Menu

Acre permanece na Bandeira Amarela com aumento de casos e mortes por Covid-19

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Durante a 15ª coletiva do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 do acre, ocorrida na tarde desta sexta-feira, 8, o governo do Estado anunciou que a classificação de risco da pandemia em todas as regiões permanece na Bandeira Amarela (Nível de Atenção) O período analisado foi entre 20 de dezembro e 2 de janeiro.

Mesmo assim, o Comitê garante que as cidades das três regionais registraram aumento no número de casos e óbitos pela doença. Só neste período epidemiológico analisado foram 32 mortes. Segundo os profissionais de saúde, também há expectativa para aumento no número de casos para os próximos dias.

Anúncio

A coordenadora do Grupo de Apoio ao Pacto Acre Sem Covid, Karolina Sabino, lamentou o fato de a pandemia não estar perto de acabar, sendo necessária a continuidade dos cuidados básicos, como uso de máscara, distanciamento social e frequente higienização das mãos.

Os novos prefeitos que tomaram posse recentemente já estão sendo procurados pelo Comitê para alinhamento de ações que possam controlar a doença. “O Comitê já se colocou à disposição dos novos prefeitos para que possamos trabalhar em conjunto. Por isso, alertamos a população de que a pandemia não acabou e as medidas sanitárias precisam ser adotadas e cumpridas. Usem máscaras, lavem as mãos, evitem a aglomerações”, reforça a coordenadora.

Academias, igrejas, bares e restaurantes são liberados com redução de público. A próxima avaliação da classificação de risco do estado está marcada para o dia 22 de janeiro.

A classificação em níveis de risco (bandeiras), expressa por meio de uma nota geral que varia de 0 a 15, é obtida por meio da mensuração de sete índices, sendo eles: isolamento social; notificações por síndrome gripal; novas internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave; novos casos por síndrome gripal Covid-19; novos óbitos por Covid-19; ocupação de Leitos Clínicos Covid-19 e ocupação de UTIs Covid-19.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.