Menu

Águas do Rio Juruá já atingem 5 mil famílias e energia em bairros alagados é suspensa

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Depois de alcançar 13,54 metros no sábado, 2, neste domingo, 3, o Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, está com 13,53 metros e segue estável desde o meio-dia de ontem com vazante de apenas 1 centímetro. A cota de alerta é de 11,80 metros e a de transbordamento é de 13 metros.


De acordo com a Defesa Civil do Município, cerca de 5 mil famílias foram atingidas pelas águas, mas só duas foram retiradas de casa, no Bairro da Lagoa, e levadas para a casa de parentes.

Publicidade

A Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros, seguem o monitoramento nos 9 bairros atingidos pelas águas do Juruá. A prefeitura de Cruzeiro do Sul pagará 40 imóveis, por meio do Aluguel Social, em caso de necessidade para abrigar os alagados .


A prefeitura iniciou o envio de sacolões com alimentos para mais de 100 famílias que foram desalojadas pela cheia do Rio Juruá Mirim, um dos afluentes do Juruá.


Por causa do volume de águas em  vários bairros de Cruzeiro do Sul, a Energisa suspendeu o  fornecimento de energia elétrica em parte das seguintes localidades: Rua 7 de Setembro, Travessa Cemitério, Estrada Boca do Moa, Ramal Florianópolis, Avenida Juruá e Avenida Coronel Mâncio Lima. A ação, segundo a concessionária,   é necessária  no período de cheia do rio, por uma questão  segurança dos clientes, das equipes da Defesa Civil, Bombeiros e da própria empresa,  que estão trabalhando nesses bairros.


O prefeito Zequinha Lima (PP) afirmou que dará apoio necessário aos atingidos . Ele explica que a unidade de saúde do Bairro Miritizal, foi  atingida pela enchente e por isso as atividades foram suspensas, porém os atendimentos ficarão sob responsabilidade  UBS fluvial que vai garantir atendimento para moradores de várias localidades.


” Quero tranquilizar nossos irmãos que residem naquela área, e garantir que levaremos o melhor atendimento através da Unidade Fluvial de Saúde. O Secretário Municipal  de Saúde Dr. Agnaldo Lima já mobilizou sua equipe com todos os serviços médicos disponíveis através da UBS fluvial,  que ficará ancorada em local seguro e de fácil acesso, para ofertar os atendimentos a todos os moradores do Miritizal, Remanso, Boca do Môa e demais localidade que precisarem”, citou Zequinha.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido