Menu

Primeira onda de Covid-19 teve positividade de 75% no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Produzida pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), a nota técnica “Cobertura e positividade dos testes para Sars-CoV2. Evolução, tendências recentes e recomendações”, diz que o grande volume de testes positivos já registrados  em Estados como o Acre evidencia a baixa capacidade de testagem e a permanência da circulação do vírus, gerando o descontrole da epidemia.


A  NT lembra que  de acordo com a OMS, uma taxa positiva inferior a 5% é um indicador de que a epidemia está sob controle em um país. No Brasil, nenhum estado, desde o início da pandemia, apresentou valores tão baixos, o que indica que a testagem ocorreu somente em casos mais graves ou com indicativo de Covid-19 buscando somente confirmação diagnóstica, ou o total descontrole da doença já que, mesmo com poucos testes, identifica-se um número elevado de positivos.

Publicidade

De acordo com o estudo, o Acre  e outros Estados  apresentaram os picos de maior positividade, chegando a valores superiores a 75% de testes positivos, em geral, entre abril e julho de 2020, pico da pandemia no ano passado.


Além do Acre, Alagoas, Amapá, Sergipe, Roraima e Pará integram a lista. Mais tarde, a  análise de positividade dos testes aponta que já no fim de outubro vário estados apresentavam crescimento no indicador, sobretudo nos testes RT-PCR. Destaca-se o Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo na região Sudeste; Amapá, Rondônia e Pará na região Norte; Paraná na região Sul, Sergipe, Alagoas e Ceará no Nordeste; e Distrito Federal na região Centro-Oeste.


“A alta positividade dos testes pode indicar um descontrole do processo epidêmico, quando o volume de testes é inadequado, ou a incapacidade de testagem, quando somente os casos mais graves são testados e consequentemente observa-se alta positividade”, diz o estudo do Conass.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido