Gladson já está em São Paulo para receber primeira remessa da vacina contra a Covid-19

Acre saiu na frente com a entrega do Plano de vacinação ao Ministério da Saúde
Com a autorização emergencial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o uso das vacinas contra a Covid-19 do Instituto Butantan, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), parceira do consórcio Astrazeneca/Oxford, o governador do Estado do Acre, Gladson Cameli, viajou neste domingo, 17, para o estado de São Paulo para garantir que o Acre receba a primeira remessa de vacinas. O anúncio foi feito pelo governador minutos após a Anvisa aprovar o uso emergencial do imunizante em todo o Brasil.
A previsão é que o estado do Acre receba 17 caixas térmicas da vacina nesta segunda-feira, 18, totalizando 510 kg, que será transportado pelo avião da Força Aérea Brasileira (FAB), com o horário a ser definido.
Em vídeo publicado nas redes sociais, Gladson Cameli, falou que vai acompanhar de perto na manhã da segunda-feira, 18, o embarque das vacinas para o Acre. “Estou muito feliz, agradeço a Deus, pois em breve começaremos todo o processo de imunização contra a Covid-19, das nossas famílias acreanas e toda nossa nação. Peço a nossa população que continuem tomando todos os cuidados necessários, pois logo vamos virar essa página”, destacou o governador do Acre.
O governador afirmou ainda que o Acre tem seringas suficientes para imunizar a população do estado e a distribuição será realizada conforme planejamento da secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). “Nossa Secretaria de Estado de Saúde está preparada para colocar em prática o Plano de Vacinação no Acre, com o apoio que for necessário para a distribuição nos municípios. Também já havíamos feito a aquisição de agulhas, seringas e os refrigeradores para acondicionar as vacinas”, completou Gladson Cameli.
A vacinação contra o coronavírus no Brasil está programada para ter início na próxima quarta-feira, a partir de 10h, informou hoje o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. A distribuição das vacinas para todos os Estados será realizada nesta segunda-feira, 18, segundo ele.
O governo federal fez a aquisição de seis milhões de doses já produzidas pelo Instituto Butantan, em São Paulo. Cada pessoa deve receber duas doses, ou seja, o estoque atual é suficiente para vacinar três milhões de pessoas em todo o Brasil. Os Estados serão responsáveis pela distribuição e os municípios pela execução da vacina.

Uma visitante recebeu voz de prisão ao ser flagrada por policiais penais portando três aparelhos de celulares. Ela estava na portaria do presídio Evaristo de Moraes, na manhã desta sexta-feira (5).
Somente esta semana, houve três apreensões de celulares junto com os objetos enviados aos presos, que não recebem visita por conta da pandemia.
De acordo com os policiais, a mulher, que foi levada à delegacia para os procedimentos cabíveis, compareceu para fazer a entrega de objetos a um interno. Ao fazer o procedimento padrão de revista dos pertences, os homens da lei encontraram os aparelhos celulares escondidos.
O uso de telefones no interior dos presídios é terminantemente proibido por lei, mas nos últimos dias, várias visitantes estão sendo flagradas tentando driblar a fiscalização.
Outra tentativa dos infratores manter contato com os presos é jogando os celulares por cima da muralha, mas, também nesses casos, os policiais fazem o bloqueio pois mantém vigilância nas guaritas 24 horas por dia.
Via Radar 104

Começa nesta sexta-feira, 5 , a entrega das Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) que foram solicitadas ao Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) antes do fechamento total das unidades, ou por meio do site do órgão.
A ação será realizada a partir da tarde desta sexta, de forma agendada por meio do site do Detran/AC. O órgão informa que para quem já solicitou a CNH, pagou as taxas e aguardou o período de confecção do documento, é necessário apenas agendar dia e hora para retirada, por meio site do Detran, e no dia marcado comparecer com documento oficial de identificação.
“A única etapa presencial é o recebimento do documento, o que, para evitar aglomerações, precisa ser agendado pelo site. O horário de entrega será apenas das 13h30 às 16h”, explica Elisângela Brasil, chefe da Divisão de Atendimento ao Público – Habilitação do Detran.
No site www.detran.ac.gov.br é possível solicitar a CNH definitiva, Permissão Internacional para Dirigir e a segunda via da CNH, clicando-se na aba de Serviços.

Foto: Sérgio Vale/ac24horas.com
O presidente da Energisa, José Adriano Mendes Silva, informou ao presidente da Associação Comercial Marcello Moura, que a empresa estuda uma forma de negociação com os empreendedores que tiveram seus estabelecimentos atingidos pelas cheias do Rio Acre e dos Igarapés. O anúncio é uma resposta à solicitação feita pela Acisa em favor desse grupo.
“Viemos até a Acisa, primeiro para colocar nossa empresa à disposição dos nossos empreendedores. Depois para informar ao presidente Marcello Moura que estamos estudando uma forma de negociação com os empresários que tiveram seus estabelecimentos atingidos pelas águas. Nós somos parceiros e queremos encontrar a melhor forma para minimizar o sofrimento do nosso povo”, afirmou José Adriano, segundo nota publicada pela Acisa.
Para garantir a negociação, a Acisa fará um levantamento dos estabelecimentos que foram atingidos e encaminhará para a Energisa para que seja apresentada uma proposta. A ideia é facilitar o pagamento, evitando cortes, de maneira que os empreendedores possam pagar a conta de energia.
Marcello Moura lembrou que os empreendedores enfrentam muitas dificuldades e precisam de todo apoio. “Nós visitamos os estabelecimentos, conversamos com os empresários e solicitamos esse apoio da Energisa. Hoje estamos recebendo a confirmação que teremos uma negociação especial para o pagamento da conta de energia. Um gesto de quem acredita e apoia o empreendedorismo”, explicou.
Durante a visita, os representantes das duas entidades, discutiram ainda possibilidade de parcerias futuras para beneficiar os empreendedores. “A Energisa é uma parceira do comércio acreano”, finalizou José Adriano.
(Acisa)

A artista e escritora acreana Roberta Marisa lança nesta sexta-feira, 5, o livro “À Beira”, sua primeira publicação, produzida pela editora Saramago, com incentivo da Lei Aldir Blanc, contemplado no edital de Arte e Patrimônio, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM).
O lançamento vai ocorrer por meio de uma live, com convidados especiais, na próxima sexta-feira, às 18h, nas redes sociais do @studiopapoula.
O livro já está disponível na versão física e pode ser adquirido diretamente com a autora pelo telefone 68 98110-5906 ou online através dos endereços: studiopapoula.com.br e loja.editoraalbatroz.com.br/a-beira.
Escrito inteiramente à mão, com pontuação nua, quase vulgar à língua, exagerado como a súplica das cartas que nunca alcançaram seus amores, o livro “à beira” surge para compartilhar os desejos que um dia tivemos guardar.
Sobre a obra
A personalidade exposta em cada palavra, e ainda a importância de escrever a mão em um mundo cada vez mais digital, convida os leitores a sentirem a poesia com mais calma e presença. Afinal, em uma realidade hiperconectada, é normal que a escrita à mão venha perdendo o seu valor e uso. Entanto, as letras formadas no papel resgatam o tradicionalismo literário na tentativa de criar uma identidade autenticamente pura e emocional, com manchas de nanquim que revelam a vulnerabilidade dos sentimentos.
A inspiração dos temas vem dos amores não correspondidos, da solitude dos tempos pandêmicos, do desejo e da coragem de nadar pelo impossível.
-
Acre
Com inauguração prevista para 18 de março, ponte do Rio Madeira está em fase de conclusão
-
Cotidiano
Mesmo estendendo tapete preto, Gladson abre comércio e determina lockdown aos finais de semana
-
QUE SITUAÇÃO!
Mãe morre por Covid-19 enquanto filhos enterravam o pai
-
DECISÃO DO GOVERNO
Medida de lockdown é alterada em decreto e adiada para o próximo final de semana no Acre
-
NA JUSTIÇA
Perícia vai reconstituir acidente que matou a jovem Maicline Costa
-
LOCKDOWN
Igrejas poderão funcionar no final de semana, mas mototaxistas, taxistas e aplicativos não
-
PROGRAMAÇÃO
Convocação da PM deve ser publicada no dia 15 e curso de formação inicia em setembro
-
NO PERÍODO DE LOCKDOWN
Empresas estão proibidas de convocar trabalho interno no final de semana e feriados