Menu

Médicos denunciam assembleia do Sindmed ao Ministério Público por aglomeração

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O clima esquentou pelas bandas Sindicato de Médico do Acre (Sindmed). O atual presidente, Murilo Batista dos Santos Filho, é acusado de presidir a entidade, mesmo morando fora do Acre. O mais grave é que o médico aparece como ativo no Portal de Transparência e recebendo normalmente seus salários no governo acreano.

Além dessas acusações, há um outro problema. O presidente marcou para este sábado, 16, uma assembleia extraordinária da categoria. Ocorre que a reunião vai ser presencial e os médicos reclamam que se todo mundo comparecer vai acontecer aglomeração e crescer a chance de que os profissionais que são essenciais para o tratamento dos doentes sejam  contaminados pela Covid-19. “Como é que se marca uma assembleia geral em meio a uma pandemia. Colocar todos os médicos do Acre em um único lugar correndo o risco desses médicos pegarem Covid-19 e deixarem os hospitais desassistidos”, afirmou um médico que prefere não ser identificado ao ac24horas.

Anúncio

Pelo menos dois médicos denunciaram a  realização da assembleia e pediram providências ao Ministério Público do Acre (MPAC) para suspender o encontro e evitar aglomerações. Em ofício enviado ao Sindmed nesta quinta-feira, 14, o titular da Promotoria Especializada de Defesa da Saúde, Glaucio Oshiro, afirmou que apesar da assembleia não poder ser proibida pela lei, o sindicato deve evitar aglomeração não condizente com o atual momento da pandemia, seja oportunizando uma plataforma virtual para a realização do evento ou adotando outras medidas oportunas. O promotor deu 24 horas de prazo para que o Sindmed se manifeste sobre as medidas que serão adotadas.

“Isso é uma estratégia da atual diretoria. De forma presencial, muitos não irão. Aí com pouca gente, eles mobilizam o grupo deles e aprovam tudo que é absurdo. Não é à toa que o nosso presidente nem no Acre mora mais”, diz o profissional.

O presidente do Sindmed foi procurado pelo ac24horas, mas não se manifestou. Em relação aos salários, a Sesacre informou que o médico já deu entrada no processo de aposentadoria, mas vai abrir um processo administrativo para apurar o suposto recebimento de salários sem que o profissional tenha trabalhado.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.