Categories: Cidades Notícias

Apesar de recomendação contrária do MP, posse em Xapuri será presencial

Por
Raimari Cardoso

A Secretaria de Gabinete da prefeitura de Xapuri informou nesta segunda-feira, 28, que a cerimônia de posse do prefeito reeleito, Ubiracy Vasconcelos, da vice-prefeita Maria Auxiliadora, também reeleita, e dos vereadores eleitos e reeleitos será realizada na quadra de esportes do Campus do Instituto Federal do Acre (IFAC), a partir das 19 horas do dia 1º de janeiro.


De acordo com o secretário de Gabinete, João Ribeiro de Freitas, o planejamento inicial é de que cerca de 80 pessoas participem da cerimônia, entre autoridades, familiares e convidados. Segundo ele, ainda será verificado se o espaço comporta essa quantidade de participantes, com base nos protocolos da saúde para a prevenção à disseminação do coronavírus.


A princípio, cada um dos candidatos eleitos – prefeito, vice-prefeita e os nove vereadores – terão direito a cinco convidados, o que resultará em um total de 55 pessoas. Caso o espaço da quadra esportiva não seja suficiente para acomodar todos, em razão da necessidade de distanciamento físico entre os assentos, esse número poderá ser reduzido para três.


A decisão de realizar a cerimônia presencial com público reduzido ocorreu em contraposição à recomendação feita pelo Ministério Público do Estado do Acre (MP/AC) em Nota Técnica divulgada no dia 17 deste mês, por meio do Gabinete de Gerenciamento e Enfrentamento de Crise da Covid-19 e da Promotoria de Justiça Especializada de Defesa da Saúde.


No documento, o MP afirmou a inadequação das possíveis cerimônias presenciais de posse para os cargos de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, e argumentou que “não parece haver qualquer prejuízo para o exercício da democracia a adoção de tecnologias que permitam a interação virtual e à distância”, como ocorreu na maioria dos atos de diplomação.


A justificativa do MP é o agravamento da pandemia no Acre. De acordo com a nota técnica, “o estado vem experimentando uma tendência clara e consistente de aumento da cadeia de transmissão nas últimas semanas e as cerimônias presenciais de posse têm potencial indesejável de gerar aglomerações, a exemplo do que ocorreu com as campanhas eleitorais”.


Questionado a respeito da posição do Ministério Público, o secretário de Gabinete afirmou que toda a organização do evento e a preparação do espaço para a acomodação dos participantes serão realizadas com a participação da equipe de saúde do município e que todos os protocolos relacionados à covid-19 em vigor no momento serão respeitados.


Share
Por
Raimari Cardoso

Últimas Notícias

  • Extra Total

Fiéis celebram Missa de Natal na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, em Rio Branco

A Catedral Nossa Senhora de Nazaré, localizada no centro de Rio Branco, reuniu centenas de…

24/12/2024
  • Destaque 3

Aos 92 anos, dona Josefa encanta com dança e espírito de jovem na Praça da Revolução

Na Praça da Revolução, em Rio Branco, em meio à ornamentação natalina, uma idosa de…

24/12/2024
  • Famosos

Ludmilla perde processo em caso de racismo e se manifesta: ‘Jamais desistirei’

Ludmilla utilizou suas redes sociais, nesta terça-feira (24), para se manifestar sobre decisão da Justiça.…

24/12/2024
  • Destaque 2

Futebol com roupas femininas: confraternização entre amigos vira show de bom humor no Quinari

A quadra de grama sintética da Praça da Juventude, em Senador Guiomard, foi palco de…

24/12/2024
  • Famosos

Gusttavo Lima recebe alta após adiar show por internação

Ocantor Gusttavo Lima tranquilizou os fãs na véspera de Natal. Nesta terça-feira (24), ele recebeu…

24/12/2024
  • Acre 01

Gladson deseja Feliz Natal em mensagem de esperança: “Que Deus nos proteja”

O governador Gladson Cameli (Progressistas) compartilhou nesta terça-feira, 24, véspera de natal, uma mensagem especial…

24/12/2024