Menu

Pesquisar
Close this search box.

BR-364 está em situação de atenção com pontos de erosão

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) estão em situação de atenção, percorrendo e monitorando diversos trechos da BR-364 que desde a forte chuva do último domingo, e iminente risco de vários pontos de erosão.


Segundo o superintendente do DNIT no Acre, Carlos Moraes, a situação mais preocupante é da Ponte do Rio Tarauacá, onde houve rompimento da cabeceira. “O problema é na cabeceira, mas a ponte está estável e monitorada. É preocupante porque o volume de água é muito grande no local. No verão teremos que prolongar a ponte em 70 metros para evitar novas situações como esta”, afirma.

Anúncios


Outras pontes que também seguem sendo observadas são dos Rios Gregório e Liberdade, onde o DNIT já realizou serviço de contenção com pedras. Um afundamento, recalque profundo na rodovia, também foi concertado nessa segunda-feira, 28, próximo ao Rio Liberdade. Um desvio foi feito e deverá haver retoques no local.


Os dispositivos de drenagem, como bueiros e galerias, ao longo da rodovia federal, também preocupam o gestor do DNIT, porque operam na capacidade máxima de vazão das águas da chuva. O agravante é a construção de barragens de grandes açudes, como a que foi rompida domingo, destruindo um grande trecho da BR, que foi recomposto de forma provisória com bueiros e pedras.


Carlos Moraes afirma que precisará do apoio da bancada federal e do governo do estado para recuperar o que é danificado neste período de chuvas. ” Vamos marcar uma agenda com a bancada federal e o governador Gladson Cameli para tratar de parcerias, porque haverá muito trabalho para recompor tudo o que está sendo afetado agora na BR-364 entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Precisamos fazer os projetos e conseguir recursos agora no inverno pra trabalhar no verão”, destaca Carlos Moraes.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido