Conecte-se agora

Aulas na primeira faculdade de medicina de Cruzeiro do Sul começam no próximo mês

Publicado

em

A Afya Educacional, grupo de educação médica do Brasil., recebeu no último dia 30 de dezembro de 2020 autorização do Ministério da Educação (MEC) para início das atividades de seu curso de Medicina em Cruzeiro do Sul, no Acre, por meio da instituição ITPAC Cruzeiro do Sul.

Os alunos da 1ª turma do ITPAC Cruzeiro do Sul já estão sendo selecionados por meio das notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e de vestibular online. A unidade vai oferecer 50 vagas anuais para o curso de Medicina e as aulas, em regime integral, terão início em fevereiro de 2021.

A instituição garante contar com estrutura de ponta, com os melhores equipamentos e tecnologia para a aprendizagem, com destaque para os laboratórios de anatomia, atitudes e habilidades médicas e técnicas cirúrgicas. A unidade vai se juntar às demais instituições de ensino do grupo que oferecem curso de Medicina em 11 estados: além do Acre, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais (3 unidades), Bahia (2), Paraíba, Piauí (2), Maranhão, Pará (2), Rondônia e Tocantins (3).

Para tornar realidade o sonho de se tornar médico é preciso combinar com o bolso. A instituição é privada e é preciso todo mês pagar uma mensalidade no valor de R$ 7.490 reais.

Anúncios

Cotidiano

Durante discussão, mulher fere homem a golpes de gargalo de garrafa na Conquista

Publicado

em

José Martins Gameleira, de 31 anos, foi ferido com um gogó de garrafa no início da tarde desta quarta-feira, 20, após uma discussão na rua José Magalhães, no bairro Conquista, em Rio Branco.

De acordo com informações da polícia, José e uma mulher não identificada passaram a noite usando entorpecentes e, no início da tarde de hoje, começaram a discutir. Foi quando a mulher tomou posse de uma garrafa, quebrou e desferiu um golpe que atingiu uma artéria da vítima. Após a ação, a mulher fugiu do local.

A ambulância do SAMU foi acionada, os paramédicos prestaram os primeiros atendimentos e encaminharam José ao Pronto-Socorro de Rio Branco em estado de saúde estável.

Policiais Militares estiveram no local e após colher as características da agressora fizeram rondas na região em busca de prendê-la, mas ela não foi encontrada.

O caso será investigado pela Polícia Civil.

Continuar lendo

Cotidiano

Primeira etapa de vacinação contra Covid-19 deve encerrar até a próxima terça-feira (26)

Publicado

em

A primeira etapa da campanha de imunização contra a Covid-19 em Rio Branco pode encerrar na próxima terça-feira, dia 26 de janeiro. A previsão é da própria secretaria municipal de saúde e foi divulgada nesta quarta-feira, 20, após o lançamento da vacinação aos grupos prioritários ocorrido no Lar dos Vicentinos e na Unidade de Referência de Atenção Primária (Urap).

Neste primeiro dia de vacinação, receberam a dose inicial da vacina os idosos e servidores da saúde na capital acreana. De acordo com o município, “a escolha do Lar dos Vicentinos foi feita em razão de os idosos serem parte do público mais sensíveis à infecção do coronavírus, e ainda por estarem desde o mês de março de 2020 sem receber visitas de familiares, o que impacta diretamente na convivência deles dentro do abrigo”.

Por enquanto, a vacina está sendo ofertada apenas aos profissionais de saúde que estão na linha de frente de combate ao coronavírus. A chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Semsa, bióloga Socorro Martins, garante que a primeira etapa de vacinação deve terminar até a próxima terça-feira, dia 26. “

Cerca de 3600 pessoas devem receber a vacina neste primeiro momento, incluindo os idosos que estão em abrigos e os profissionais de saúde.

Continuar lendo

Cotidiano

Linha de frente da Covid-19 em Brasiléia recebe as primeiras doses da vacina

Publicado

em

Brasiléia deu início, nesta quarta-feira, 20, à vacinação contra o coronavírus no município. Os primeiros vacinados foram cinco profissionais de saúde que atuam na área da Covid-19 no Hospital Regional do Alto Acre e profissionais da unidade municipal de referência para a doença.

A primeira pessoa a receber a vacina em Brasiléia foi a técnica em enfermagem Ana Maria Freire, de 53 anos, que atua na saúde há 20 anos. Emocionada, ela falou sobre o momento marcante que foi receber a primeira dose da vacina CoronaVac.

“Foi uma grande emoção receber a primeira dose da vacina contra o coronavírus, estou aqui com força e esperança de que dias melhores virão para toda a população. Peço que continuemos nos protegendo, usando máscara e álcool em gel, até que tudo volte ao normal”, afirmou.

Os demais profissionais imunizados foram: a técnica em enfermagem Miralice Paulino, de 52 anos, que atua há 13 anos na saúde; Luzinete dos Santos, 41 anos, técnica em enfermagem do SAMU, há 17 anos servidora da saúde; Samara Oliveira, 29 anos, médica da unidade de referência da Covid-19; e Quérulem Braz, fisioterapeuta, que atende na ala da Covid-19 no Hospital Regional.

Juntos com a prefeita Fernanda Hassem, participaram do evento o vice-prefeito, Carlinhos do Pelado, o secretário de Saúde, Joãozinho Melo, a presidente da Câmara dos vereadores, Arlete Amaral, e a equipe da saúde municipal.

“É um momento muito importante. A nossa vontade era a de imunizar grande parte da comunidade de Brasiléia, mas neste primeiro momento são poucas as doses e essas, seguindo protocolo do Ministério da Saúde, serão destinadas aos profissionais que atuam diretamente na linha de frente contra a Covid-19”, afirmou a prefeita.

Com informações da Assessoria da prefeitura de Brasiléia.

Continuar lendo

Cotidiano

Por graça recebida, aposentada adorna a imagem de São Sebastião há mais de 30 anos

Publicado

em

A história da Festa de São Sebastião, em Xapuri, é repleta de personagens que ganharam, no curso dos anos, grande identificação com um dos maiores eventos religiosos do Acre. A aposentada Mariete Costa é uma dessas figuras.

Moradora de Rio Branco, a devota é presença certa todos anos ao redor da imagem do santo. Ela é, por iniciativa própria, a responsável pelo trabalho de adornar o andor do mártir cristão para a grande procissão, que este ano será convertida em carreata.

Como pagamento de uma promessa, ela se dedica há mais de 30 anos a preparar a imagem do santo padroeiro para o momento alto da celebração. A cada festa, ela faz um arranjo diferente, traz novos materiais da capital e o resultado é sempre o mesmo.

A graça recebida de São Sebastião Mariete não revela totalmente, mas deixa entender que se relaciona com um problema de saúde vivido há muitos anos por sua mãe, a doceira e também devota do santo, Adelina Morte, já falecida.

“Preparar a imagem de São Sebastião para a procissão é uma coisa que eu faço com muita alegria e que pretendo continuar fazendo enquanto vida eu tiver”, afirma com um sorriso de gratidão, após fazer um percurso de joelhos dentro da igreja.

Este ano, Mariete mais uma vez cumpriu com o seu compromisso de deixar a imagem de São Sebastião pronta para a carreata de logo mais. Ela lamentou a excepcionalidade causada pela Covid-19, e pediu que o padroeiro de Xapuri afaste a pandemia do mundo.

“Eu peço que São Sebastião nos proteja e nos livre dessa pandemia, intercedendo a Jesus que acabe com essa doença, não apenas aqui, mas em todo o mundo, para que nós possamos voltar a ter a vida que tínhamos”, rogou.

A carreata que conduzirá a imagem de São Sebastião por um percurso parecido com o da procissão sairá da igreja às 16 horas. No encerramento, o pároco Francisco das Chagas abençoará, de cima do carro, os participantes.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas