Conecte-se agora

Região Norte registra menor indicador de Intenção de Consumo das Famílias

Publicado

em

A Região Norte apresentou o menor indicador na Intenção de Consumo das Famílias (ICF), com 66,2 pontos em janeiro de 2021. O motivo, de acordo o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC, estaria associado ao aumento do número de casos e óbitos ocasionados pelo Covid-19, situação que deve mudar nos próximos meses com as campanhas de vacinação.

A ICF é medida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e cresceu pela quinta vez seguida em todo o Brasil neste primeiro mês do ano, subindo 73,6 pontos. Contudo, mesmo com as altas, o indicador registrou o pior desempenho para um mês de janeiro desde o início da série histórica, em 2010. Além disso, no comparativo anual, houve recuo de 24,2% – a décima retração consecutiva nesta base comparativa. A ICF está abaixo do nível de satisfação (100 pontos) desde abril de 2015.

Egídio Garó, assessor da Fecomércio, explicou que a pesquisa apontou a composição favorável dos indicadores mensais, como emprego atual, perspectiva profissional, renda atual, acesso ao crédito, nível e perspectivas de consumo da família e momento para duráveis. “Em todo o País, os indicadores apontaram para um aumento na intenção de consumo das famílias, atingindo um patamar de 73,6 pontos, numa escala até 100 pontos maior do que o observado no mês de maio de 2020.

Os índices regionais, por sua vez, demonstram essa intenção considerando todos os Estados que compõem os blocos. “A Região Norte teve, entre todas as demais regiões, o menor indicador, atingindo 66,2 pontos, apresentando-se menor do que o observado no mês de dezembro, com um recuo de -3,2%. Com relação ao emprego atual, os indicadores recuaram em -3,5%, acumulando um indicador de -27,6%, indicando que os habitantes da região norte ainda estão desconfiados quanto à manutenção de seu emprego. O mesmo acontece com a perspectiva profissional, variando neste mês -0,7 % e acumulando um recuo de -22,8 %, indicando insegurança quanto às possibilidades profissionais para os próximos períodos”, explicou o consultor.

Em relação à renda mensal, a Região Norte apresentou resultados insatisfatórios com um indicador de 59,3 pontos, diminuindo 5,3% com relação ao mês anterior. “Tanto o acesso ao crédito quanto o nível de consumo atual indicaram negativamente, apontando que os consumidores não estão dispostos a compras nos próximos meses, mesmo com as facilidades do acesso ao crédito. Além disso, em toda a região [Norte] não há intenção de consumo para os bens duráveis, como geladeiras, fogões e outros itens”, enfatizou Garó.

Egídio explicou ainda que é importante que o segmento de comércio de bens esteja atento à intenção de consumo numa escala macro. “Para, então, definir suas estratégias de preço, marketing, logística, estoques e utilização da oferta de crédito”, finalizou.

Anúncios

Cotidiano

Visita de Bolsonaro ao Acre foi acompanhada por correspondentes internacionais

Publicado

em

Foto: Diego Gurgel/Secom

A visita do presidente Jair Bolsonaro no Acre manifestou interesse na imprensa nacional e internacional. Pelo menos 18 países receberam as informações sobre a agenda institucional nas cidades de Rio Branco e Sena Madureira.

O número de desabrigados no Acre, cerca de 110 mil, chamou atenção da imprensa internacional, assim como as estratégias de vacinação traçadas pelo governo federal para atender as cidades, onde foi decretada calamidade pública.

A Rádio Tupi, do Rio de Janeiro, fez flashes da presença do presidente em Sena Madureira, uma das cidades mais atingidas pelas cheias. A Rádio Nacional também acompanhou a transmissão ao vivo feita pelo Sistema Público de Comunicação.

A entrevista coletiva concedida pelo presidente Jair Bolsonaro, o governado Gladson Cameli e os ministros de estados, foi acompanhada por correspondentes internacionais, entre eles, jornalistas do Reino Unido.

A agenda do presidente foi marcada por quebras de protocolo. Em Sena Madureira, Bolsonaro determinou o pouso das aeronaves e fez questão de conhecer regiões alagadas percorrendo de carro os trechos mais críticos. Ele foi ovacionado pela população que acompanhou a caravana presidencial em uma verdadeira carreata.

Continuar lendo

Cotidiano

Rio Branco tem protesto na vinda de Bolsonaro com faixa em passarela

Publicado

em

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Apesar de ter sido recepcionado de forma bastante calorosa por seus apoiadores no Aeroporto Internacional de Rio Branco e no município de Sena Madureira, a chegada do presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) ao Acre nesta quarta-feira, 24, também provocou manifestos de repúdio ao governo federal no centro da capital acreana.

Uma faixa fixada na Passarela Joaquim Macedo, na região da Gameleira, detinha os dizeres: “Vacinação e Auxílio Emergencial Já!”. Logo abaixo, estava escrito: “Fora Bolsonaro Mourão”. Extensa, a faixa poderia ser vista de vários locais da região.

O presidente veio acompanhado de ao menos cinco ministros, incluindo Eduardo Pazzuelo, da Saúde, para ver de perto a situação crítica em que o Acre se encontra devido às crises provadas pela pandemia, dengue, crise migratória e, principalmente, enchentes.

Com ele, vieram mais de 20 mil doses de vacinas contra o coronavírus. Bolsonaro sobrevoou Sena Madureira e Manoel Urbano, duas das cidades mais afetadas pela cheio de rios e igarapés. Ele estava acompanhado do governador Gladson Cameli e dos senadores Márcio Bittar, Sérgio Petecão e Mailza Gomes.

Continuar lendo

Cotidiano

Municípios têm até 28 de fevereiro para finalizar prestação de contas do Suas de 2019

Publicado

em

As gestões municipais têm até 28 de fevereiro para finalizar o Demonstrativo Sintético Anual de Execução Físico Financeira, do exercício de 2019, referente aos Serviços e Programas Socioassistenciais e do Bloco da Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta gestores e conselhos municipais para o prazo, estabelecido na Portaria 166/2020 do Ministério da Cidadania, e possíveis penalidades.

O preenchimento do Demonstrativo Sintético é etapa obrigatória nos processos de financiamento estabelecidos pelo Ministério da Cidadania. O não preenchimento dentro do prazo implica em suspensão dos recursos federais, impactando, portanto, na continuidade dos serviços socioassistenciais. Os Municípios devem acessar o Sistema de Autenticação e Autorização (SAA) da pasta para fazer a prestação de contas.

A área de Assistência Social da CNM também orienta que os gestores fiquem atentos ao que dispõe a Portaria 124/2017, que regulamenta os procedimentos de guarda e arquivamento dos processos e documentos comprobatórios das despesas realizadas com recursos federais, transferidos na modalidade fundo a fundo, destinados ao cofinanciamento dos serviços, programas e projetos socioassistenciais, e das transferências voluntárias de recursos de emenda parlamentar ou de programação orçamentária própria no âmbito Suas.

Da Agência CNM de Notícias

Continuar lendo

Cotidiano

Bolsonaro chega ao Acre acompanhado de Gladson e com 21 mil doses de vacinas

Publicado

em

O presidente da República, Jair Bolsonaro, desembarcou em Rio Branco às 8h da manhã desta quarta-feira, 24, no Aeroporto Internacional de Rio Branco. Ele estava acompanhado do governador Gladson Cameli e dos senadores Márcio Bittar, Mailza Gomes e Sérgio Petecão. O ministro da saúde, Eduardo Pazuello também está presente com mais 5 outros ministros.

Sob forte esquema de segurança, Bolsonaro desembarcou em Rio Branco e seguiu para dois helicópteros do exército brasileiro que farão um sobrevoo a região alagada de Sena Madureira. Apenas o voo, Bolsonaro e a comitiva do Acre retornam ao Aeroporto de Rio Branco aonde ocorrerá uma entrevista coletiva.

O ac24horas apurou que o avião presidencial traz um carregamento de 14 mil doses de vacina.

Assista ao vídeo:

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas