adesão de atas de registros de preços de outras entidades cujas licitações são regidas por regulamento próprio.

No decreto, o prefeito afirma que a decisão ocorreu após um despacho em Diligência SAJ nº 2021.02.001062, da Procuradoria Geral do Município e um ofício encaminhado pela Controladoria Geral do Município de Rio Branco.

Continuar lendo

Cotidiano

Acre convoca 38 entidades sociais para habilitarem a parceria e receber recursos

Publicado

em

A convocação saiu no Diário Oficial desta terça-feira, 28. As Organizações da Sociedade Civil – OSC’s que atuam na Assistência Social precisam apresentar documentação definida no edital para poderem se habilitar para celebrar parceria e ter acesso aos recursos públicos.

No total, são 38 entidades convocadas. Sendo que 24 são de Rio Branco, Entre elas, algumas muito conhecidas da população e que desenvolvem um já conhecido trabalho social, como o Educandário Santa Margarida e o Lar dos Vicentinos. Outras 14 entidades estão espalhadas nos municípios de Cruzeiro do Sul (9), 2 em Feijó, 2 em Tarauacá e 1 em Marechal Thaumaturgo.

A relação de documentos que deve ser entregue ao governo consta no Diário Oficial desta terça-feira, 28.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas