Menu

Acre encerra dezembro com aumento de 13,58% nos acordos trabalhistas da pandemia

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

AO Acre realizou 38.705 acordos do Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEM) entre abril e dezembro, encerrando 2020 entre os três Estados que menos acordos realizaram durante a pandemia. No entanto, o número é 13,58% maior que o totalizado em novembro, quando 34.075 empresas e trabalhadores acreanos celebraram acordo do BEM.


O dado foi divulgado nesta 3a semana de dezembro pelo Ministério da Economia.

Publicidade

O benefício é destinado a trabalhadores que formalizaram acordo com os seus empregadores, durante o período da pandemia da Covid-19, para suspensão do contrato de trabalho ou redução proporcional de jornada de trabalho e de salário.


Os acordos são firmados entre empregador e empregado e são informados ao Ministério da Economia, que avalia as condições de elegibilidade e encaminha os pagamentos para serem processados na Caixa ou no Banco do Brasil.


Os acordos realizados no Acre são superiores apenas aos dos Estados do Amapá e Roraima. Há um número grande de acordos cujo Estado não foi identificado pelo Ministério da Economia.


O Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda foi instituído pelo Governo Federal, através do Ministério da Economia, por meio da Medida Provisória 936.


Este Programa oferece medidas trabalhistas para enfrentamento do estado de calamidade pública e da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus (covid-19).


O Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm) será pago quando houver acordos entre trabalhadores e empregadores nas situações de redução proporcional de jornada de trabalho e de salário, e suspensão temporária do contrato de trabalho.


O governo federal entence que o programa foi fundamental para evitar demissões durante o período da pandemia. Mais de 20 milhões de acordos realizados, beneficiando mais de 9 milhões de trabalhadores e cerca de 1,4 milhão de empresas, diz o Ministério da Economia.



INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido