O Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC informou nesta quarta-feira, 13, que o setor de habitação foi o principal influenciado para o aumento do Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) na capital acreana. Este fator fez com que Rio Branco se tornasse a vice-campeã nacional na carestia.
Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o consultor Egídio Garó o IPCA de dezembro subiu 1,37%, o que a deixou abaixo apenas de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. No Acre, os índices de habitação, alimentação e bebidas, apresentaram aumento.
De acordo com Garó, a habitação obteve 5,51% do total acumulado no ano; seguido de alimentação e bebidas, com 1,49%; e transportes, com 0,91%. O consultor explicou que, na habitação, são considerados a elevação do preço da energia elétrica que, além das bandeiras impostas pela baixa geração de energia, ainda sofreram ajustes tarifários ao longo do ano.
“O item de alimentação e bebidas foi o segundo que mais contribuiu para o índice geral da cidade, causado pelo aumento das alíquotas tributárias, o alto custo do frete ( que influenciou na elevação do índice dos transportes). Esses índices se apresentaram elevados por conta do constante aumento no preço dos combustíveis negociados na cidade, bem como a elevação do custo do metro quadrado na construção civil. Os transportes, que envolve o setor geral, incluindo automóveis, caminhões, motos e utilitários, também sofreu a influência da elevação no preço”, disse o consultor à Fecomércio.
Com a decisão da CBF de retirar a vaga direta na terceira fase da Copa…
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), utilizou seu perfil no Instagram para compartilhar…
A Defesa Civil estadual já ativou um plano de contingência para reduzir os impactos à…
Após ter sua saída antecipada pelo SBT, Cléber Machado já tem data de estreia marcada…
Um sósia do príncipe Harry chamou atenção ao comparecer no evento natalino da família real…
Galvão Bueno revelou que está em negociações com a Band para integrar a equipe da…