Menu

Bocalom reúne equipe para estudar plano caso rio Acre transborde

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Para amenizar os efeitos de uma possível enchente da capital, o prefeito Tião Bocalom (Progressistas) usou as redes sociais neste sábado, 02, para informar que já vem estudando com a sua equipe medidas para cuidar das famílias de Rio Branco que possam ser atingidas pela provável enchente do Rio Acre. 


Segundo Bocalom, o volume de água tem aumentado 5 cm por hora, o que preocupa a equipe. Segundo a medição do Corpo de Bombeiros, às 12 horas, o rio estava em 11,26m, faltando 1,34 centímetros para a cota de  transbordamento que é de 14 metros. Quando atingir os 12 metros, o prefeito pretende adotar medidas preventivas. 

Publicidade

Participaram da reunião a vice Marfisa Galvão; o secretário de saúde Frank Lima; secretário de zeladoria e meio ambiente, Joabe Lira; Secretário de Planejamento e Casa Civil, Artur Neto; Secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Valmir Alexandre; Coordenador da Defesa Civil, Major Cláudio Falcão; Chefe do Gabinete Militar, Cel Ezequiel Bino e o Secretário de Finanças e Administração Antônio Cid.


“A principal decisão tomada nesta reunião foi manter o acompanhamento do volume de água no Rio Acre com ações práticas de vistoria do parque de exposições, onde devem ser construídos abrigos. A ideia é já realizar uma limpeza”, pontuou Bocalom. 


O novo coordenador da defesa civil, Major Cláudio Falcão, afirmou que todas as equipes da Prefeitura foram acionadas para tomar as primeiras medidas que serão feitas em consonância com a Casa Civil. 


“Estamos fazendo o monitoramento diariamente em toda a extensão do rio. E as primeiras ações serão as construções de abrigos respeitando toda a situação de pandemia. E as ações assistenciais e também de socorro que possivelmente podemos precisar usar. Já fizemos visita ao Parque e estamos aguardando a liberação da União para limpeza e começar a preparação do espaço. Evidentemente, estamos nos preparando para o pior, esperando o melhor, mas a possibilidade é muito remota de não termos uma inundação em 2021”, afirmou. 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido